passageiras letras

nem tudo que é fugaz é esquecido...

César Brito

Estuda jornalismo,faz grafittes,ilustrações,repentes.É jovem,mas parece velho...

Cartola e Nelson Cavaquinho.As Tristes vozes do samba.

O samba é um estilo musical mundialmente conhecido como um ritmo que junta os amigos no boteco, as mulatas dançando, como música de churrasco na laje, enfim, como música de festa. Porém esse texto é dedicado aos sambas tristes, aos finais de festa, ao bagaço da laranja, sambas para corações feridos. Esse texto é para você que achava Caetano Veloso e Joy Division triste.


cartola_ncavaquinho-1024x675.jpg

Nelson Cavaquinho é sem dúvida um dos sambistas mais melancólicos da história. Sua voz era carregada de tristeza e boêmia. Uma das suas músicas mais famosas, A Flor e o Espinho começava cantando “Tire o seu sorriso do caminho/Que eu quero passar com a minha dor...” sentiu o drama? nelson_cavaquinho.jpg

Nelson possuía um estilo único de tocar cavaquinho, com apenas dois dedos. Falava sobre temas como morte e tristeza.

O grande Cartola também escrevia músicas que fazia marmanjos saírem de suas apresentações chorando. Cartola é considerado por muitos o maior sambista de todos os tempos, versos como “Preste atenção, o mundo é um moinho/Vai triturar teus sonhos, tão mesquinho/. Vai reduzir as ilusões a pó” ou “Devias vir/Para ver os meus olhos tristonhos/E, quem sabe, sonhavas meus sonhos/Por fim” tornaram Cartola um ícone.

443-1123-1-PB.JPG

Cartola e Nelson Cavaquinho foram sambistas que preferiram cantar sobre as tristezas, botar para fora suas dores, que ensinaram ao mundo que para ser bom poeta, a origem não importa.


César Brito

Estuda jornalismo,faz grafittes,ilustrações,repentes.É jovem,mas parece velho....
Saiba como escrever na obvious.

deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do autor do artigo sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
version 5/s/Música// @destaque, @obvious //César Brito