película criativa

O cinema em primeiro plano

Lynn Colling

Publicitária e editora do blog Película Criativa

20 filmes baseados em histórias reais que chegam aos cinemas em 2016

A seguir, confira algumas das principais estreias do ano, baseadas em histórias reais.


filmes-baseados-em-fatos-reais-2016.jpgTodos sabem que um dos esportes favoritos de Hollywood é adaptar histórias reais para as telas do cinema. Alguns dos filmes listados abaixo já estão em cartaz e outros ainda não possuem previsão de estreia, mas todos merecem uma atenção especial.

Também é preciso destacar que alguns dos filmes presentes na lista ganharam prêmios nesta temporada do Oscar 2016, como "Spotlight - Segredos Revelados" e "O Regresso".

JANEIRO

1. Spotlight: Segredos Revelados

Ganhador do Oscar de Melhor Filme, o drama mostra um grupo de jornalistas em Boston que reúne milhares de documentos capazes de provar diversos casos de abuso de crianças, causados por padres católicos. Durante anos, líderes religiosos ocultaram o caso transferindo os padres de região, ao invés de puni-los pelo caso.

ELENCO: Michael Keaton, Rachel McAdams, Mark Ruffalo.

2. Steve Jobs

A mais nova cinebiogravia de Steve Jobs mostra três momentos importantes da vida do inventor e empresário: os bastidores do lançamento do computador Macintosh, em 1984; da empresa NeXT, doze anos depois e do iPod, no ano de 2001.

ELENCO: Michael Fassbender, Kate Winslet, Seth Rogen.

3. Joy: O Nome do Sucesso

Dirigido por David O. Russell, o filme narra a história de Joy Mangano, uma mulher que se divide entre a jornada de mãe solteira com a de inventora. Ela tanto fez que tornou-se uma das empreendedoras de maior sucesso dos Estados Unidos.

ELENCO: Jennifer Lawrence, Robert DeNiro, Bradley Cooper.

4. Trumbo: Lista Negra

O roteirista Dalton Trumbo tem uma história singular em Hollywood: apesar de ter escrito algumas das histórias de maior sucesso da época, como A Princesa e o Plebeu (1953), ele se recusou a cooperar com o Comitê de Atividades Antiamericanas do congresso e acabou preso e proibido de trabalhar. Mesmo quando saiu da prisão, Trumbo demorou anos para vencer o boicote do governo, sofrendo com uma série de problemas envolvendo familiares e amigos próximos.

ELENCO: Bryan Cranston, Helen Mirren, Diane Lane.

FEVEREIRO

5. O Regresso

Alejandro G. Iñárritu recebeu o Oscar de Melhor Direção pelo filme que mostra a saga de Hugh Glass, um caçador de peles que parte para o oeste americano disposto a ganhar dinheiro. Atacado por um urso, fica seriamente ferido e é abandonado à própria sorte pelo parceiro John Fitzgerald, que ainda rouba seus pertences. Entretanto, mesmo com toda adversidade, Glass consegue sobreviver e inicia uma árdua jornada em busca de vingança.

ELENCO: Leonardo DiCaprio, Tom Hardy, Domhnall Gleeson.

6. 13 Horas: Os Soldados Secretos de Benghazi

O longa conta a história de um grupo de seis soldados privados que trabalham num complexo da CIA em Benghazi, na Líbia, em 2012. Em um aniversário dos atentados de 11 de setembro, eles precisaram defender um posto diplomático que recebe a visita de um embaixador americano, e que, obviamente, será um alvo de terroristas.

ELENCO: John Krasinski, James Badge Dale, Max Martini.

7. Horas Decisivas

Dirigido por Craig Gillespie, o longa é ambientado em 1952, quando uma grande nevasca leva uma plataforma de petróleo a se rachar, lançando 84 tripulantes ao mar. Enquanto a tempestade dificulta a sobrevivência do grupo, uma equipe de guardas costeiros tenta resgatar as vítimas.

ELENCO: Chris Pine, Casey Affleck, Ben Foster.

8. A Garota Dinamarquesa

Esta é a cinebiografia de Lili Elbe, que nasceu Einar Mogens Wegener e foi a primeira pessoa a se submeter a uma cirurgia de mudança de gênero. Em foco o relacionamento amoroso do pintor dinamarquês com Gerda e sua descoberta como mulher.

ELENCO: Eddie Redmayne, Alicia Vikander, Ben Whishaw.

MARÇO

9. Voando Alto

O filme mostra a história do primeiro grande saltador de esqui da Grã-Bretanha em sua jornada para ser aceito nas Olimpíadas de Inverno.

ELENCO: Taron Egerton, Hugh Jackman, Christopher Walken.

10. Conspiração e Poder

A produtora da CBS Mary Papes suspeita que o presidente George W. Bush usou a influência de seu sobrenome para não combater na Guerra do Vietnã. Com a ajuda de uma fonte, ela consegue os documentos necessários para a comprovação da denúncia e leva a história ao ar no programa 60 Minutes, apresentado pelo lendário Dan Rather. Ao invés de abalar a campanha de reeleição de Bush, no entanto, o que se vê após a exibição é um processo de descrédito das informações que coloca em xeque todo o trabalho da equipe de reportagem.

