Os contos de fada fotográficos de Katerina Plotnikova
Era uma vez, uma sociedade que não dispunha dos vários recursos de entretenimento que temos hoje, uma época em que o cinema e os livros ainda não existiam. Lá, naquele tempo, existiam as fábulas e os contos, que eram transmitidos no boca-a-boca, de geração em geração, através dos anos. Pequenas estórias que eram contadas às crianças na beira de suas camas, com o objetivo de transmitir de forma lúdica valores ou crenças que eram considerados importantes.
Tais estórias colocavam os heróis e heroínas em situações de dilema, conflito, dificuldade e vitória, e as crianças que as escutavam se identificavam e aprendiam uma lição que carregariam consigo pelo resto da vida - até que tivessem filhos e contassem a eles a mesma narrativa.
O poder do conto de fadas é tão grande que até hoje, séculos depois, a magia deles permanece. A forma de contá-los pode ter se alterado muito ao longo do tempo, mas a essência e a fantasia que eles carregam não se perdeu. Estúdios como a Disney podem até mudar um pouco o enredo original de um conto de fadas, mas ninguém pode negar que eles continuam sendo marcantes e importantes para a formação de qualquer pessoa, de qualquer idade, em qualquer época.
Os contos de fada extrapolaram os limites da literatura e do cinema, ou seja, os limites da língua falada e escrita, e chegaram na fotografia - mesmo muda, muito expressiva. Aqui, destacamos uma fotógrafa russa que retrata lindamente contos de fada: Katerina Plotnikova.
Katerina consegue captar, em suas fotografias, muito além de um cenário digno de contos de fada. Ela consegue criar uma atmosfera mágica e pequenas estórias em cada uma delas, com suas belas e já adultas princesas. Suas fotos retratam não uma inocência oca e sem graça, mas sim, uma inocência de criança ousada e fantástica, como se suas fotos fossem tomar vida e criar mundos paralelos.
Ela, ainda, consegue trazer uma dose de realismo a cenários e figurinos que poderiam facilmente cair no ridículo e no carnavalesco. Apesar de desenvolver um trabalho baseado em sonhos e fábulas, suas fotos tem consistência e solidez, nos fazendo acreditar que os contos de fada realmente existem.
Particularmente, eu nunca deixei de acreditar neles. A vida é muito cinza e áspera sem doses do Fantástico no dia-a-dia - vamos nos tornando muito pesados, muito sérios, muito... adultos. Portanto, é imprescindível que existam artistas como Katerina por aí, para nos lembrarmos de que somos muito mais do que este asfalto e concreto que vemos todos os dias.
Lembrando disso, seremos felizes para sempre.
Para quem quiser ver mais fotos de Katerina, recomendo sua página no Facebook.