otti

arquitetura | design | fotografia

ilde casotti

Preencher o vazio nem sempre significa torná-lo cheio.

Logotipo: cores, formas e ideias

Muitas pessoas perguntam qual a função de um logotipo. Ele deve dizer alguma coisa ou tem que apenas ser bonito? Aliás, ele tem que ser bonito?


Car_logo_wallpaper_by_CarMadMike.jpg

Bom, podemos começar com a definição do que seja beleza. Beleza é “uma experiência, um processo cognitivo ou mental, ou ainda, espiritual, relacionada à percepção de elementos que agradam de forma singular aquele que a experimenta“ (Wikipedia). Isso quer dizer que beleza é um conceito muito relativo. O que para uns é belo, para outros pode não trazer nenhuma emoção.

Então, quanto às perguntas, podemos dizer que um logotipo precisa sim transmitir uma mensagem, dizer alguma coisa para quem o vê, mas não precisa ser bonito. A ideia transmitida pelo logotipo é o mais importante. Claro que se ele for bonito de uma forma geral e criativo, melhor.

Um logotipo deve servir de referência aos consumidores, fazendo com que eles se lembrem automaticamente do produto ao ver a imagem. Claro que criar um logotipo é muito mais que desenhar. É, na verdade, a criação de uma identidade institucional, utilizando-se de técnicas gráficas, pensando nas cores e em como elas interferem na ideia, entendendo o aspecto psicológico das cores.

Alguns logos que não deram muito certo, principalmente pela mensagem equivocada que transmitem.

kudawara pharmacy.jpgKudawara Pharmacy - Até o nome, em português, soa estranho

mont-sat.jpgMon-Sat - Será que só têm canais adulto?

Bem confusos e estranhos, não?

A cor é um ponto importantíssimo na criação de um logotipo. A escolha da cor pode fazer do logo um sucesso ou ser um total desastre. Se a empresa precisa passar uma mensagem de ação, por exemplo, sua logo não deve utilizar um rosa pastel não é verdade? Não é a toa que o verde, por exemplo, é bastante utilizado nos logos relacionados à natureza, à preservação do ambiente.

Para terminar, coloco aqui alguns estudos meus. Algums são utilizados pelas instituições; outros são estudos que não se concretizaram.

OTTI.jpgLogotipo para meu blog pessoal, Otti Design

LOGOMARCA ASPAT NOVA.jpgAspat | Associação e Pais e Amigos para Apoio ao Talento em Pernambuco

CASOS E CAUSOS 600px.jpgBlog Casos e Causos | Empreendedorismo - Um SOS ao emprendedor

logocoral.jpgCoral da Procuradoria Regional da República da 5ª Região. A ideia partiu do instrumento utilizado pelo músico compositor e violonista João Pernambuco.

logo nova 2.jpgBlog Engenho e Arte

LogoGAM grande.jpgCentro Espírita Grupo de Assistência Mediúnica

GiselleMendoza Logotipo fundo branco.jpgA cliente solicitava uma maçã no logo, a qual foi feita utilizando-se as iniciais do seu nome. (logo não concretizado)

MOVE PLAY logo 960X960.jpgMove Play (logo não concretizado)

logomural.jpgJornal-mural, da PRR 5ª Região, publicado todas as quintas-feiras (criação do nome e do logotipo)

bandeirabranca.jpgBandeira do Sindicato dos Servidores do MPU. Deveria ter obrigatoriamente o logotipo do Sindicato, o qual foi utilizado criando-se um quebra-cabeças estilizado, cujas peças sáo os próprios servidores, que formam a imagem final do Sinasempu.

LOGO.jpgTrinity Soluções Tecnológicas (logo não concretizado)

tseventos.jpgTS Eventos (logo não concretizado)

W2J JPEG SEG E MED TRABALHO 2.jpgW2J Medicina e Segurança do Trabalho (logo não concretizado)

Os símbolos sempre estiveram presentes na humanidade como expressão de suas ideias e sentimentos Um símbolo pode ter muito poder e fazer com que nos lembremos instantaneamente de algo ou alguém. Pode trazer boas ou más recordações. O designer deve ter muito cuidado na criação de um logotipo pois ele vai representar todo um conceito, vai transmitir uma mensagem ao público, que pode ou não gostar dela ou aceitá-la.

Um traço, uma simples curva, a escolha das fontes e das cores, todos estes elementos devem ir ao encontro do ideal da instituição que representa para que transmita a mensagem correta.


ilde casotti

Preencher o vazio nem sempre significa torná-lo cheio..
Saiba como escrever na obvious.

deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do autor do artigo sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
version 2/s/// //ilde casotti