parágrafo

Literatura e artes

Alexandre Coslei

Alexandre Coslei é jornalista, professor e escritor premiado. Autor do consagrado livro "Os paralelepípedos da Vila Mimosa", selecionado para participar do Prêmio Portugal Telecom em 2010. Como jornalista, está presente em diversas publicações polêmicas na imprensa.

Ainda estou aqui: a ditadura da ausência

"Ainda estou aqui", o último livro de Marcelo Rubens Paiva, é uma leitura necessária de um autor que demonstra a maturidade de um artista diante de sua arte.


rp.jpg

Não concordar com algumas das atuais posições do escritor Marcelo Rubens Paiva não foi pretexto válido para me fazer negar o valor do seu último livro. “Ainda estou aqui” é uma obra que segue o caminho autobiográfico, muito difundido em nossa presente literatura, mas se difere da vulgaridade por abordar a trajetória de uma família atacada pela ditadura e por dissecar o assassinato do pai, o engenheiro Rubens Paiva, destroçado por torturadores. Na mesma esteira, o autor narra a trajetória da mãe, que se ergue da tragédia enfrentando relevantes questões sociais e o próprio regime militar. Por fim, acompanhamos Eunice Paiva mergulhando no Mal de Alzheimer e enfrentando mais uma batalha: a ditadura da própria ausência.

A sensibilidade à flor da pele habita todas as paginas.

Sob o aspecto histórico, o livro de Marcelo Rubens Paiva é uma leitura necessária num presente onde observamos a ignorância erguer cartazes pedindo a volta da intervenção militar. Foi inevitável me recordar de flashes que já narrei num dos meus artigos publicados pelo Observatório da Imprensa e que leva o título de “A liberdade que oprime”. Nos anos 70, dias de infância, eu e meus amigos, com a anuência de algum oficial, jogávamos bola no campo de futebol de salão do Quartel do 1º Batalhão da Polícia do Exército, o antigo DOI-CODI.

Era na sede do DOI na Tijuca, Rio de Janeiro, que nos divertíamos, ríamos e comemorávamos gols. Tudo isso sem imaginar os horrores, violências e suplícios que nos cercavam. A alienação era a nossa trincheira, era o que nos preservava a felicidade. Em crianças que viviam num período de exceção, a desinformação pode ser vista como um mal compreensível. Em adultos que vivem tempos de democracia, a estupidez é uma opção imperdoável.

paiva.jpg


Alexandre Coslei

Alexandre Coslei é jornalista, professor e escritor premiado. Autor do consagrado livro "Os paralelepípedos da Vila Mimosa", selecionado para participar do Prêmio Portugal Telecom em 2010. Como jornalista, está presente em diversas publicações polêmicas na imprensa. .
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/literatura// @obvious, @obvioushp //Alexandre Coslei