palavreando

Conceitos empíricos, ideias perdidas, palavras ao vento

Priscila Anversa

Sou um resquício de virtuosismo em meio ao caos e a exaustão: olhos brilhantes e cabeça pensante, reciclando o repertório e impulsionando o espírito de aspirante a aventureira no território das palavras. Quero tudo. E quero muito.

Colagens de Derek Gores

Papéis, revistas, rótulos e jornais são os materiais que compõem o trabalho do artista Derek Gores, que, em suas colagens, contrasta a beleza presente nas imagens recortadas com a concepção mecânica e abstrata do design.


Derek_Gores_collage_06.jpg

Derek Gores (Nova Iorque, 1971) é artista e designer. Dentre suas produções, destacam-se as colagens, nas quais ele utiliza revistas, rótulos, jornais entre outros materiais, numa espécie de reciclagem sobre a tela. Evidencia em suas produções a beleza, a feminilidade e a estética do design e do mundo fashion.

Derek_Gores_collage_04.jpg

Derek_Gores_collage_09.jpg

Derek_Gores_collage_08.jpg

Nas imagens de Gores, o espectador inevitavelmente se prende aos detalhes. Minuciosas, é difícil focar em uma só coisa. Embora deliberadamente intencionais, a aleatoriedade também está presente em alguns pontos de suas colagens, especialmente quando se observa o todo. O texto se mistura à imagem e compõe uma cena, onde a narrativa se torna parte do contexto proposto pelo artista.

5v6_SL_derekgores_linescurvingawayi.jpg

Derek_Gores_collage_05.jpg

Derek_Gores_collage_11.jpg

Derek_Gores_collage_12.jpg

Figuras e objetos em um espaço, as colagens têm influência de artistas como Gustav Klimt, Egon Schiele e Max Ernst. Em diferentes contextos da História da Arte, a profusão de elementos na imagem provocava no espectador a necessidade de se afastar para melhor entender, como no Impressionismo e no Pontilhismo. Da mesma forma, as colagens de Derek Gores criam semelhante sensação: de perto, um emaranhado de imagens aleatórias coladas, quase abstratas. De longe, a visão do todo, uma imagem formada a partir de pedaços de papel.

Derek_Gores_collage_01.jpg

Derek_Gores_collage_00.jpg

Derek_Gores_collage_10.jpg

Derek_Gores_collage_07.jpg

Além de colagens, o artista também produz desenhos, pinturas abstratas e com técnica mista. Visite o site.

Derek_Gores_collage_13.jpg

Derek_Gores_collage_15.jpg

Derek-Gores-33.jpg

Derek_Gores_collage_16.jpg

Derek_Gores_collage_14.jpg


Priscila Anversa

Sou um resquício de virtuosismo em meio ao caos e a exaustão: olhos brilhantes e cabeça pensante, reciclando o repertório e impulsionando o espírito de aspirante a aventureira no território das palavras. Quero tudo. E quero muito. .
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/// @destaque, @obvious //Priscila Anversa