otti

arquitetura | design | fotografia

ilde casotti

Preencher o vazio nem sempre significa torná-lo cheio.

Starck eternamente

Conhecido mundialmente pelo seu design leve e de vanguarda, Philippe Starck consegue expor, através da forma, a alma dos materiais. Parece nos revelar o segredo das coisas, como se os objetos estivessem presos e, de alguma forma, ele conseguisse libertá-los e revelá-los, tal como Michelangelo, quando dizia que a escultura já estava lá, dentro do bloco de mármore, e ele apenas tirava o excesso, libertando sua forma.


espremedor.jpg

Starck nasceu em Paris, em 1949. Estudou na École Nissim de Camondo e iniciou sua carreira profissional ao ganhar o prestigiado prêmio Design de Mobiliário La Vilette, em 1965, com apenas 16 anos. Três anos depois, em parceria com L. Venturi, desenvolvia uma linha de móveis infláveis.

Em 1969, foi diretor de arte da Pierre Cardin tendo produzido nesse período 65 peças com design exclusivo. Colaborou ainda com a Disform, Driade, Baleri, XO e Idée quando finalmente, em 1980, fundou sua própria empresa, a Starck Produtions.

Não foi a toa que Starck foi escolhido quando o então presidente da França, François Mitterrand, quis renovar seus quartos privados no Palace Elysee.

Mas foi o projeto para o interior do Café Costes (1984), em Paris, que o tornou conhecido mundialmente. Todos queriam conhecer e se sentar nas poltronas Pratfall, cadeiras com apenas 3 pernas, com um certo "jeito" art decó. A reinvenção do estilo do café parisiense. O café foi muito badalado até fechar suas portas em 1994.

cafe_costes1.jpg

Arquitetura

"Se não há visão humana, social ou amorosa, um projeto não tem a legitimidade de existir". Philippe Starck

Em 1989, Philippe Starck elaborou edifícios no Japão com formas completamente novas. O primeiro, Nani Nani, em Tóquio, foi marcante em sua originalidade.

Nani-02.jpg

Um ano mais tarde, confirmando sua posição como símbolo de uma arquitetura de vanguarda, fez a Asahi Beer Hall, em Tóquio e, em seguida, um conjunto de escritórios em Osaka, que ficou conhecido como Le Baron Vert.

l-006017688118.jpg

baron vert.jpg

Na França, foi contratado para projetar a torre de controle no aeroporto de Bordeaux (1997) e a ampliação da Ecole Nationale Supérieure des Arts Décoratifs, em Paris (1998). Foi Starck também o escolhido para realizar os showroons de Jean Paul Gaultier em Londres e Nova York e a boutique Gaultier, em Paris.

Design

"Cada objeto, cada forma, cada estilo deve ter um significado, e é esse significado que nos influencia a cada dia." Philippe Starck

17-Philippe-Starck_Hot-Bertaa-Kettle.jpg

Como designer, Philippe Starck repensa os objetos mais comuns de nosso dia a dia e os reinventa. Ele se rebela contra a "conformidade adquirida" e faz o novo, de novo.

Seu design se concentra no objetivo de se ter a melhor função possível, utilizando-se o mínimo de material. E é a partir deste pensamento que vem a elegância de uma linha mínima, e curvas que caminham quase para o desaparecimento dos objetos. Starck nos manda uma mensagem de pura beleza em cada objeto que cria.

Thumbnail image for 181303015_1.jpg

Com a cadeira Masters da Kartell, Starck homenageia três ícones do design contemporâneo fazendo uma fusão de estilos. Uma reinterpretação, unindo a Série sete, de Arne Jacobsen, a Tulip Armchair, de Eero Saarinen, e a Eiffel Chair, de Charles Eames, em linhas que se entrelaçam em uma única forma sinuosa e elegante.

starck1.jpg

Um pouco mais do estilo Starck de criar e emocionar!

moveis-para-hoteis-phillipe.jpg

phillipe-starck-ed-archer-chair.jpg

Max-Abtropfsieb.jpg

starck.jpg

starck1104b023-1-of-1.jpg

starck01.jpg

philippe-starck-icons-2.jpeg

imgPhilippe Starck1.jpg

starck-1.jpg

Em 2012, Starck desenvolveu a Pibal, um híbrido entre bicicleta e scooter, em colaboração com a marca francesa Peugeot, para a cidade de Bordeaux, voltada para um programa de compartilhamento de bicicletas, com o objetivo de estimular a escolha deste modo de transporte dentro da cidade.

1280-visuel-velo-for-bordeaux-by-sarck-with-peugeot-10-feb-2012-2_0.jpg

Mais um ponto marcado por Starck :)

Página oficial do designer: http://www.starck.com/


ilde casotti

Preencher o vazio nem sempre significa torná-lo cheio..
Saiba como escrever na obvious.

deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do autor do artigo sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
version 3/s/// @destaque, @obvious //ilde casotti