película criativa

O cinema em primeiro plano

Lynn Colling

Publicitária e editora do blog Película Criativa

Na Escuridão - Um olhar sobre o cinema polonês

Da aclamada diretora polonesa Agnieszka Holland, “Na Escuridão” (In Darkness) é baseado em uma história real sobre a luta pela sobrevivência de um grupo de judeus durante a 2ª Guerra Mundial, que viveram escondidos em um esgoto, durante 14 meses, para escapar dos campos de concentração.


In darkness (Na escuridão) - película criativa 1.jpg

Com um roteiro adaptado por David F. Shamoon, é impossível não notar similaridades com a premissa de “A Lista de Schindler”, um grande clássico sobre o holocausto com a direção de Steven Spielberg. “Na Escuridão” se diferencia de outros filmes sobre o tema ao ambientar sua trama em um cenário claustrofóbico. O filme é uma dramatização da história de um homem que resgata um grupo de judeus em Lvov, cidade ocupada pelos nazistas na Polônia. Com a liquidação do gueto polonês, um grupo de judeus decide desaparecer das ruas da cidade e com a ajuda de Socha, buscam abrigo dentro do esgoto.

In darkness (Na escuridão) - película criativa 2.jpg “Na Escuridão” não é apenas mais um filme sobre o holocausto. Agnieszka Holland retrata a fuga no esgoto como um verdadeiro inferno na terra, trazendo à tona o medo, a vergonha e o horror causado pela guerra. À primeira vista, o filme pode não parecer tão instigante, levando em consideração que a maioria das cenas ocorrem em um ambiente escuro e sem vida. Mas a maneira como Agnieszka Holland conduz essa pavorosa história de sobrevivência, merece ser admirada e contemplada pelo espectador.

Uma das principais características dos filmes de Agnieszka Holland é a frieza de suas imagens, sempre muito verdadeiras e cruéis. Em “Na Escuridão”, o resultado não foi diferente. O submundo dos esgotos poloneses foram retratados sem encantos cinematográficos, criando uma atmosfera imunda, infestada por ratos, cadáveres, sujeira e muita tensão. Outro detalhe interessante sobre o filme é que, em nenhum momento, o roteiro descreve os judeus como vítimas da guerra. O filme apresenta um olhar humano e retrata esse grupo de sobreviventes como heróis.

In darkness (Na escuridão) - película criativa 3.jpg Apesar de “Na Escuridão” ser composto por um elenco pouco familiar no circuito de cinema, todos os atores, sem nenhuma exceção, entregam atuações competentes. O grande destaque do filme é a belíssima performance de Robert Wieckiewicz. Socha é um herói imperfeito e um dos personagens mais comoventes do cinema atual. À princípio, ele atua como ladrão de casas pela cidade polonesa e exige dinheiro para manter o esconderijo dos judeus em completo silêncio. Mas, ao decorrer do filme, Socha começa a arriscar sua própria vida em prol da sobrevivência dessas pessoas.

O trabalho plástico realizado por Agnieszka Holland e sua equipe merece ser ressaltado. A iluminação das cenas internas é um contraste do horror causado pelos nazistas em plena luz do dia nas ruas de Lvov. Com 145 minutos de duração, “Na Escuridão” é um filme complexo, que obriga o espectador a vivenciar 14 meses de reclusão social, onde a sensação de perigo constante pode levar à loucura.


Lynn Colling

Publicitária e editora do blog Película Criativa.
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/cinema// @destaque, @obvious //Lynn Colling