palavreando

Conceitos empíricos, ideias perdidas, palavras ao vento

Priscila Anversa

Sou um resquício de virtuosismo em meio ao caos e a exaustão: olhos brilhantes e cabeça pensante, reciclando o repertório e impulsionando o espírito de aspirante a aventureira no território das palavras. Quero tudo. E quero muito.

Os Mil e Um Sonhos de Yasmina Alaoui

A série 1001 Dreams de Yasmina Alaoui em parceria com Marco Guerra reflete a beleza clássica em contrapartida às múltiplas facetas culturais contemporâneas. Por trás da estética os temas dialogam com questões multiculturais e com os opostos, como o sagrado e o profano, o clássico e o contemporâneo, a ordem e o caos, a repulsão e a atração.


Yasmina Alaoui é de descendência francesa e marroquina. Nascida em Nova Iorque em 1977, lá também reside e exibe seus trabalhos internacionalmente. A artista é conhecida por criar efeitos visuais utilizando variadas técnicas de forma autêntica. Em parceria com o fotógrafo chileno Marco Guerra, construiu as séries "Tales of Beauty" e "1001 Dreams", expostos mundo afora desde 2003.

22_Red_3_yasmina_alaoui_marco_guerra_opera_gallery.jpg

12_Yasco_34_yasmina_alaoui_marco_guerra_opera_gallery.jpg

Na série "1001 Dreams" (1001 Sonhos), fotografias em tamanho real apresentam corpos congelados no tempo, aparentemente cobertos com henna árabe. A ideia é misturar técnicas antigas e novas para criar retratos em tamanho natural do corpo. O espectador é cativado tanto pela qualidade estética quanto pelo realismo em cada imagem. Cada obra começa com uma fotografia de Guerra em preto e branco, filme ou Polaroid, posteriormente desenhada e pintada à mão com pena, tinta e aquarela por Yasmina, que incorpora texturas como pergaminho, folhas, e asas de insetos secos. 18_Gold_Trio_yasmina_alaoui_marco_guerra_opera_gallery.jpg4_Golden_Veil_yasmina_alaoui_marco_guerra_opera_gallery.jpg 13_Dream_2_yasmina_alaoui_marco_guerra_opera_gallery.jpg

O objetivo do projeto é destituir-se da tendência da arte contemporânea que, segundo os autores, muitas vezes tende a ser fria e excessivamente conceitual em detrimento do ofício. Ambos os artistas vêm de culturas que valorizam o afetivo, buscando, então, refletir isso em sua arte, visando a beleza, a harmonia e, sobretudo, remetendo aos mestres da pintura e fotografia, sem deixar o contemporêneo de lado, inserindo uma esfera única e distinta. A magia dos contos das 1001 Noites também inspiraram o aspecto Surrealista à produção da série.

dream 7.jpg

dream 11.jpg 8_Dream_30_yasmina_alaoui_marco_guerra_opera_gallery.jpg 14_Yasco_39_yasmina_alaoui_marco_guerra_opera_gallery.jpg

O resultado são imagens refinadas, sensuais, elegantes, sedutoras e envolventes em seu aspecto artesanal e complexo. As referênias são variadas, com a inserção de alguns símbolos espirituais encontrados em culturas antigas no mundo. A mensagem e a significação é aberta, deixando por conta do espectador a adição de sua própria interpretaçaão, de acordo com sua vivência e experiência.

27_Odalisque_1_yasmina_alaoui_marco_guerra_opera_gallery.jpg23_Blue_mask_yasmina_alaoui_marco_guerra_opera_gallery.jpg29_Pink_2_yasmina_alaoui_marco_guerra_opera_gallery.jpgYasminaAlaouiMarcoGuerra18.jpg

Conheça outros trabalhos da artista em seu site


Priscila Anversa

Sou um resquício de virtuosismo em meio ao caos e a exaustão: olhos brilhantes e cabeça pensante, reciclando o repertório e impulsionando o espírito de aspirante a aventureira no território das palavras. Quero tudo. E quero muito. .
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/// @destaque, @obvious, eros //Priscila Anversa