parabolicando

literatura, música, cinema, artes plásticas, comportamento

Milu Leite

milu leite é jornalista e escritora

O apreço pelas palavras

Todo mundo tem suas predileções, mas pouco se pensa sobre as razões que nos levam a gostar de uma palavra ou de outra.


mosaico palavras.jpg

E comecemos assim, com esta que se impõe no título suplantando sinônimos menos pomposos, mas também menos precisos como “gosto” e “estima”. Apesar de estranha sob a perspectiva de um estudo apressado e intuitivo da sua composição (a + preço?), ela tem tamanha força que é capaz de designar o caminho da frase (e a daí de cima ficou quase pernóstica por causa dela).

Silabicamente marcada, de pronúncia não aberta, mas um pouco fechada e seca, ela difere de “mufla”, que começa com um círculo fechado para se esparramar depois, fazendo-nos sentir quase um derramamento por causa do “fla”, sopro longo e arreganhado. Noto agora que se há um escândalo no mundo das palavras, ele começa por “arreganhar” e sua assanhada abertura que brota de um “a”, acelera em “rre” e avança sem obstáculos para um “nhar” sonoro e reverberante. (Atente para uma pequena descoberta que acabo de fazer: “reverberante” é coisa inventada, que nos dicionários deu lugar a “revérbero”, uma quase aparição, uma complicação de “es” que se fazem fortes porque se apoiam em consoantes resistentes como o “v”, o “r” e o “b”).

O que ocorreria, então, se nesta trajetória desenfreada o “arreganhar” se defrontasse com a elegante e contida “insuspeito”? Diversas em conteúdo, elas se distanciam também na forma, situação que mudaria caso o “peito” se transformasse em “peitado”, uma terminação vagabunda, de pouca criatividade para significado tão nobre: isento, indiscutível, axiomático.

Inconteste, portanto, o gosto pelas palavras. Cada um tem o próprio, baseado em sentidos, sonoridades, complexidades. Há quem ache que uma das palavras mais lindas do mundo é “assovio”, porque de um “a” que aspira o ar nasce em seguida a propulsão para o voo, em tom de passarinho.


Milu Leite

milu leite é jornalista e escritora.
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/literatura// @obvious //Milu Leite