película criativa

O cinema em primeiro plano

Lynn Colling

Publicitária e editora do blog Película Criativa

As melhores atuações de Phillip Seymour Hoffman

Para lembrar o grande Philip Seymour Hoffman, vamos olhar para trás e buscar as suas 10 atuações mais memoráveis no cinema. Qual foi a sua favorita?


PHILLIP SEYMOU HOFFMAN - TOP 10 FILMES E ATUAÇÕES.jpg

O cinema perdeu um dos seus maiores talentos. Phillip Seymour Hoffman foi encontrado morto em seu apartamento em Nova York na manhã deste domingo (2). Ele já havia comentado sobre a sua luta contra as drogas e passou por uma clínica de reabilitação para tratar da sua dependência em heroína.

O ator conquistou a fama no final dos anos 1990, em filmes independentes como "Boogie Nights: Prazer Sem Limites" (1997) e "Magnólia" (1999). Hoffman venceu o Oscar de melhor ator pelo filme "Capote" (2005). Foi também indicado, na categoria de melhor ator coadjuvante, por "Jogos do Poder" (2007), "Dúvida" (2008) e "O Mestre" (2012).

Em 2010, Hoffman dirigiu um longa-metragem titulado "Vejo Você no Próximo Verão", do qual também era protagonista. Atualmente, ele participava das filmagens de "Jogos Vorazes: A Esperança - Parte 2", com previsão de lançamento no próximo ano.

Com uma filmografia extensa, nada mais justo fazer esta homenagem. Mesmo em filmes menores, Hoffman foi capaz de se destacar e entregar momentos carregados de emoções e verdades. Confira abaixo uma pequena seleção com os seus melhores trabalhos no cinema.

Brandt in The Big Lebowski.jpg10- Brandt em “O Grande Lebowski” (1998)

Direção: Joel e Ethan Coen

Apesar do papel ser pequeno, Philip Seymour Hoffman rouba a atenção do espectador em cada cena, com o seu jeito desconfortável, frustrado e aquela risadinha clássica do personagem.

Lester Bangs in Almost Famous.png09- Lester Bangs em “Quase Famosos” (2000)

Direção: Cameron Crowe

Esse crítico de rock protagoniza apenas algumas cenas do filme, mas elas já foram suficientes para deixar o espectador intrigado e render uma das melhores frases citadas no filme.

Jon Savage in The Savages.jpg08- Jon Savage em “A Família Savage” (2007)

Direção: Tamara Jenkins

Foi uma das atuações mais discretas da sua carreira, porém extremamente competente. Aqui ficou clara a grande influência que o talento de Hoffman pode exercer sob seus companheiros de cena.

Before the Devil Knows You're Dead.jpg07- Andy Hanson em “Antes que o Diabo Saiba que Você Está Morto” (2007)

Direção: Sidney Lumet

Hoffman sempre conseguiu interpretar ótimos vilões. Apesar do seu personagem neste filme nunca perder a humanidade, sua atuação é ameaçadora.

Father Brendan Flynn in Doubt.jpg06- Father Brendan Flynn em “Dúvida” (2008)

Direção: John Patrick Shanley

Em uma atuação maravilhosa, Hoffman leva o espectador em uma jornada de dúvida, questionando os princípios do seu personagem durante boa parte do filme e deixando todos intrigados.

Freddie Miles in The Talented Mr. Ripley.png05- Freddie Miles em “O Talentoso Mr. Ripley” (1999)

Direção: Anthony Minghella

Como Freddie Miles, Hoffman trouxe nova vida à mimada socialite norte-americana em um filme que revelou performances de atores promissores, como Matt Damon e Jude Law.

Phil Parma in Magnolia.jpg04- Phil Parma em “Magnolia” (1999)

Direção: Paul Thomas Anderson

Apesar de passar bom tempo falando ao telefone, esse foi um personagem distinto na carreira do ator, onde ele teve a oportunidade de interpretar alguém doce e cordial.

The_Master_Paul_Thomas_Anderson481.png03- Lancaster Dodd em “O Mestre” (2012)

Direção: Paul Thomas Anderson

Hoffmann interpretou um líder de seita desequilibrado, trazendo uma avalanche de emoções para as telas, com momentos de muita calma e outros onde seu personagem explode de raiva.

02- Scotty J. em Boogie Nights Prazer Sem Limites.jpg02- Scotty J. em “Boogie Nights: Prazer Sem Limites” (1997)

Direção: Paul Thomas Anderson

Foi o filme que colocou o nome de Philip Seymour Hoffman no radar de Hollywood. Essa atuação pode ser considerada a mais avassaladora e inconsolável de sua carreira.

Truman Capote in Capote.png01- Truman Capote em “Capote” (2005)

Direção: Bennett Miller

Sem dúvidas foi um dos maiores desafios já enfrentados por um ator no cinema. Uma tarefa nada fácil interpretar esse personagem legendário e cheio de particularidades com tanta maestria.


Lynn Colling

Publicitária e editora do blog Película Criativa.
Saiba como escrever na obvious.
version 2/s/cinema// @destaque, @hplounge, @obvious, @obvioushp //Lynn Colling