Pablo R. Bazarello

Publicitário, Crítico e cinéfilo entusiasta. Do tipo que sempre tira algo de bom de um filme. Mesmo que seja o sapato de um coadjuvante que aparece por 2 minutos.

Festival de Sundance 2013


Sundance-rotating1.jpg

O ano cinematográfico não descansa nunca. Após a entrega dos Globo de Ouro (premiação que serve de grande termômetro para o Oscar), começa o Festival de cinema de Sundance. Essa é a 35ª edição do Festival que acontece em Park City, Utah, criado pelo ator e diretor Robert Redford em 1978. Ao longo desses anos tivemos obras como “Gosto de Sangue” (primeira produção dos irmãos Coen), “Boa de Briga”, “Anti-Herói Americano”, “Rio Congelado”, “Preciosa”, “Inverno da Alma” e “Loucamente Apaixonados” (que no Brasil foi lançado direto para vídeo) entre os filmes vencedores do evento. O festival começou ontem, dia 17 de Janeiro e irá até o dia 27. Esse ano como de costume algumas produções chamam a atenção, vamos dar uma olhada nos principais filmes participando do evento em 2013:

KUTCHER.png A cinebiografia de Steve Jobs está programada para encerrar o evento. No filme, Ashton Kutcher interpreta Jobs, em seu papel mais ambicioso no cinema até hoje. A direção é de Joshua Michael Stern, de “O Segredo de Neverwas” e “Promessas de um Cara de Pau”.

seyfried.png Ainda no terreno das cinebiografias, finalmente chega “Lovelace”. A jovem Amanda Seyfried é Linda Lovelace, atriz pornô da década de 1970, que estrelou “Deep Throat”, um sucesso cultural e primeiro (e talvez único) filme pornô a ser aceito pelo público mainstream.

scarlett.png O tema do festival de Sundance desse ano parece ser o sexo, e todas as suas formas. Aqui, um sujeito luta para superar sua compulsão por pornografia. Esse é o primeiro filme dirigido pelo jovem Joseph Gordon-Levitt, que também assina o roteiro e protagoniza. O filme conta ainda com Scarlett Johansson e Julianne Moore no elenco.

kidman.png Um dos filmes mais aguardados para esse início de ano, essa é a primeira investida no cinema americano do prestigiado cineasta sul coreano Chan-wook Park (de “Oldboy”, “Mr. Vingaça”, “Lady Vingança” e “Sede de Sangue”). O roteiro foi escrito pelo ator Wentworth Miller (da série de TV Prision Break), e no elenco desempenhos gélidos de Nicole Kidman, Mia Wasikowska e Matthew Goode. O filme é um thriller de horror que fala sobre assassinatos numa família.

Delpy.png Terceira parte da história criada pelo diretor Richard Linklater, e pelos atores Ethan Hawke e Julie Delpy. Jesse e Celine, um dos casais mais adorados do cinema, estão de volta 9 anos depois de “Antes do Pôr-do-Sol” e 18 anos depois de “Antes do Amanhecer” quando se encontraram pela primeira vez num trem com destino para Vienna. Agora o casal, ainda interpretado por Hawke e Delpy, já aos 40 anos de idade, se reencontra na Grécia.

rooney.png Drama criminal sobre um casal de foragidos da justiça no melhor estilo “Bonnie & Clyde”, passado no Texas. O filme é dirigido por David Lowery, e protagonizado por Casey Affleck e pela talentosa Rooney Mara (que interpretam o casal protagonista), Ben Foster, Nate Parker e Keith Carradine. Mara chamou a atenção dos cinéfilos por interpretar de forma impactante a personagem Lisbeth Salander na versão americana de “Millenium – Os Homens que Não Amavam as Mulheres”, o que lhe rendeu uma indicação ao Oscar de melhor atriz.

watts.png Duas amigas de infância, hoje quarentonas, se apaixonam pelo filho uma da outra. Esse drama polêmico sobre amor e desejo é dirigido por Anne Fontaine (de “Nathalie X – a versão original de “O Preço da Traição/Chloe” e “Coco Antes de Chanel”) e estrelado pelas talentosas Naomi Watts (indicada ao Oscar 2013 como atriz por “O Impossível”) e Robin Wright (“Forrest Gump”).

marling.png Essa é a terceira produção roteirizada pela talentosa Brit Marling (após o fantástico “A Outra Terra” e “Sound of My Voice”). No filme Marling interpreta uma ex-agente do FBI contratada para se infiltrar num grupo anarquista que anda realizando diversos ataques. A direção é de Zal Batmanglij que também comandou “Sound of My Voice”, e no elenco os nomes de Ellen Page, Alexander Skarsgard, Shiloh Fernandez, Patricia Clarkson e Julia Ormond.

wood.png Estreia na direção de Fredrik Bond, essa mistura de ação, comédia e romance traz Shia LaBeouf, como um americano em visita ao Leste Europeu, se envolvendo em situações estranhas e perigosas quando conhece e se apaixona por Gabi, a personagem da talentosa Evan Rachel Wood. No filme, a personagem de Wood é de origem romena, então esperem um sotaque da atriz (vamos ver como ela se sai). No elenco, Mads Mikkelsen, Til Schweiger, Melissa Leo e Rupert Grint (da série “Harry Potter”).

daniel.png Por falar em “Harry Potter”, o ex-bruxinho Daniel Radcliffe em pessoa dá as caras no Festival com esse filme no papel do icônico escritor Allen Ginsberg. Nessa espécie de biografia, um crime ocorrido em 1944 reúne os grandes poetas da geração beat: Jack Kerouac, William Burroughs e Ginsberg. No elenco, Ben Foster, Michael C. Hall, Jennifer Jason Leigh e Elizabeth Olsen.

emily.png Filme de suspense e terror passado no Chile dirigido por Sebastián Silva, que fala sobre um grupo de jovens americanos em viagem pelo país, atormentados por uma problemática amiga. No elenco, vivendo os protagonistas temos os talentos de Juno Temple (“Killer Joe”), Emily Browning (“Beleza Adormecida”), Catalina Sandino Moreno (indicada ao Oscar por “Maria Cheia de Graça”) e Michael Cera (“Juno” e “Superbad”) em seu primeiro papel sério e dramático.

woodley.png Comédia dramática sobre o relacionamento de um rapaz popular e uma garota retraída mais cheia de planos para o futuro. O filme é dirigido pelo mesmo James Ponsoldt do ótimo “Smashed”, exibido no Festival do Rio do ano passado, e ainda inédito em circuito por aqui. No filme como protagonistas temos Miles Teller (do remake de “Footloose”) e Shailene Woodley que chamou atenção como a filha de George Clooney em “Os Descendentes”. Woodley será Mary Jane na continuação de “O Espetacular Homem-Aranha”. O filme conta ainda com Brie Larson, Jennifer Jason Leigh, Kyle Chandler e Mary Elizabeth Winstead (a protagonista de “Smashed”) no elenco.


Pablo R. Bazarello

Publicitário, Crítico e cinéfilo entusiasta. Do tipo que sempre tira algo de bom de um filme. Mesmo que seja o sapato de um coadjuvante que aparece por 2 minutos..
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/Especial// @destaque, @obvious //Pablo R. Bazarello