Jardim de Flores
Alexandra Sophie é uma fotógrafa francesa, de 22 anos, que nunca fez nenhum tipo de curso formal ou técnico em Fotografia. Não bastasse seu aparente talento natural para a arte, ela também criou um projeto polêmico e instigante chamado Jardin Fleuri (Jardim de Flores, em francês).
Alexandra não gosta de conhecer suas modelos antes, tampouco as locações das fotografias. Ela prefere conhecer tudo no momento de fazer o ensaio fotográfico, pois acredita que isso mantém a espontaneidade e liberdade das criações. Com o passar do tempo, sentiu uma maior necessidade de criar fotos com conceitos mais profundos, e daí surgiu o Jardin Fleuri.
Neste projeto, várias mulheres foram fotografas com flores cobrindo suas partes íntimas - e esta é a parte polêmica. As fotos chamam a atenção pelo erotismo, mas não é só isso que há para ser visto.
Já a parte instigante é o conceito por trás da foto. Alexandra quis fazer um projeto que fosse uma celebração a ser mulher e uma homenagem a todas as fases e idades que a mulher passa ao longo de sua vida. A parte que mais gosto do que levou Alexandra a criar este ensaio fotográfico é mostrar ao mundo, e às próprias mulheres, que todas nós somos mais do que apenas mães (atuais ou futuras) e que não precisamos seguir uma linha de vida específica e limitada.
Cada flor representa uma época da vida da mulher, um estágio que ela deve viver intensamente, sem pensar no que vem depois - as flores morrem, assim como as etapas vão embora, e precisamos ver a beleza de ambas enquanto há tempo.
Confira o projeto dela aqui.
Para ver os outros trabalhos dela, ela tem sua página pessoal e também um perfil no Flickr e no 500px.