palavreando

Conceitos empíricos, ideias perdidas, palavras ao vento

Priscila Anversa

Sou um resquício de virtuosismo em meio ao caos e a exaustão: olhos brilhantes e cabeça pensante, reciclando o repertório e impulsionando o espírito de aspirante a aventureira no território das palavras. Quero tudo. E quero muito.

  • almaise.jpg
    Corpo desnudo

    É o corpo humano a representação intrínseca da beleza, ou somos, nós, voyeurs compulsivos?

  • they-spin-finely-1799.jpg
    Goya: Caricaturas da subversão

    Entre reis, rainhas, princesas, condes e duquesas, Goya engendrou junto aos retratos da Corte Espanhola, o obscuro lado da mesma sociedade, expondo seus fantasmas e dando luz às mais perversas ações do ser humano já denunciadas, até então, em toda a história da arte.

  • 538460_356153167797940_38338043_n.jpg
    Sublime Melancolia

    Um corpo que se transmuda. Flores, cores, borboletas, arabescos. Delicadeza, sutileza. É a analogia dos simbolismos femininos em criações surpreendentemente belas. O impessoal, fundindo-se ao particular. O singular, também coletivo. Retratos alegóricos sofisticados que se desdobram em metáforas.

  • 14_Yasco_39_yasmina_alaoui_marco_guerra_opera_gallery.jpg
    Os Mil e Um Sonhos de Yasmina Alaoui

    A série 1001 Dreams de Yasmina Alaoui em parceria com Marco Guerra reflete a beleza clássica em contrapartida às múltiplas facetas culturais contemporâneas. Por trás da estética os temas dialogam com questões multiculturais e com os opostos, como o sagrado e o profano, o clássico e o contemporâneo, a ordem e o caos, a repulsão e a atração.

  • 3_1beige.jpg
    7 horses

    A jovem artista Ulrika Kestere, também conhecida como Uli, é uma ilustradora e fotógrafa que tem feito sucesso no mundo todo, ao apresentar suas séries inspiradas em contos de fadas nórdicos. Desde os quatro anos de idade reside na Suécia, mas foi através de seu contato com bosques e florestas de sua curta infância na Letônia, que Ulrika desenvolveu uma paixão por animais, folclore e natureza. Suas narrativas são pura poesia.

  • pocahontas1.jpg
    Felizes para sempre?

    Com suas fotografias baseadas em contos de fadas, acrescidas de uma pitada de sarcasmo e um bocado de criatividade, a fotógrafa canadense Dina Goldstein surpreende com realismo cínico apresentando a dura realidade feminina através da fotografia

  • modbeer_51_20120605_1391302718.jpg
    Top 20: Cool Beers

    O importante não é a embalagem e sim o conteúdo. Assim diz o ditado. Esqueça-o. Eis aqui 20 extraordinárias embalagens de cervejas, que atraem pelo design de seus rótulos, mesmo desconhecendo seu sabor.

  • Derek_Gores_collage_06.jpg
    Colagens de Derek Gores

    Papéis, revistas, rótulos e jornais são os materiais que compõem o trabalho do artista Derek Gores, que, em suas colagens, contrasta a beleza presente nas imagens recortadas com a concepção mecânica e abstrata do design.

  • 9.Susie-and-friends 2008.jpg
    Alex Prager: cinema e fotografia retrô

    Fotografia, moda e cinema é o que inspira e caracteriza as composições de Alex Prager, reportando aos filmes clássicos numa espécie de releitura retrô bastante refinada

  • img_obras_desenho_05.jpg
    Tristeza faz (p)arte

    Gaúcho de Restinga Seca, Iberê Camargo era um artista que não se conformava com a morte. São temas recorrentes em sua obra a solidão, o abandono e a falsidade. Apesar de dialogar com várias correntes artísticas, Iberê não se prendeu a nenhum movimento específico. Através da tinta escavou a vida. Nunca o resultado final estava bom, característica presente também em sua vida, manifestando-a através da recusa ao limite. E isso refletiu em toda sua obra, composta por mais de 7 mil trabalhos de pinturas, gravuras e desenhos, marcados pelo vigor e pela dramaticidade.