Colagens de Derek Gores
Derek Gores (Nova Iorque, 1971) é artista e designer. Dentre suas produções, destacam-se as colagens, nas quais ele utiliza revistas, rótulos, jornais entre outros materiais, numa espécie de reciclagem sobre a tela. Evidencia em suas produções a beleza, a feminilidade e a estética do design e do mundo fashion.
Nas imagens de Gores, o espectador inevitavelmente se prende aos detalhes. Minuciosas, é difícil focar em uma só coisa. Embora deliberadamente intencionais, a aleatoriedade também está presente em alguns pontos de suas colagens, especialmente quando se observa o todo. O texto se mistura à imagem e compõe uma cena, onde a narrativa se torna parte do contexto proposto pelo artista.
Figuras e objetos em um espaço, as colagens têm influência de artistas como Gustav Klimt, Egon Schiele e Max Ernst. Em diferentes contextos da História da Arte, a profusão de elementos na imagem provocava no espectador a necessidade de se afastar para melhor entender, como no Impressionismo e no Pontilhismo. Da mesma forma, as colagens de Derek Gores criam semelhante sensação: de perto, um emaranhado de imagens aleatórias coladas, quase abstratas. De longe, a visão do todo, uma imagem formada a partir de pedaços de papel.
Além de colagens, o artista também produz desenhos, pinturas abstratas e com técnica mista. Visite o site.