Bailarina - O movimento sob o olhar e a lente de Carla Lemos
Carla Lemos é educadora física. O movimento sempre esteve presente em seu arsenal conceitual, teórico e corporal. Mas diferente da tradição da educação física nacional, principalmente a escolar, o esportivismo nunca foi sua preferência de prática e metodologia, apesar da experiência trabalhando em academias para o exercício físico.
Seu contato, ainda na graduação, com o diversificado e rico campo dos movimentos corporais praticados por grupos étnicos e folclóricos essencialmente brasileiros, chamou-lhe a atenção para o aprofundamento do estudo cultural e dos movimentos oriundos das danças de variados grupos do país e da cultura de origem africana em geral. A dissertação em antropologia do corpo sobre o Jongo da Serrinha (em Madureira, no Rio de Janeiro) foi quase que um desdobramento "natural" frente à sua curiosidade científica e filosófica sobre a intersecção e efeitos produzidos na relação entre cultura e estruturas do movimento a determinadas práticas, o "sotaque" corporal.
A fotografia surge como um terceiro elemento integrador, instrumentalizando o olhar para desvelar ou arguir sobre, mais uma vez, o tema do movimento, e como ele se relaciona com os corpos e culturas. Porém o olhar de Carla não se foca somente na lente descompromissada ou amarrada ao factual, ao pretenso real, muito pelo contrário, seus olhos/lente buscam na beleza artística justamente o deslumbramento e as perguntas que parecem se coadunar ao mistério de nossa (in)completude: corpo, movimento e cultura.
Bailarina/modelo: Jordania Galdino
Fotografia/Direção de arte: Carla Lemos ([email protected])