película criativa

O cinema em primeiro plano

Lynn Colling

Publicitária e editora do blog Película Criativa

Devdas - Um olhar sobre o cinema mais colorido do mundo

Baseado em um dos romances mais populares da Índia, “Devdas” narra uma história de amor e tragédia, que somente Bollywood sabe contar.


devdas-1.jpg

Na indústria cinematográfica onde o beijo é visto com maus olhos e a música é fundamental para conquistar o público, Bollywood está ganhando cada vez mais espaço com filmes que proporcionam uma experiência única para o espectador.

Colorida e muito divertida, a indústria cinematográfica indiana possui um número absurdo de lançamentos anuais, ultrapassando até a indústria norte-americana. É costume do indiano celebrar o cinema nacional. Seus astros e estrelas são venerados pela população, que apreciam cada lançamento com muita paixão.

“Devdas” é a maior exportação cinematográfica indiana, símbolo de sucesso internacional. O filme foi consagrado no Festival Internacional de Cinema de Cannes em 2002. Aishwarya Rai e Shah Rukh Khan são os protagonistas da versão “Romeo & Julieta” bollywoodiana e ainda são considerados como os "deuses" do cinema contemporâneo na Índia.

devdas.jpg

No filme, Devdas e Paro são vizinhos e passaram a grande parte de sua infância juntos. Mas ao longo dos anos, o amor do casal é ignorado por suas famílias, que começam a planejar seus casamentos. O desentendimento entre as famílias de Devdas e Paro resulta em uma trágica história de amor, onde ela é obrigada a se casar com um homem mais velho e muito rico, deixando Devdas à beira da perdição.

O cinema feito por Bollywood não é popular no Brasil. É preciso quebrar muitos preconceitos para que o espectador ocidental aprecie o cinema indiano por suas peculiaridades. “Devdas” é o filme ideal para quem deseja mergulhar em uma experiência bollywoodiana. O filme captura a magia dos musicais indianos, transformando-se em um clássico do cinema internacional.

Com 185 minutos de duração, “Devdas” é um épico do cinema indiano. O filme possui cenários exuberantes, que tiram o fôlego de qualquer cinéfilo. Seus figurinos também são luxuosos e valorizados por belas seqüências de danças indianas. A exuberância de “Devdas” é avassaladora, formando a moldura perfeita para histórias de amores impossíveis. É comum ter a sensação de estar assistindo uma obra de arte, pois cada cena de “Devdas” foi construída com muita inspiração e respeito pelos costumes indianos.

normal_Aishwarya___Madhuri.jpg

A direção é de Sanjay Leela Bhansali, um cineasta muito cultuado na Índia e responsável por grandes sucessos de crítica e bilheteria. “Devdas” é um filme rico em detalhes e para ser observado com muita atenção. Com o apoio de uma fotografia maravilhosa, o filme deixa uma mistura doce e amarga no espectador, que é conduzido à loucura com o desfecho desse épico do gênero musical.

Os atores indianos enfrentam um desafio triplo no cinema - precisam cantar, dançar e atuar com muita convicção. Aishwarya Rai e Shah Rukh Khan cativam a platéia com seus personagens atormentados pela separação. Khan, o “Tom Cruise” do cinema indiano, é o galã mais imperfeito em “Devdas”. Bêbado e atormentado, seu personagem causa a maior empatia com o público, que torce desesperadamente por um final feliz.

Aishwarya Rai é considerada a mulher mais bela do mundo e também possui o título de Miss Universo. Mas quem pensa que Rai não sabe atuar vai se surpreender com "Devdas". Paro é a personagem mais adorada pelos indianos, símbolo de feminilidade e coragem.

Por trás de uma trama de amor impossível e restrições sociais, “Devdas” leva a um final extremamente comovente e inesquecível, elevando o status do cinema indiano perante os olhares ocidentais.


Lynn Colling

Publicitária e editora do blog Película Criativa.
Saiba como escrever na obvious.
version 5/s/cinema// //Lynn Colling