Todo o Excesso de Amor de PJ Harvey em 10 Canções
Em seu álbum de estreia Dry, PJ inicia cantando – “Oh my lover. Don´t you know it´s alright? You can love her. You can love me at the same time...Oh my sweet thing. Oh my honey things. Give me your troubles. I´ll keep them with mine...” – Ela sabe que não é única para o homem que ama, mas diz à ele que não se importa, que tudo continua indo bem, e ainda pede que ele divida seus problemas com ela, como se ela pudesse amar pelos dois, como se o amor dela bastasse para que essa relação nunca chegasse ao fim.
Nas composições de PJ parece haver sempre uma mulher disposta a fazer tudo por seu homem. Em To Bring You My Love, ela escala montanhas, viaja pelo mar, é expulsa do paraíso, humilhada de joelhos, dorme com o diabo e é amaldiçoada por Deus, somente para trazer seu amor de volta.
No entanto, a protagonista de PJ embora continue carente, não é sempre masoquista, ela também é capaz de fazer ameaças. Como em Rid Of Me, canção do segundo álbum da cantora. No início da música PJ sussurra ao seu amor que se enlace à ela, e avisa que ele nunca estará livre dela. Pede gemendo que ele lamba suas pernas. Lamba seus lábios, e caso ele contrarie seus desejos ela o adverte, dizendo que torcerá sua cabeça. Ou em Legs, aonde ela implora ao seu amor para que ele não vá embora, pois ela poderia morrer por isso, ou então poderia matá-lo.
As mulheres de PJ podem ser desesperadas e capazes das piores chantagens.
Porém, elas não deixam de ser heroínas românticas, dotadas de memória sobre a história de seu amor. Elas não conseguem esquecer o que viveram, e sofrem por isso. É o que canta PJ no blues adocicado – Rope Bridge Crossing - que compõe o álbum que ela divide com John Parish – Dance Hall at Louse Point. “And I remember everything. "Sunrise on a blue horizon with you, your hand in mine. I remember the things you said. Said, I´d be your lady, wait throug it all...”
Ou em One Line, quando pergunta a seu amado se ele ainda lembra como foi a primeira vez em que eles se beijaram. E ressalta que ele nunca saiu da sua cabeça.
Amar demais é o grave crime da personagem de PJ. E ela está ciente disso, como afirma em Send His Love to Me – “ How long must suffer? Dear god, I´ve served my time.This love becomes my torture. This love, my only crime.”
E ela morre de vergonha por isso. Já que amar demais soa piegas. Amar demais é brega.
“Shame is the shadow of love”
Contudo, para ela, sem paixão não há sentido. A protagonista de PJ é intensa, precisa do arrebatamento, da euforia, do êxtase, ela quer um par, para viver uma história como a de Bonnie e Clyde.
“So I take my good fortune. And I fantasize of our leaving. Like some modern-day, gypsy landslide. Like some modern day. Bonnie and Clyde”
Entretanto, será possível para a garota de coração enegrecido encontrar alguém que lhe faça bem? Estará ela pronta para viver um bom sentimento?
Ao longo do que se lê nas canções de PJ pode-se presumir que sim. Sua personagem se torna provocativa e desmistifica o amor. Na dançante This is Love, PJ declara com ímpeto – “I can't believe that life's so complex. When I just want to sit here and watch you undress. This is love, this is love. That I'm feeling.”