otti

arquitetura | design | fotografia

ilde casotti

Preencher o vazio nem sempre significa torná-lo cheio.

A personificação do utópico

A arte de criar com uma folha de papel, utilizando o negativo e o positivo, o vazio e o cheio, transformando 2 dimensões em 3, como se suas criações tivessem vida própria e quisessem sair do imaginário para o concreto. Conheça o trabalho de Peter Callesen.


14_white-window-1.jpg

Peter Callesen nasceu em 1967, na Dinamarca. Mundialmente conhecido por seus fantásticos trabalhos com papel, Callesen, através de cortes precisos, através do cheio e do vazio, dá volume e movimento às suas criações.

Ultimamente tem trabalhado quase que exclusivamente com papel branco, sendo grande parte do seu trabalho feito a partir de folhas de papel A4. Começando do zero, uma folha de papel, limpa, neutra, Peter Callesen parece se relacionar com a folha, entendendo seu desejo de se tornar arte.

14_white-diary-1.jpg 13_running-fire-ii.jpg 13_the-painter.jpg 13_white-hand-1.jpg

O papel fino branco dá as esculturas de papel uma fragilidade que reforça o tema trágico e romântico de seus trabalhos. Através do corte, a transformação de duas dimensões em uma 3ª dimensão, como se quisesse escapar do papel.

13_distant-wish-.jpg

Algumas de suas obras com papel são coloridas e emolduradas.

15_bound-to-be-free-1.jpg 15_broken-vase-ii.jpg 15_mirage-iii.jpg 15_not-as-fast-as-his-shadow-ii-1.jpg 15_saving-himself-1.jpg

Outras são instalações maiores, em escala 1:1. Como definido pelo próprio artista, elas lidam com os sonhos e o impossível.

14_winterreise1.jpg

Outro tema de seu trabalho é a reinterpretação de contos de fadas clássicos associados a um aspecto mais geral da memória em relação à infância. Este tema está presente em suas performances lúdicas, que viajam entre o sonho e a realidade.

13_impenetrable-castle-ii.jpg

Segundo o artista, “É no encontro - ou confronto - dessas duas condições, em uma espécie de personificação do utópico, que estas obras se tornam vivas, muitas vezes de forma tragicômica”.

Conheça mais sobre o trabalho de Peter Callesen na página do artista.


ilde casotti

Preencher o vazio nem sempre significa torná-lo cheio..
Saiba como escrever na obvious.

deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do autor do artigo sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
version 2/s/// @destaque, @obvious //ilde casotti