palavras desconcertantes

É preciso saber ler as entrelinhas.

Rita Ribeiro

Professora por profissão; blogueira por diversão; escritora, bem... como diria Leminski, escrevo e pronto, escrevo porque preciso, escrevo apenas, precisa ter por quê?

O charme de Mad Men

"A moda permite transformar, criar e mostrar quem somos nós." Janie Bryant, figurinista da premiada série Mad Men


blog.wordnick.com-madmen.jpg

A série americana Mad Men, produzida por Matthew Weiner, ambientada nos anos 1960, conta a história fictícia de uma agência de publicidade, a Sterling, que através de seu diretor de criação e sócio Dom Drape (Jon Hamm) junto de outros sócios e de seu círculo pessoal retratam as mudanças sociais ocorridas nos Estados Unidos da época.

A série recria de forma primorosa a história, os ambientes e os figurinos que compõem as personagens, motivo pelo qual já recebeu diversos prêmios Emmy e Globos de Ouro.

Thumbnail image for mad_men_cast-11219.jpg

O figurino que chama a atenção com seu estilo vintage tem, inclusive, influeciado a moda atual.

A responsável por ele é Jane Bryant, que veste os charmosos homens em ternos clássicos e bem alinhados, cabelos bem arrumados e cores sóbrias.

As mulheres ganham vestidos de estampas coloridas, modelagens amplas, drapeados, e saias longas que tiveram como fonte de inspiração atrizes como Grace Kelly, por exemplo.

blogpoketo.com-madmen21-800x1024.jpg

Além das referências da época, o figurino tenta mostrar que as mulheres na década de 1950 e início de 1960 vivem o sonho da independência e começam a ganhar o mercado de trabalho, até então de predomínio dos homens.

Janie Bryant, que estudou moda em Paris e vem colecionando indicações ao prêmio Emmy, encarrega-se de dar vida às personagens com um toque de autenticidade.

madmen1.jpg

Seus figurinos, ao longo desses anos, têm inspirado criações nas passarelas.

Em 2012, Jane juntou-se à marca americana Banana Republic criando uma bela coleção de blusas de malha, calças justas para homens, calças cigarrettes, tailleurs e vestidinhos acinturados.

victorpug.com-bananarepublic2.jpg

swingfashionista.com-bananarepublic-682x1024.jpg

Para Mad Men, lotes de figurinos das personagens principais são projetados por ela, que tem a preocupação de criar os modelos, seus estilos e cores de acordo com a personalidade e as características de cada um.

mad-men-3.jpg

Veste em tons sóbrios e neutros, por exemplo, aqueles mais misteriosos e centrados em si mesmos; ou explora as cores e os visuais curvilíneos das mulheres de personalidade forte.

Ou até mesmo mostra, no decorrer das temporadas, as mudanças de certas personagens ocorrerem também em seus figurinos; assim, por exemplo, aumentam as cores fortes onde, antes, predominavam apenas os tons pastéis.

Estes são apenas alguns exemplos dos detalhes do trabalho da figurinista.

betty-draper.jpg

cardiganempire.com-joan-1024x731.jpg

Nesta sétima e última temporada da série, exibida no Brasil pelo canal a cabo HBO, as personagens podem ser vistas desfilando pelos episódios em muitos vestidos coloridos e bem femininos, além de max brincos, pérolas, enfim, o universo dos 60's para deleite dos espectadores.

MMS7_0488.jpg

megan-figurino-mad-men-3.jpg

É nesses detalhes do trabalho de Janie Bryant que está a importância que o figurino imprime na composição das persongens de Mad Men, mostrando com muita cor e charme as mudanças de comportamento da época.

E é isso que faz a diferença em um trabalho de sucesso merecedor de muitos prêmios e muitos elogios da crítica, do público, e dos fãs.


Rita Ribeiro

Professora por profissão; blogueira por diversão; escritora, bem... como diria Leminski, escrevo e pronto, escrevo porque preciso, escrevo apenas, precisa ter por quê?.
Saiba como escrever na obvious.
version 6/s/recortes// @destaque, @hplounge, @obvious, @obvioushp //Rita Ribeiro