pausa para um café

Pare, sente, peça um café e aprecie sem moderação.

Filipe Ramos

Ator que nunca atuou, pintor que nunca pintou, músico que nunca compôs, fotógrafo que nunca fotografou, cineasta que nunca filmou, escritor que nunca publicou.

Auto-retratos do Alzheimer

Uma doença que atinge 1 em cada 8 americanos idosos é recebida de uma forma diferente por um artista americano, William Utermohlen. O projeto durou oito anos e mostra o declínio de suas habilidades motoras e perceptivas, bem como os aspectos emocionais associados com a perda de sua realidade, ajudando psicólogos a entender melhor esta doença.


Quando foi diagnosticado com a doença de Alzheimer, o artista americano William Utermohlen, respondeu de forma diferente. "Daquele momento em diante, ele começou a tentar se compreender, pintando a si mesmo", disse sua esposa.

William Utermohlen

As pinturas revelam nitidamente a evolução do artista na doença, como seu mundo começou a se inclinar. Sua esposa e seus médicos disseram que ele parecia ciente que falhas técnicas tinham invadido o seu trabalho, mas ele não conseguia descobrir como corrigi-las.

William Utermohlen

"A noção de espaço continuava decaindo, e eu acho que ele sabia ", disse sua esposa. Um psicanalista escreveu que as pinturas representavam tristeza, ansiedade, resignação e sentimentos de fraqueza e vergonha.

William Utermohlen

Seu trabalho tem sido exibido em várias cidades, e mais exibições estão sendo planejadas. O interesse em suas pinturas como uma crônica da doença é agridoce, sua esposa disse, porque ele ultrapassou o reconhecimento que recebeu mesmo no auge de sua carreira.

William Utermohlen

O projeto de Mutermohlen ajudou psicólogos a entender melhor esta doença que afeta mais de 1 em cada 8 americanos idosos.

William Utermohlen

William Utermohlen

William Utermohlen

Veja mais auto-retratos em WilliamUtermohlen.org

Confira esse artigo no NYT


Filipe Ramos

Ator que nunca atuou, pintor que nunca pintou, músico que nunca compôs, fotógrafo que nunca fotografou, cineasta que nunca filmou, escritor que nunca publicou..
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/artes e ideias// @destaque, @hplounge, @hp, @obvious, @obvioushp, @obvious_escolha_editor //Filipe Ramos