palavras películas e cidades

Filmes e letras no imaginário de um flâneur inveterado

Vinícius Fernandes da Silva

Esta é a minha versão dos fatos. E a sua?

  • 13220024_1054847671267212_2079001344_n.jpg
    O dia em que a farsa do voto finalmente chega ao fim

    O dia em que o voto é simplesmente ignorado e rasgado na jovem contemporânea democracia brasileira. Assim como em 1 de Abril de 1964, o dia 12 de Maio de 2016 é mais um dia marcado de infâmia na história do Brasil. Mais um golpe de estado é dado pela plutocracia do país.

  • cms-image-000467985.jpg
    O dia da infâmia

    Como em um filme de ficção científica a História parece se repetir. Mais um golpe de Estado impetrado em um país que tem sua formação e história pautadas em autoritarismo e violência. Mas como em todo bom filme de sci fi, será que o tecido do espaço-tempo não pode ser modificado?

  • 12167876_937549852996995_880502585_n.jpg
    (in)contidos - A poesia periférica de Vinícius Fernandes da Silva

    Lançamento do novo livro de Vinícius Fernandes da Silva, (in)contidos, pela Editora Kazuá, em que o autor aprofunda a relação entre o poema, a vida nas periferias, ativismo, morte, o espanto sobre o contemporâneo e... acima de tudo, muita provocação.

  • India_2010 (254).JPG
    À indiana

    Como definir um país? Uma cultura? Sim, tive a possibilidade de conhecer a Índia, de caminhar entre Leste e Oeste desta terra de hábitos e vivências tão diferentes dos nossos. E o que ficou? As sensações e sentimentos que vocês poderão conhecer neste texto.

  • sociedade3.jpg
    Carta aos alunos

    Qual é a essência da relação entre professor e seus alunos? Mais do que meramente uma resposta formal, este texto tenta criar um elo gradual entre razão e emoção. Palavras de alguém que hoje vive da arte de ensinar, mas que nunca deixará de ser um aluno.

  • IMG_8968.jpg
    Bailarina - O movimento sob o olhar e a lente de Carla Lemos

    Neste ensaio a fotógrafa, educadora física e antropóloga Carla Lemos realiza a síntese de seus questionamentos e estudos sobre movimento, cultura e arte. Com maestria e rara beleza vemos todos estes elementos se conjugarem através de seu olhar em "Bailarina".

  • maioridade-penal.jpg
    Um olhar sobre a redução da maioridade penal

    Um olhar sociológico sobre o tema da redução da maioridade penal em uma apresentação para estudantes secundaristas.

  • Destruction_of_Leviathan (1).png
    Do Leviatã ou Sobre se tornar anarquista

    Um ensaio para se pensar o papel histórico do Estado, sob a classificação do pensador iluminista Thomas Hobbes e o seu Leviatã, e os reflexos e rebatimentos contemporâneos através de um olhar anárquico.

  • 10710638_929569703739238_1298279106022505816_n.jpg
    Por que meus amigos viraram à direita?

    Como fugir dos reducionismos pejorativos entre coxinhas e petralhas? Porém, e ao mesmo tempo, reconhecendo que há sim uma repolarização política da sociedade brasileira, este artigo tenta explicitar o fenômeno do pensamento conservador em estratos mais pobres da população. E aponta uma crítica à utilização de termos como "esquerda caviar" ou "esquerda festiva" sem o menor aprofundamento ou conhecimento teórico de quem os utiliza.

  • 37782280.jpg
    Eu não sou carioca!

    O que nos define? Em um país onde cor da pele, gênero, orientação sexual e dinheiro na conta conta muito, as identidades e pertencimentos territoriais também são decisivos. Descrevo minha relação com o que é considerado ser "carioca", mas esse texto também poderia descrever (por outras vivências além da minha) o que é ser "paulistano", "gaúcho", "manauara", etc. O que nos define?

  • O-Maior-Amor-do-Mundo.jpg
    Os 5 filmes que mais produziram lágrimas: As minhas!

    Como julgar as emoções proporcionadas por obras cinematográficas? Nesta lista descrevo filmes que proporcionaram muito mais do que lágrimas, mas emoções que marcaram importantes momentos da minha vida e que provavelmente podem ser marcos para a minha geração. E por que não para gerações mais novas e também mais velhas? Que filmes te emocionaram na história da sua vida?

  • 17137237.jpg
    O ódio pela televisão ou o ódio pela televisão?

    Porque nos últimos anos há tanto ódio declarado pela televisão como conteúdo artístico? Principalmente em relação às grandes e tradicionais empresas da mídia nacional. Não tentando responder a esta difícil questão e fazendo ainda mais perguntas, este artigo visa relacionar algumas memórias de minha vida com a televisão, às críticas históricas a esta mídia e dois casos atuais, onde o papel de uma grande empresa televisiva mais uma vez se mostra turvo diante das polêmicas suscitadas e debatidas pelo mundo político, acadêmico e virtual.