outras palavras

História, cinema e música... Não necessariamente nessa ordem, ou nesse mundo!

Yuri Pires

Poeta nas horas vivas, estudante nas horas vagas, professor de português nas horas pagas. Autor de O Homem e o Seu Tempo (Chiado Editora, 2014). Atualmente no exercício de aprender a ser pedra.

Abita, um curta sobre crianças, encantamento e acidente nuclear...

Uma criança com sua incrível capacidade de sonhar, brinca com tudo ao seu redor, e nas suas brincadeiras imagina-se rei e chofer de caminhão, cowboy e soldado. Entretanto, desastres sociais e ambientais podem fazê-la amadurecer antes do tempo, impedindo-a de brincar, e trazendo um cotidiano de privações e medo. Fukushima, que sofreu um terremoto, um tsunami e um desastre nuclear em 2011 é habitada por crianças que enfrentam a perda do encantamento. Abita, o curta de Shoko Hara e Paul Brenner nos mostra "a História de apenas um filho afetado pelas consequências do desastre de Fukushima." É uma lupa reveladora, mas incômoda.


poetic-animated-japanese-short-film-abita.jpg

As crianças brincam sonhando. Sonham que podem voar, sonham que tem superpoderes. Sonham até que são crianças e podem sonhar o dia inteiro. Este sonhar sem fim, de brincadeira e de verdade também, deve-se a uma capacidade que é das crianças, dos loucos e dos gênios: o encantamento com o mundo que nos cerca. Crescer e tornar-se adulto é justamente a perda dessa capacidade, de se deslumbrar com coisas óbvias.

Abita, o curta-metragem de Shoko Hara e Paul Brenner, coloca uma lupa na História de uma criança de Fukushima (Japão), cidade que sofreu um terremoto de 8,9 pontos na escala Richter, um tsunami e um acidente nuclear em 2011.

Melhor animação do Uranium Film Festival do Rio de Janeiro (2013), recebeu menção especial no Back-up Filmfestival Weimar da Alemanha. Atualmente concorre em dezenas de festivais pelo mundo, e provavelmente ganhará alguns.

Claro que depois desse acidente, as crianças não podem mais brincar na rua, pelo risco de contaminação. A realidade impede o sonho. O sonho teima em nascer, mas a capacidade de encantar-se vai se perdendo pelo precoce amadurecimento. O efeito de desastres ambientais, humanitários e sociais é devastador na vida dos pequeninos. Abita nos conta isso em apenas 3 minutos e 49 segundos...

Abita from Shoko Hara on Vimeo.


Yuri Pires

Poeta nas horas vivas, estudante nas horas vagas, professor de português nas horas pagas. Autor de O Homem e o Seu Tempo (Chiado Editora, 2014). Atualmente no exercício de aprender a ser pedra..
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/cinema// @destaque, @obvious //Yuri Pires