otti

arquitetura | design | fotografia

ilde casotti

Preencher o vazio nem sempre significa torná-lo cheio.

  • anúncios-minimalistas-12.jpg
    LESS IS MORE

    Menos é mais. Uma das frases mais conhecida do arquiteto alemão, naturalizado americano, Ludwig Mies van der Rohe, foi muito além da arquitetura. Atingiu espaços dentro das mais diversas artes, sendo uma delas a publicidade.

  • torontoH.gif
    Silhuetas coloridas

    Quando pensamos em silhuetas, geralmente o que nos vem em mente são aquelas figuras escuras, o positivo e o negativo, que definem a forma de um objeto, de pessoas, de edificações ou até mesmo de cidades. Mas quando se trata do trabalho de Yoni Alter temos que rever nossos conceitos e aprender a pensar diferente.

  • 02 firefox e opera.jpg
    Navegando com o feminino

    Como seriam os navegadores se fossem mulheres? Essa foi a proposta da fotógrafa Viktorija Pashuta, que decidiu fazer um ensaio fotográfico mostrando sua visão de como seria navegar através do feminino.

  • il-9-2007_pano1-blend.jpg
    A beleza do horrível

    Muito já ouvi falar a respeito do aquecimento global e do derretimento das geleiras do planeta. Mas depois de assistir ao documentário Chasing Ice, surgiu em mim um lamento profundo do quanto o ser humano pode ser tão cruel, sem que nada o faça retroceder, causando tantos danos ao planeta que em muito pouco tempo, mesmo, iremos ultrapassar uma linha sem possibilidade de retorno.

  • Passeio na Lapa 2013 062.jpg
    A arte do grafite lá na Lapa

    Um passeio pelo bairro da Lapa, no Rio de Janeiro, mostrou como o grafite pode deixar a cidade mais bonita. A arte pode ser expressada de tantas formas, por tantos sonhos, e descobrir os seus segredos se torna um grande prazer para quem quiser se entregar a essa descoberta.

  • 13_impenetrable-castle-ii.jpg
    A personificação do utópico

    A arte de criar com uma folha de papel, utilizando o negativo e o positivo, o vazio e o cheio, transformando 2 dimensões em 3, como se suas criações tivessem vida própria e quisessem sair do imaginário para o concreto. Conheça o trabalho de Peter Callesen.

  • W2J JPEG SEG E MED TRABALHO 2.jpg
    Logotipo: cores, formas e ideias

    Muitas pessoas perguntam qual a função de um logotipo. Ele deve dizer alguma coisa ou tem que apenas ser bonito? Aliás, ele tem que ser bonito?

  • pencil.jpg
    Logotipos inspiradores
    "Uma imagem vale mais que mil palavras". Este é um ditado bem conhecido de todos e quando falamos a respeito da marca de um empresa, de seu logotipo, este jargão não poderia descrever melhor como levar ao público aquilo que uma instituição ...
  • bike-papelao-20120827123926.jpg
    A caixa de sonhos

    Quem já foi criança passou por isso: entrar em uma caixa de papelão e fazer dela uma casa onde todos os seus sonhos acontecem, ou um foguete que te lava à mundos imaginários, ou mesmo um forte onde você está protegido e nada de mal pode acontecer. Quem foi criança sabe. E dessa brincadeira podem surgir situações reais que, além de resgatar um pouquinho as nossas lembranças, ainda ajudam o planeta. Estou falando da utilização do papelão para criação de móveis e objetos. No mundo atual, Reduzir, Reutilizar e Reciclar devem fazer parte obrigatoriamente das nossas atitudes e a utilização de móveis e objetos de papelão pode muito bem ser uma delas.

  • museum4.jpg
    Um mundo paralelo

    Congele o tempo por alguns instantes e pare para apreciar um pequeno mundo paralelo a este nosso tão cheio de problemas. Hoje vim falar de um outro projeto do designer coreano Ji Lee, o "Parallel World". Miniaturas, estrategicamente localizadas em pedacinho nos tetos de edificações. Magia delicada, rica em detalhes, que coloca nossa forma de pensar, literalmente, de cabeça para baixo.

  • Flame_Towers_Baku_Azerbaijan.jpg
    A desconstrução de Baku

    O desenho de vanguarda, as curvas suaves e os vidros espelhados, ao fundo de antigas construções, me chamaram a atenção. O conjunto, formado por 3 torres de vidro, está na cidade de Baku, capital do Azerbaijão, na antiga União Soviética. Chamados de "Flames Towers", os prédios fazem parte de um projeto ainda maior, que envolve obras públicas, planejamento urbano e a construção de diversas edificações para os mais variados fins.

  • 1280-visuel-velo-for-bordeaux-by-sarck-with-peugeot-10-feb-2012-2_0.jpg
    Starck eternamente

    Conhecido mundialmente pelo seu design leve e de vanguarda, Philippe Starck consegue expor, através da forma, a alma dos materiais. Parece nos revelar o segredo das coisas, como se os objetos estivessem presos e, de alguma forma, ele conseguisse libertá-los e revelá-los, tal como Michelangelo, quando dizia que a escultura já estava lá, dentro do bloco de mármore, e ele apenas tirava o excesso, libertando sua forma.

  • 4464802796_e0502a1524_b.jpg
    O inimaginável possível

    Quem pode dizer que nunca parou para olhar uma imagem e sentiu como se estivesse sendo transportado para outro mundo? Algumas vezes, uma imagem nos mostra tantas coisas que nos transportamos para a sua essência e vivenciamos experiências fora da nossa realidade.

  • Thumbnail image for tsunami.png
    O minimalismo genial de Ji Lee

    Quando nos deparamos com os trabalhos do designer Ji Lee, a pergunta que nos vem imediatamente à cabeça é: porque não pensei nisso antes!?