palavreando

Conceitos empíricos, ideias perdidas, palavras ao vento

Priscila Anversa

Sou um resquício de virtuosismo em meio ao caos e a exaustão: olhos brilhantes e cabeça pensante, reciclando o repertório e impulsionando o espírito de aspirante a aventureira no território das palavras. Quero tudo. E quero muito.

Felizes para sempre?

Com suas fotografias baseadas em contos de fadas, acrescidas de uma pitada de sarcasmo e um bocado de criatividade, a fotógrafa canadense Dina Goldstein surpreende com realismo cínico apresentando a dura realidade feminina através da fotografia


Dina Goldstein (1969) mora em Vancouver com seu marido, as duas filhas e o cachorro. Ela conseguiu equilibrar o seu amor por retratos com uma carreira em editoriais de fotografias comerciais. Suas produções foram destaque em várias revistas, além das inúmeras premiações por suas criações fotográficas.

A série “Fallen Princesses” é composta por personagens de contos de fadas situadas em cenários contemporâneos. Em todas as imagens a princesa é colocada num ambiente que articula seu conflito. O “felizes para sempre” é substituído por um resultado realista que aborda questões e problemas atuais.

snowwhite.jpg Snowy Snow White and the seven dwarfs

Cinderella1.jpg Cinderella Cinderella

Rapunzel1.jpg Rapunzel Rapunzel

O projeto foi inspirado pela vivência da artista, observando crianças de três anos de idade interessadas em contos de fadas da Disney. Recentemente mãe, a artista começou a olhar com mais atenção o fenômeno comum a todas as meninas, inclusive suas filhas, fascinadas por princesas, além do desejo em vestir-se como elas. As versões da Disney quase sempre têm um começo triste, com uma arrogante vilã e um previsível final feliz. O príncipe geralmente salva o dia e torna a bela e jovem vítima numa princesa.

Red-Ridding-Hood1.jpg Not so little Red Riding Hood Little Red Riding Hood

Sleeping-Beauty-NEW.jpg Beauty Sleeping Beauty

jasmine1.jpg Jasmine Alladin

“Como uma menina que cresceu no exterior, eu não fui exposta a contos de fadas. Estas novas descobertas levaram a minha fascinação com as origens dos contos de fadas. Eu explorei os contos originais dos irmãos Grimm e descobri que possuem aspectos muito sombrios e às vezes tenebrosos, muitos dos quais foram alterados pela Disney. Comecei a imaginar princesas perfeitas da Disney justapostas aos problemas reais que afetam as mulheres ao meu redor, como questões de dependência,vícios, doença e autoimagem.”

ariel11.jpg Ariel The little mermaid

Belle1.jpg Belle Beauty and the Beast

princessandpea.jpg The princess and the pea The princess and the pea

pocahontas1.jpg Pocahontas Pocahontas

Dina Goldstein possui outras séries fotográficas, como a mais recente "In the Dollhouse", inspirada no casamento de Barbie e Ken. Confira no site da artista.


Priscila Anversa

Sou um resquício de virtuosismo em meio ao caos e a exaustão: olhos brilhantes e cabeça pensante, reciclando o repertório e impulsionando o espírito de aspirante a aventureira no território das palavras. Quero tudo. E quero muito. .
Saiba como escrever na obvious.

deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do autor do artigo sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
version 1/s/// @destaque, @obvious //Priscila Anversa