passageiras letras

nem tudo que é fugaz é esquecido...

César Brito

Estuda jornalismo,faz grafittes,ilustrações,repentes.É jovem,mas parece velho...

Top 7- 90s Songs

Uma década questionadora, inovadora e curiosa. Começa aqui o Top 7 anos 90.


2.jpg

Começamos com Killing in the Name da banda americana Rage Against the Machine. Uma música que fala sobre o racismo expondo o preconceito que ainda existe. Influenciada por rock e hip hop é uma música pesada e contestadora que conseguiu fazer sucesso mesmo com um minuto de repetidos palavrões.

O mundo tinha sido tomado pela música americana, o grunge tinha invadido as rádios de todo o mundo. Então surge um grupo influenciado por Beatles e por toda a música inglesa. Oasis renovou a música inglesa criando uma característica própria. Wonderwall era uma canção que tinha tudo para ser uma canção melosa. Letra apaixonada, refrão, e melodia simples, mas a voz despreocupada de Liam Gallagher deixou a música singular.

Misturaram música brasileira com música americana. Começaram com um debate que continua até hoje. Em prol da liberdade de expressão o Planet Hemp surgiu com letras contestadoras. Uma banda que fazia a maioria das músicas sobre a legalização da maconha. Tinha tudo para dar errado, mas estourou. Uma banda que juntou músicos visionários para falar de um assunto que tanto incomodava.

Nirvana foi a banda responsável por colocar no topo das paradas o rock alternativo e barulhento. Com a nula preocupação de criar canções pops, Nirvana concretizou um estilo influenciado pelo punk e hardcore feito nos anos 80. Nirvana é responsável por abrir as portas para bandas vindas do underground. Em Lithium Kurt Cobain fala sobre o remédio que tomava na infância para controlar o transtorno bipolar. O vocalista Kurt Cobain suicidou se em 1994.

Screamadelica é o terceiro álbum da banda inglesa Primal Scream.É um disco que se afasta do indie rock que a banda fazia anteriormente e começa a misturar diversos sons eletrônicos em suas músicas.O disco é responsável por influenciar toda a música eletrônica e pop feita posteriormente,além de ser responsável por espalhar a cultura “rave” pelo mundo.Segundo a revista NME é o álbum mais drogado de todos os tempos,mas é um disco tão importante para música em geral que a canção Higher Than The Sun ocupa a terceira posição aqui.

A cultura nacional ainda é vista com muito preconceito, as religiões, as músicas, os filmes. Com o maracatu não foi diferente, um ritmo que mistura música africana com música indígena era olhado com preconceito, associando a música e a festa à magia negra e coisas do tipo. Chico Science & Nação Zumbi foi a banda responsável pela descoberta de que a percussão forte do maracatu e as guitarras distorcidas do rock combinavam.Misturaram rock,hip hop e maracatu começando com o movimento chamado de “manguebeat”.O Manguebeat é responsável por dar uma nova voz a música nordestina,por criar um estilo diferente de tudo que era feito.Chico Science & Nação Zumbi mudou a música brasileira de uma forma irreversível.

Finalzinho da década, todos esperavam o ano 2000 ansiosamente. Ninguém sabia se o mundo acabaria se veria enfim carros voando desviando se de prédios, ou robôs servindo cafés. A internet ainda era uma criança, mas já muito adorada por permitir a fácil comunicação e outras facilidades. Em 1997 é lançado Ok Computer da banda inglesa Radiohead. O disco é um reflexo do medo das tecnologias. Para onde o mundo caminharia?Surgem cada vez mais aparelhos, promessas e avanços tecnológicos, mas as pessoas sentem se cada vez mais sozinhas. O mundo está cada vez mais povoado e as pessoas cada vez mais tristes. Comendo porcarias,obedecendo,comprando o que não precisam comprar. Em No Surprises, por exemplo, a banda fala sobre envelhecer sem nenhuma novidade. Cantando sobre o sonho de uma vida tranquila como se fosse o fim.


César Brito

Estuda jornalismo,faz grafittes,ilustrações,repentes.É jovem,mas parece velho....
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/Música// @destaque, @obvious //César Brito