palavras desconcertantes

É preciso saber ler as entrelinhas.

Rita Ribeiro

Professora por profissão; blogueira por diversão; escritora, bem... como diria Leminski, escrevo e pronto, escrevo porque preciso, escrevo apenas, precisa ter por quê?

Gotham City antes de Batman

Gotham, série de TV americana baseada em série de HQs, retrocede no tempo e mostra ao telespectador como surgiram os vilões mais famosos dos quadrinhos e do cinema


fgr.jpg

Em setembro do ano passado, a Warner estreou, nos EUA e no Brasil, simultaneamente, a série de TV produzida pela Fox, Gotham, que ao retroceder no tempo mostra a relação da cidade com o surgimento da maior e mais famosa galeria de vilões do mundo das HQs. Muitos até chegam a dizer que os vilões são mais interessantes que o próprio super-herói Batman.

Gotham, uma cidade decadente e explorada por mafiosos, tem um departamento de polícia corrupto, o que propicia o surgimento de bandidos inescrupulosos que parecem estar sempre acima da lei.

343309.jpg-r_640_600-b_1_D6D6D6-f_jpg-q_x-xxyxx.jpg

Mas, é com o aparecimento do policial jovem e idealista – James (Jim) Gordon –, que o cenário começa a mudar, mesmo parecendo que ele terá de lutar sozinho e que será vencido pelo mal que permeia as ruas e becos escuros de Gotham City.

Jim Gordon, o futuro comissário, chega à cidade, quando o conhecido casal Wayne é assassinado na frente do filho, Bruce Wayne, que é apenas um menino solitário, inconformado com a morte dos pais, e criado por seu mordomo e tutor Alfred Pennyworth.

gotham_tv_still_a_l.jpg

018947.jpg-r_640_600-b_1_D6D6D6-f_jpg-q_x-xxyxx.jpg

Gotham City é uma cidade escura e sombria; e as tomadas aéreas mostram ao telespectador um perfil mais real e menos estilizado, mantendo, no entanto, a identidade visual das HQs.

Bruno Heller, criador e produtor executivo da série, junto com Danny Cannon, inspirou-se em elementos da trilogia The Dark Knight, dirigida por Christopher Nolan, mas a série não mantém nenhuma relação com a produção cinematográfica.

2014-09-21-gotham.jpg

Para a criação de seus personagens, Heller baseou-se na série de HQs, publicada pela DC Comics, Gotham Central, conhecida no Brasil como Gotham City Contra o Crime, protagonizada pelo Departamento de Polícia de Gotham City.

24602.jpg

Em Gotham, imperam os mafiosos Carmine Falcone (John Doman) e Salvatore Maroni (David Zayas). E é nesse contexto de crimes e corrupção que vemos aparecer personagens, cujas personalidades nos indicam os futuros violões da cidade.

gotham.jpg

Entre eles estão Oswald Cobblepot, o Pinguim (Robin Lord Taylor); Edward Nygma, o Charada (Cory Michael Smith); Selina Kyle, a futura Mulher-Gato (Camren Bicondova), além de Fish Mooney, uma personagem inédita na série, interpretada pela atriz Jada Pinkett Smith (esposa do ator Will Smith). Além da pequena Ivy Pepper, a Herva Venenosa (Clare Foley), que pouco apareceu.

gotham-Tec-Cia.jpg

gotham05.jpg

332987.jpg-r_640_600-b_1_D6D6D6-f_jpg-q_x-xxyxx.jpg

Apesar de não ser o personagem principal da série, Bruce Wayne (David Mazouz) faz parte da trama estabelecendo uma ligação com o policial Jim Gordon que investiga a morte de seus pais. Ele tem como tutor o mordomo Alfred Pennyworth (Sean Pertwee), e cria uma amizade com a menina Selina, que por viver à noite pelas ruas de Gotham pulando os telhados, vê os assassinos do casal Wayne.

batman-junior_mini.jpg

gotham1342.jpg

6c7b92efd2f04f4b3d993274a228a316.jpg

Harvey Bullok (Donal Logue) protagoniza o seriado ao lado de Gordon como seu parceiro; Sarah Essen (Zabryna Guevara) é a chefe do departamento de polícia, que conta ainda com os detetives Crispus Allen (Andrew Stewart Jones) e Renné Montoya (Victoria Cartagena), entre outros.

Barbara Kean (Erin Richards) é a namorada e futura esposa de Gordon. E, provavelmente, terá destaque na próxima temporada pela importância de sua personagem na história de Batman. Há também Leslie Thompkins, a médica de Arkham Asile, o hospital psiquiátrico de Gotham City, interpretada pela atriz brasileira Morena Baccarin, que deixou recentemente a premiada série Homeland.

Gotham-cast.jpg

gotham222.jpg

Nos cenários, já podemos vislumbrar símbolos que nos dão as dicas acerca das histórias de Batman. O relógio do prédio em que Jim Gordon mora; as dicas inteligentes em forma de charada que Edward Nigma dá aos policiais em suas investigações; a roupa e as poses de Selina e seus pulos pelos telhados; o andar estranho de Cabblepot, entre muitos outros.

Gotham-1x07.png

Uma segunda temporada já promete a aparição de novos vilões como o Duas-Caras, o Espantalho, o Homem de Gelo, entre muitos outros que estão nas HQs, mas ainda são aguardados em Gotham, principalmente, o famoso Coringa. Mas, até lá há muita história a ser contada.

gotham-vilões1-1000x520.jpg

375629.jpg-r_640_600-b_1_D6D6D6-f_jpg-q_x-xxyxx.jpg

Segundo o próprio Heller, “Gotham é um relato alucinante e repleto de emoção que conta a história da cidade mais corrupta e violenta que existe, mas mostrada de maneira “divertida e obscura, perigosa e sexy, louca e bela”.

Para quem gosta do universo de Batman – das HQs ou dos filmes –, vale a pena conferir a primeira temporada da série que chega ao fim, e curtir a segunda que vem por aí.

montage-580.jpg


Rita Ribeiro

Professora por profissão; blogueira por diversão; escritora, bem... como diria Leminski, escrevo e pronto, escrevo porque preciso, escrevo apenas, precisa ter por quê?.
Saiba como escrever na obvious.

deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do autor do artigo sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
version 2/s/cinema// @destaque, @hplounge, @hp, @obvious, @obvioushp, @obvious_escolha_editor //Rita Ribeiro