pathos

versões, inversões e subversões

fabricio ramos

pathos aqui, pathos acolá (estou sempre um pouco mais para lá ou um pouco mais para cá de onde eu deveria estar).

culturas em extinção

Estamos destruindo o grande legado de toda a humanidade: uma diversidade enorme de culturas está desaparecendo do planeta a uma taxa alarmante.


Captura de tela 2012-02-12 às 14.08.14.png

Como vemos o mundo?

Wade Davis, antropólogo pioneiro em pesquisa com plantas sagradas e botânica transcedental além de explorador da National Geographic, fala – no vídeo postado mais abaixo - sobre a importância da diversidade cultural e sobre o vetor fundamental de destruição humana: o Poder. As nossas relações com o meio – e com o outro – sempre vêm implicadas com a dominação, e esta, com a destruição.

Em vinte minutos, dos quais não podemos prescindir, Davis exalta a Etnosfera, essa rede de culturas, que é o grande legado de toda a humanidade, a soma total de pensamentos, sonhos, ideias, inspirações, intuições, trazidas à tona pela imaginação humana desde o alvorecer da consciência. Uma diversidade enorme de culturas, no entanto, está desaparecendo do planeta a uma taxa alarmante.

Especula-se que somos hoje o reflexo de um processo que já dura 150 mil anos, tempo de existência da espécie humana. Contemporaneamente, em nossa civilização ocidental, depois de séculos de amplo esforço para idealizar o real, passamos a enfrentar a ânsia de realizar o ideal. Que neste rico e árduo processo de existir, nós – humanidade – possamos aprender não a tolerar (tolerância é uma forma de hipocrisia), mas sim a respeitar as diferenças, convivendo com o fundamental aprendizado do outro.

Vinte minutos que nos propõe uma reflexão essencial sobre consciência e vida. Quem sabe, nossos desertos de experiências do mundo e da vida voltem a florescer...

Veja o vídeo na página do TED


fabricio ramos

pathos aqui, pathos acolá (estou sempre um pouco mais para lá ou um pouco mais para cá de onde eu deveria estar)..
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/ethos// @destaque, @obvious //fabricio ramos