ELENCO: Cate Blanchett, Robert Redford e Topher Grace.

ABRIL

11. Uma Repórter em Apuros

O filme também é baseado no livro "The Taliban Shuffle: Strange Days in Afghanistan and Pakistan". Na trama, a jornalista narra suas memórias de guerra, após anos de trabalho no Afeganistão e Paquistão.

ELENCO: Tina Fey, Margot Robbie e Martin Freeman.

MAIO

12. Free State of Jones

O longa é ambientado durante a Guerra Civil Americana, onde o fazendeiro Newton Knight forma um grupo de rebeldes contra a Confederação. Ele é contrário à escravidão, mas também à secessão. Assim, reunindo pobres fazendeiros, o pequeno condado de Jones rompe com o grupo majoritário e forma um pequeno estado livre. Ao longo dos anos, Knight combate a influência racista do Ku Klux Klan e forma a primeira comunidade interracial do sul, casando-se com a ex-escrava Rachel.

ELENCO: Matthew McConaughey, Gugu Mbatha-Raw, Keri Russell.

JUNHO

13. I Saw The Light

Esta é a cinebiografia de Hank Williams, famoso cantor e compositor norte-americano de música country que fez sucesso no século 20. Casado com Audrey Mae Williams, o filme narra a rápida ascensão de Hank Williams à fama, tornando-se um cantor popular, e como isso afetou sua vida pessoal.

ELENCO: Tom Hiddleston, Elizabeth Olsen, Maddie Hasson.

JULHO

14. Life: Um Retrato de James Dean

O filme narra a história por trás das tentativas do fotógrafo da badalada revista Life, Dennis Stock, de fotografar a então estrela em ascensão, James Dean. Os dois viajam pelos Estados Unidos, acabam se tornando amigos e Stock percebe como um simples ser humano se transforma num ícone do cinema.

ELENCO: Robert Pattinson, Dane Dehaan, Ben Kingsley.

SETEMBRO

15. Gênios do Crime

A história gira em torno de Dave Ghantt, um guarda noturno de uma companhia de carros blindados no sul dos Estados Unidos que organiza um dos mais ousados assaltos a banco da história norte-americana. Mesmo sem ter experiência e contando com a ajuda dos colegas mais atrapalhados, ele consegue roubar 17 milhões de dólares.

ELENCO: Zach Galifianakis, Kristen Wiig, Owen Wilson.

DEZEMBRO

16. The Founder

O longa narra a história da ascensão do McDonald's e como o vendedor Ray Kroc adquiriu um restaurante dos irmãos Richard e Maurice "Mac" McDonald, no sul da Califórnia, e o transformou em um império alimentício que serve cerca de 68 milhões de clientes todos os dias. A trama ainda deve abordar como Kroc conseguiu manobrar a situação de forma que os irmãos perdessem o direito a franquia de fast food.

ELENCO: Michael Keaton, Laura Dern, Patrick Wilson.

17. Sully

Dirigido por Clint Eastwood, o filme narra o que aconteceu em 15 janeiro de 2009, quando o Capitão Chesley "Sully" Sullenberger pousou um avião em pane no Rio Hudson, salvando a vida dos 155 passageiros do voo US Airways 1549. "O milagre do Hudson" transformou o veterano piloto em um verdadeiro herói americano, mas o grande feito não foi capaz de impedir uma investigação rigorosa sobre sua reputação e carreira.

ELENCO: Tom Hanks, Aaron Eckhart, Laura Linney.

SEM PREVISÃO

18. Snowden

Dirigido por Oliver Stone, o filme mostra a história de um ex-funcionário da CIA que divulgou para a imprensa uma série de documentos sigilosos da Agência de Segurança Nacional dos EUA que comprovaram atos de espionagem do governo norte-americano.

ELENCO: Joseph Gordon-Levitt, Shailene Woodley, Melissa Leo.

19. Genius

Esta é a cinebiografia de Max Perkins, um dos editores literários mais famosos do mundo. Apostando em jovens talentos, ele descobriu nomes fundamentais da literatura como F. Scott Fitzgerald, Ernest Hemingway e Thomas Wolfe. O filme acompanha a vida pessoal e Perkins e sua relação complicada com os escritores, cujas obras foram fortemente influenciadas pelo trabalho do editor.

ELENCO: Colin Firth, Jude Law, Nicole Kidman.

20. Queen of Katwe

Dirigido por Mira Nair, o longa narra a história de uma garotinha que mora numa área rural de Uganda e vive no meio da pobreza e da desolação. Apesar da vida difícil ela não deixa de sonhar. Seu sonho é ser campeã no jogo de xadrez.

ELENCO: Lupita Nyong'o, David Oyelowo.


Lynn Colling

Publicitária e editora do blog Película Criativa.
Saiba como escrever na obvious.
version 35/s/cinema// @obvious, @obvioushp, @obvious_escolha_editor //Lynn Colling