pindorama

"é proibido pisar na grama. o jeito é deitar e rolar" (r. chacal)

victor costa

estudei filosofia, roteiro de cinema, artes visuais e comunicação | fui professor de escola pública, sou roteirista, redator e produtor cultural. vejo o mundo a partir da cidade do rio de janeiro | [email protected]

  • periodo-helenistico-escultura.jpg
    o jardim de epicuro
    Epicuro foi um filósofo grego que viveu de 341 a 271 a. C. Nasceu na colônia ateniense da Ilha de Samos (hoje região litorânea da Turquia) e faleceu em Atenas. Vivenciou o início da Helenização: a expansão da cultura grega, depois do domínio ...
  • 164-Lavagem-do-Bonfim-BA-1975.jpg
    Você já leu Jorge Amado, nego? Não? Então leia.

    Qual a relação do jovem Jorge Amado com o Comunismo?

  • marx-peronista.jpg
    Recepção do marxismo no Brasil

    O leninismo foi o caminho que o Brasil usou para se aproximar do marxismo. Um nome merece destaque neste contexto: Octavio Brandão, um dos principais teóricos do PCB na década de 1920. De que forma nós recepcionamos o marxismo nessa nossa Terra de Pindorama?

  • tarzan4.jpeg
    A crise do macho

    Desde os primórdios da civilização, a divisão das tarefas entre homem e mulher faz da atividade guerreira uma função masculina. Por quê? E o homem contemporâneo, assume a sua (im)postura guerreira?

  • ulisses_e_as_sereias.jpg
    Firmes no leme, marujos

    No fim da Odisseia, depois da guerra de Tróia, e já na volta de Ulisses a Ítaca, lemos o episódio "canto das sereias". O que esta alegoria ainda nos diz sobre a relação do masculino com o feminino? Estudando a evolução de um caráter masculino na História, seria possível um salto de Homero a Marx?

  • 585oedipus-rex-1895 renois.jpg
    Édipo sem culpa

    A história é muito conhecida: Édipo mata o pai e se casa com a mãe. “Édipo Rei”, texto escrito no século V a.C., transitou do teatro à literatura, pintura, música, filosofia, psicanálise e ganhou a cultura pop. Édipo atravessa os séculos carregando a mancha dos erros que cometeu. Mas, para nós, fragmentos pós-modernos, Édipo é realmente culpado pelo que fez?