poética prosa

por Manú Sena

Manú Sena

Cineasta em formação, é formada em Letras e professora de Literatura e artes.Gêmeos com ascendente em escorpião, vive num mundo particular feito de gatos, filmes,livros,músicas e um bom café

Poesia do traço: por entre as cores de Hajin Bae

Coloridas, exóticas e vivazes, as ilustrações de Hajin Bae saltam à vista, translúcidas.


tumblr_mwz4hgAQB31qbc8lko1_r1_1280.jpg

Ilustradora e designer gráfica, Hajin Bae tem 36 anos e mora em Seul, onde nasceu. Desenha desde os três anos de idade e afirma que "suas ilustrações possuem dois estilos: Dia e Noite. As ilustrações do dia são, na maior parte, desenhos de mulheres, afiadas e sofisticadas. Já as que representam a noite, são mais tranquilas, em tons de profundo azul amarelo e limão para expressar o cenário sereno da noite.", ela diz.

tumblr_mfm2mwIm5i1qdhfhho1_1280.jpg

Mas, do que um artista é feito? Com qual fina camada de estrelas ele é costurado? Nietzsche afirma que "a arte existe para que a verdade não nos destrua." E é exatamente isso. O que é belo, o que é digno de nota, (ainda que o conceito do que se convencionou chamar de beleza seja fluido) funciona, muitas vezes, como válvula de escape para os dias ruins e tristes, para os dias em que arrastamos nossa existência por entre os dias cansativos. Em dias assim, não somos mais que seres humanos cansados de ser adultos, querendo voltar para casa e brincar, seja com nossos filhos ou netos, ou com nossa criança interior.

tumblr_mhjd5dsT3b1qbc8lko1_1280.jpg

tumblr_mjkkbzi4JM1qbc8lko1_1280.jpg

Hajin desenha sobre o seu mundo, sobre as coisas que gosta, como quem borda sonhos feitos de imagens. Como quem diz que se a gente não impele vento ao que acreditamos, nossos sonhos estarão sempre à deriva e nunca pousarão no espaço idílico da realização. Porque se a gente não acredita e não tira do mais recôndito da alma forças, mesmo quando tudo parece ir mal, não haverá ninguém que nos levante a não ser nós mesmos. E, se por ventura, pensarmos em desistir, mas ainda assim deixarmos que este vento nos incentive a voar, seremos tudo que quisermos. Seremos rei, fada ou gnomo, seremos senhores e donos do mundo, seremos o que quisermos ser, mesmo que pareça impossível, mesmo que soe desconexo com o que vivemos, com a nossa realidade ou cotidiano, porque - como diria o sábio Pessoa - "somos do tamanho do que vemos, e não do tamanho da nossa altura."

tumblr_ml4bzhSQZK1qbc8lko1_r3_1280.jpg

tumblr_nbhv32MlCm1qbc8lko1_1280.jpg

O mundo de Hajin Bae é feito de sonhos. Porque é deles que a nossa matéria é feita, já disseram. E eu, só posso concordar.

tumblr_mucijvieZ81qbc8lko1_1280.jpg

Para encontrar mais desenhos da Hajin Bae clique aqui e aqui!

tumblr_nkv6xp3zqF1qbc8lko5_1280.jpg


Manú Sena

Cineasta em formação, é formada em Letras e professora de Literatura e artes.Gêmeos com ascendente em escorpião, vive num mundo particular feito de gatos, filmes,livros,músicas e um bom café.
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/design// @obvious, @obvioushp //Manú Sena