poética do desassossego

Literatura, filosofia e artes visuais: crítica e contemplação.

Matheus Arcaro

Escritor? Artista plástico? Professor de Filosofia e Sociologia? Tudo isso e nada disso. Intersecção, hiatos e expansão.

A futebolização da política

Enquanto tratarmos a política como se fôssemos torcedores de futebol, continuaremos na superfície da questão.


futebol_terno_gravata.jpg

Parece que o ser humano tem uma tendência a se posicionar nos pólos. E, quando o assunto é política, tal maniqueísmo se mostra mais evidente. Não estou me colocando de fora. Ao contrário: muitas vezes me pego nessa falácia.

Como isso se dá?

De um lado, uns vibram porque o apartamento ou o sítio têm relação com Lula. E gritam, com sangue na voz, que o ex-presidente deve mofar no xadrez. Do outro lado, há comemorações porque descobriu-se que FHC tinha uma amante e também contas no exterior.

Óbvio que há manipulação midiática, em especial contra os partidos de esquerda. Contudo, não é legítimo afirmar que toda notícia veiculada na grande mídia seja "golpista".

A questão é que o jogo político tem inúmeras nuances. Não há os mocinhos de cá e os vilões de lá. Existe, como afirmara Foucault, uma trama; uma microfísica do poder.

Se somos animais políticos como dissera Aristóteles, podemos e devemos vislumbrar a política de um modo mais profundo, analisando suas várias facetas e possibilidades, inclusive nos atos e palavras do dia-a-dia.

Porque se continuarmos com a futebolização da política não discutiremos o que mais importa: seu âmbito estrutural. Continuaremos,como diria Raul Seixas, "travando a inútil luta com os galhos, sem saber que é lá no tronco que está o coringa do baralho".

E continuaremos a simplesmente reproduzir o status quo e os podres poderes.


Matheus Arcaro

Escritor? Artista plástico? Professor de Filosofia e Sociologia? Tudo isso e nada disso. Intersecção, hiatos e expansão..
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/sociedade// //Matheus Arcaro