O minimalismo genial de Ji Lee
Falar de sua obra é realmente um grande prazer, pois encontrar um trabalho como o dele faz a gente acreditar que boas ideias ainda existem.
Lee tem a capacidade de tranformar coisas simples em criações geniais. Um exemplo disso foi o Word as Image, resultado de um projeto antigo, que começou há cerca de vinte anos como um desafio na sua turma de tipografia, na Escola de Arte.
O objetivo era fazer com que os alunos olhassem além da palavra, além da sua óbvia função, "quebrando-a" e transformando-a em uma imagem, sem adição de nenhum outro elemento externo. Apenas as próprias letras poderiam ser utilizadas. O resultado você vê agora. Não é preciso escrever mais nenhuma palavra.
Em 2011, Ji Lee publicou o livro resultado deste trabalho, contendo cerca de 100 dessas palavras-imagens. Em sua página podemos encontrar um vídeo realizado por Bran Dougherty Johnson, feito para promover o livro, que faz com que este projeto tome uma forma ainda mais interessante.
Ji Lee nasceu em Seul e foi criado em São Paulo. Atualmente vive em NY e colabora com o New York Times e outras publicações dos EUA. Foi diretor de criação do Google e agora está atuando no Facebook.