poética do desassossego

Literatura, filosofia e artes visuais: crítica e contemplação.

Matheus Arcaro

Escritor? Artista plástico? Professor de Filosofia e Sociologia? Tudo isso e nada disso. Intersecção, hiatos e expansão.

O sotaque de Platão

David Hume escreveu que toda generalização é metafísica. Eu acrescento: toda metafísica é substrato para algum tipo de preconceito.


preconceito.jpg

Costumo dizer que toda teoria já é, em si, uma prática e toda prática está perpassada de teoria. E algumas teorias que conduzem nosso comportamento estão de tal modo arraigadas que, seja por desconhecimento ou falta de perspicácia, raramente são percebidas.

Exemplo disso aconteceu comigo recentemente, quando ouvi de um conhecido: "acho tão diferente o sotaque dos baianos".

Provavelmente sem saber, o jovem evocava Platão. Sim, porque essa é uma asserção metafísica, já que carrega em seu bojo a noção de que existe o modo certo de falar: o do sudeste, mais especificamente o das capitais. Todas as outras pronúncias, nada mais seriam do que derivações deformadas desse paradigma.

platão_caricatura.jpg

Logo, os que não falam "sulês" e queiram alcançar o "sucesso” (como trabalhar na TV, por exemplo), devem "sair da caverna", ou seja, perder o sotaque.

Sem perceber que não existe "perder o sotaque", mas sim substituir um sotaque por outro, essas pessoas continuam reproduzindo o velho dialeto das ideias platônicas.


Matheus Arcaro

Escritor? Artista plástico? Professor de Filosofia e Sociologia? Tudo isso e nada disso. Intersecção, hiatos e expansão..
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/Filosofia// @destaque, @obvious //Matheus Arcaro