os filhos de eva

Sobre aquelas odisseias onde eles se envolveram

Eva Coelho Díaz

"Quem falou que a boca é tua?". Quem falou, estava certo

  • AKM_0516 alfa.jpg
    POESIA DE CORPO E ALMA

    Uma Venezuela dividida por ideologias políticas abriu espaço para que a poesia e a fotografia se tornassem na voz da reunificação. Dira Martinez Mendoza utilizou o corpo humano como plataforma para que a poesia pudesse servir como lugar comum entre os indivíduos que, outrora, sentiam de perto a fraternidade de uma nação. Preocupada ainda com o alcance da poesia, procurou abordar a mesma como algo que faz parte da rotina das pessoas e que, por isso, não é alheia a ninguém.

  • indie-1.jpg
    O Indie latino

    A música independente vive nos dias de hoje um bom momento nos países da América Latina. A liberdade artística que este tipo de música porta tem unido os países numa mesma expressão: o Indie, cada vez mais reformulado e diversificado.

  • Bocage e as Ninfas - Fernando Santos - 1929.jpg
    Poesia e ousadia: os poemas que ninguém gostaria de ouvir

    Enquanto alguns poetas procuraram fazer dos seus poemas grandes manifestações dos sentimentos através de uma linguagem esteticamente bonita e apreciável, outros não pouparam ofensas, palavrões e descrições impróprias para fazer dos seus os mais obscenos. Confira!

  • portugal_25abril1974.jpg
    25 de Abril: crónica de uma revolução musicalmente portuguesa

    Já dizia um libertador: "Quando a tirania se converte em lei, a rebelião é um direito" (Simón Bolivar). Esse “direito” durante a História foi exercido de muitas maneiras: ora pacífica ou violentamente, ora com ou sem estratégias. Mas é sobretudo nas estratégias que reside o sucesso de qualquer revolução. Em 1974, um grupo de capitães portugueses procuraram na música a primeira táctica que seria a chave para fechar um ciclo da História do país.

  • Alfonsina-Storni.jpg
    ALFONSINA, A MULHER DA ARGENTINA

    Na Argentina da primeira metade do século XX, uma mulher chamada Alfonsina Storni conseguiu o que muitas poucas se tinham determinado a fazer antes: construir a sua reputação num mundo de homens.