outras palavras

História, cinema e música... Não necessariamente nessa ordem, ou nesse mundo!

Yuri Pires

Poeta nas horas vivas, estudante nas horas vagas, professor de português nas horas pagas. Autor de O Homem e o Seu Tempo (Chiado Editora, 2014). Atualmente no exercício de aprender a ser pedra.

  • Diario-de-uma-revolucionaria-foto-de-Paulo-Reis-47_bx.jpg
    Diário de uma Revolucionária retrata Pagu para além do óbvio

    Cinco atrizes, um relato, a devoção frustrada, o intento irrealizado, o desígnio vão. Todos esses elementos estão dispostos no pequeno palco da Companhia do Feijão, na montagem da Cia às Favas sob direção de Pedro Pires. Diário de uma Revolucionária é o relato de Patrícia Galvão (Pagu) sobre seus sonhos e frustrações. O recorte e a interpretação podem ser resumidos em duas palavras: pujança e entrega.

  • macunaima.jpg
    Macunaíma: duas obras tristes à procura do Brasil

    Macunaíma, o herói sem nenhum caráter, foi escrito em poucos dias do mês de dezembro de 1926, em Araraquara (SP), pelo gênio modernista Mário de Andrade; Joaquim Pedro, no ano de 1969, releu Macunaíma no cinema. Macunaíma é a procura pelo Brasil que todos nós deveríamos estar fazendo agora!

  • dali 01.jpg
    A minhoca amarela e o balde d'água fria

    Quais os limites do real? Quais as fronteiras da ilusão? Porque adultizamos tão cedo os meninos e meninas ao nosso redor? A poesia que há no maravilhoso que uma criança pode imaginar é ilimitada.

  • macunaima.jpg
    Setenta anos sem Mário, o gênio e o mito
    Há exatos 70 anos um gênio desaparecia fisicamente, parindo o mito. Muito se escreveu - muitas releituras aconteceram -, sobre Mário Raul de Moraes Andrade, cujo gênio literário é de tal enormidade, que ele foi capaz de fazer o quase impossível para um artista: desdizer-se conscientemente!
  • nazis-nazi-godwin-law-demotivational-poster-1213134990.jpg
    Eventos fake, um doping e a Lei de Godwin

    A internet é terreno fértil para discussões inférteis, duradouras e raivosas. Dizem os mais cautelosos: "não leia os comentários", mas a interação não é justamente o diferencial das redes sociais?

  • escritor2.jpg
    Porque continuar escrevendo em 2015?

    Essa é uma pergunta que tenho escutado bastante, há algum tempo. Como não sou imune a opinião alheia, também me pergunto isto com certa frequência. Vou responder...

  • CongoleseMarchSGBV.full.jpg
    O estupro é uma arma cruel

    Em discurso inflamado, no Congresso Federal, o deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ) reafirmou que só não estuprava a deputada Maria do Rosário (PT-RS) porque ela não merecia. Isso não é novidade, infelizmente. Eminem recentemente ameaçou Iggy Azalea de estupro. Estudantes da UFMG foram flagrados cantando música em apologia ao estupro. Mas porque cultuar algo tão desumano?

  • bb1.jpg
    A luta do bem contra o mal no fantástico mundo real
    Circulando pela internet é possível encontrar diversos vídeos, memes, imagens e discursos aludindo a uma luta eterna do bem contra o mal. Seja por disputas políticas, religiosas ou comportamentais, há sempre a necessidade de identificar um lado bom e um lado mal. Em recente discurso contra o governo um dos líderes da oposição disse que esta luta poderia ser resumida em uma frase: "o bem contra o mal". Mas será que é tudo assim tão simples?
  • socrates_apolo-trat.jpg
    A internet e a Erística moderna
    Você já presenciou (e/ou participou) na internet de uma discussão interminável que termina por debater coisas absolutamente diferentes do tema proposto inicialmente? Quem nunca? Os gregos sabiam a causa disto, e chamavam-na de Erística.
  • historia.jpg
    A incrível necessidade de contar estórias

    A arte de contar estórias para as gerações mais novas é milenar. Provavelmente está dentre as habilidades desenvolvidas pelos seres humanos junto com a vida em sociedade. Atualmente temos delegado esta função ao cinema e, mais recentemente ainda, a aplicativos para celulares e tablets. O que isso diz sobre nós? O que pode causar às gerações futuras?

  • B1tLVk5CQAAQyUH.jpg
    E se o sinal azul do Whatsapp grudasse em você?
    O desespero tomou conta das redes sociais quando do anúncio, há alguns dias, da nova atualização do Whatsapp que avisa quando uma mensagem foi visualizada pelo destinatário. E se, fora do ambiente virtual, um sinalzinho azul grudasse em nós sempre que ignoramos uma situação que merece intervenção? Seria, no mínimo, constrangedor.
  • slide_367714_4204492_compressed.jpg
    Quem matou João Antônio Donati?

    João Donati foi assassinado em Inhumas (GO) entre terça e quarta (9 e 10). O crime, com claras motivações homofóbicas, chocou a cidade e o país. Não sabemos quem são os assassinos, mas é fácil identificar os culpados!

  • Então-você-ganha-discussões-na-internet-.jpg
    Dimonólogo: arte ou esporte?
    Você conhece o Dimonólogo? Talvez não, mas certamente já presenciou praticantes deste esporte em plena ação. Debater com outra pessoa sem levar em conta a opinião dela, e imputando-lhe afirmações sem que ela as tenha afirmado é uma arte, e há usuários das redes sociais que são inigualáveis nesta prática.
  • o-JONATHAN-NOVICK-facebook.jpg
    Como você trata o diferente?

    No vídeo "Don't Look Down on Me", um homem portador de nanismo, com uma câmera escondida, gravou cenas de seu cotidiano. Com essa atitude, nos joga na cara todos os nossos pequenos atos que tornam mais difíceis os dias daqueles que consideramos diferentes.

  • o-ARIANO-SUASSUNA-facebook.jpg
    Luto pelo falecimento de um gênio
    Poeta, literato, cronista, contador de histórias e causos, professor, militante cultural, apaixonado por futebol (e pelo Sport Club do Recife). São apenas algumas faces deste paraibo-pernambucano que conquistou o mundo falando de uma cidade com pouco mais de 10 mil habitantes!