• 284338.jpg
    Um «Uivo» à resistência

    O cinema português está às portas da morte. Sem apoios do estado e cada vez menos investimento privado, os realizadores estão entregues à sua própria sorte, mas ao contrário da maioria, que definha com o próprio cinema, Eduardo Morais descobriu uma fórmula de financiamento alternativa e prepara-se para realizar o seu terceiro filme documental.

  • a0347797351_10.jpg
    A raiva operária dos Sleaford Mods

    Filhos de Nottingham, os Sleaford Mods olham para a música não como uma hipótese de carreira, mas como uma missão. A missão é muito simples: acabar com os clichés da indústria musical e devolver-lhe a raiva que se viveu nos tempos áureos do punk, com uma base musical electrónica apoiada por duras linhas de baixo e rimas agressivas, capazes de despertar consciências adormecidas. Para além do nome, não há qualquer ligação à subcultura mod. Pelo menos à actual.

  • Savages.jpeg
    Savages: o apelo ao silêncio

    Num mundo em aceleração constante, em que a informação parece não ter fim, tudo parece simples, consumível e descartável e em que pouco tempo sobra para reflexão, as Savages tentam — através da música, da atitude e dos manifestos — apelar a uma reflexão acerca do rumo de cada um de nós no desencontro permanente com os outros.

  • city lights books.jpeg
    A vida como um poema

    Fiel aos seus princípios, Lawrence Ferlinghetti, recusou recentemente um prémio literário patrocinado pelo governo húngaro, afirmando-se defensor da liberdade individual e das instituições democráticas. Esta recusa é apenas um exemplo da postura do autor perante a sociedade e o mundo.

  • b00vd91f_640_360.jpeg
    A segunda vida de John Cooper Clarke

    Depois de muitos anos de afastamento, John Cooper Clarke parece ter renascido das cinzas. Com a mesma aparência de sempre, que mistura a elegância do jovem Bob Dylan, com o desmazelo de Ronnie Wood, Clarke está disposto a recuperar o seu lugar entre os poetas mais queridos e mais importantes da Grã-Bretanha.

  • João-César-Monteiro-by-Patrick-Messina-1996.jpeg
    O filme de João César Monteiro

    Amado por uns, odiado por outros, João César Monteiro foi um dos mais brilhantes cineastas portugueses. Provocador até à morte, nunca se coibiu de desafiar os poderes de uma sociedade que considerava demasiado retrógrada.

  • zedd4.jpeg
    O enigmático e transgressor Nick Zedd

    Numa cena do filme «Pulp Fiction», de Quentin Tarantino, há um diálogo que termina da seguinte forma: "Zedd’s dead, baby. Zedd’s dead”. Esse Zedd, é apenas um personagem, mas há um outro Zedd que, para mal de muitos, ainda está vivo e continua a desafiar as regras do cinema.

  • hunter_thompson_air_force_journalist1.jpeg
    Hunter S. Thompson: o doutor gonzo

    Se não se tivesse suicidado com um tiro na cabeça, em 2005, Hunter S. Thompson continuaria por aí a fazer estragos. Mais do que recordar um dos mais extravagantes escritores e jornalistas que o mundo conheceu, é também importante recordar a sua obra que rompeu com a maior parte das normas estabelecidas e mostrou novas formas de encarar o jornalismo e a literatura.

  • lester.jpg
    Dar a vida pela escrita

    Lester Bangs morreu há mais de trinta anos, mas até hoje não apareceu nenhum substituto à altura. A vida e a obra de um dos grandes bad boys do jornalismo musical.