parágrafo

Literatura e artes

Alexandre Coslei

Alexandre Coslei é jornalista, professor e escritor premiado. Autor do consagrado livro "Os paralelepípedos da Vila Mimosa", selecionado para participar do Prêmio Portugal Telecom em 2010. Como jornalista, está presente em diversas publicações polêmicas na imprensa.

  • p.jpg
    PURPURINA LITERÁRIA

    Quando a literatura se acorrenta ao marketing pessoal, perde o sentido de arte para virar batalha de purpurina.

  • dr.jpg
    A ESQUERDA COMO ADUBO

    Em tempos de sociedades polarizadas, os progressistas erram ao optar por rótulos, rejeitando refletir sobre os motivos de suas bases sociais estarem, contraditoriamente, migrando para o apoio à extrema direita. É o velho tiro pela culatra

  • 530065.jpg
    OURO DE TOLO: A ESCRITA COMO MARKETING E NETWORK

    Vivemos tempos em que financiar um bom marketing e cultivar influentes relações suplanta a necessidade do talento na maior parte das vezes em que falamos de literatura e escrita.

  • vm1.png
    Gabriela Leite e a mitologia da prostituição

    Gabriela Leite, em seu livro "Filha, mãe, avó e puta", trouxe à tona uma discussão que causa desconforto social, expôs em carne viva os subterrâneos que fingimos ignorar. Entre a mitologia, o folclore e a realidade, ela nos descreve um mundo que todos conhecemos, mas preferimos esquecer.

  • forca.jpg
    CAIM E O HOMEM CORDIAL

    Da ditadura do AI-5 ao governo Temer. Das manifestações de rua ao impeachment. Do homem cordial aos seguidores de Bolsonaro. Somos Caim.

  • nise.jpg
    O OLHAR DE NISE E A NOSTALGIA DOS IDEAIS

    Nise da Silveira, quando a arte, o amor e a ciência fazem a revolução humana.

  • ttvg.jpg
    OBRIGADO, TAXISTA

    UBER contra Táxis, uma briga que se arrasta em diversos países e que no Rio de Janeiro revela os taxistas, não como bandidos ou máfia, como nos querem fazer crer, mas como highlanders defendendo sua forma de vida, a dignidade da profissão e a luta contra o marketing do preconceito do grande capital que pretende criar um monopólio.

  • dp.jpg
    MAUÁ - O EMPRESÁRIO DO IMPÉRIO - AUTOR: JORGE CALDEIRA

    Em seu livro "Mauá - O empresário do Império", o biógrafo Jorge Caldeira nos descreve um entusiasta do progresso, um empresário que viveu para investir no desenvolvimento do país. Mas o retrocesso no Brasil é uma lei marcial que condena os que a desafiam.

  • taxi_vs_uber.png
    ELEIÇÕES: TÁXI, A ESQUERDA UBER E O MONOPÓLIO PRIVADO

    Os táxis, um segmento profissional que ninguém nunca prestou muita atenção, do dia para a noite se transformou no objeto de cobiça de uma multinacional estrangeira do Vale do Silício. A morte do trabalho autônomo pelo monopólio corporativo.

  • mr2.jpg
    A SOLIDÃO COMPARTILHADA DOS BORDÉIS

    O exílio da marginalidade, muitas vezes, pode ser o elemento que sustenta e consola todas as mazelas humanas.

  • 800px-Charles_Robert_Darwin_by_John_Collier.jpg
    A LITERATURA DE CRACHÁ E A GERAÇÃO BOZÓ

    Em tempos de revolução digital, a proliferação da escrita gera uma literatura que não chega para servir à arte, mas se ergue como instrumento de status social, de lucro e como trampolim para as efemeridades da fama.

  • NZ.jpg
    DOCUMENTÁRIO: MENINO 23 E O BRASIL OBSCURO

    Debaixo de tijolos, entre cercas e silêncios da Casa Grande, mora um Brasil obscuro, exilado pelo tempo, desfocado pela história, escondido no quarto dos fundos para nos preservar da visão de nossa face mais deformada.

  • recursos-humanos-en-la-empresa.jpg
    RECURSOS HUMANOS: EXCLUSÃO NÃO É SELEÇÃO

    A busca pelo primeiro emprego e os desafios de atravessar um sistema que se guia por modelos pré-determinados, preferindo as sutilezas da trapaça às diferenças que nos fazem originais.

  • casarosa.jpg
    A CATRACA DE FREUD

    Quando a perda da virgindade masculina desperta considerações filosóficas e psicológicas, talvez algo tenha dado errado.

  • I.JPG
    As estrelas de Imbé

    Jordão, um jovem negro, morador do Morro da Fé, no subúrbio do Rio, escapa da sua realidade para buscar um novo caminho em Imbé, no Rio Grande do Sul. Um sonho frágil inspirado em Susana, uma gaúcha de descendência alemã por quem se apaixona. Dois destinos sobrepostos que traçam uma história definitiva.

Site Meter