polifonia sem fio

Percepção e Representação de Mundo

Aline Vaz

Doutoranda e Mestre em Comunicação e Linguagens, especialista em Cinema e graduada em Letras, pela Universidade Tuiuti do Paraná - pesquisadora no GP GRUDES - Desdobramentos Simbólicos do Espaço Urbano em Narrativas Audiovisuais gpgrudes.com

Relatos Selvagens – Instinto Urbano

É possível perceber uma interferência na recepção da linguagem, o sistema de pensamento não compreende a língua do outro, não decodificamos os discursos que contrariam nossas verdades.


erica-rivas-em-cena-de-relatos-selvagens-1413483857763_956x500.jpg

Considero a paciência uma das melhores qualidades, o paciente sabe esperar, encontra a tranquilidade e toma café com as tempestades, sem bagunçar os cabelos. O filme argentino, Relatos Selvagens, dirigido por Damián Szifron, apresenta nós a nós mesmos, somos personagens impacientes, vingativos, impulsivos e fazemos tempestade em copo d’ água. Ao mesmo tempo em que somos maus, somos vitimas, de bom todo mundo tem um pouco, de mau todo mundo tem de sobra.

Olhar para a sociedade é conversar com nós mesmos, vitimas e culpadas do sistema em que vivemos, a paciência é perdida, perdemos o controle, somos perdidos.

Damián Szifron nos coloca em um processo de identificação com episódios que se unem com o mesmo talento que temos para criar uma bola de neve, temos o dom de complicar, de criar problemas maiores do que seriam se abstraídos, se fossemos racionais, acho que não somos.

darin.jpg

Procuramos alimentar as emoções e nos entediamos, o cotidiano não é emocionante, ficamos nervosos, ficamos insanos, nos jogamos no abismo da existência e abismamos nossos espectadores que observam com rigidez e superioridade, mas cinco minutos depois estão cavando o próprio abismo. O tédio manifesta nosso instinto selvagem, aciona a busca pela sobrevivência do mais forte, queremos sobreviver, não somos fortes.

Marshall Berman sinalizou a existência de um tipo de experiência vital — experiência de tempo e espaço, de si mesmo e dos outros, das possibilidades e perigos da vida — que é compartilhada por homens e mulheres em todo o mundo. Experimentar implica conflitos, é preciso entrar em contato, há interferência de entendimento, objetivos.

388856.jpg

É possível perceber uma interferência na recepção da linguagem, o sistema de pensamento não compreende a língua do outro, não decodificamos os discursos que contrariam nossas verdades, rompemos com o que nos diferencia de outros animais, a partir do momento em que não se torna possível construir um discurso que dá e recebe, que espera a pausa do outro, que transforma o tédio em uma boa conversa de quem processa códigos comunicacionais e considera o que ouve, diz o que pretende e também é considerado, nos tornamos selvagens.

Você já perdeu o controle hoje?


Aline Vaz

Doutoranda e Mestre em Comunicação e Linguagens, especialista em Cinema e graduada em Letras, pela Universidade Tuiuti do Paraná - pesquisadora no GP GRUDES - Desdobramentos Simbólicos do Espaço Urbano em Narrativas Audiovisuais gpgrudes.com.
Saiba como escrever na obvious.
version 2/s/cinema// @destaque, @hplounge, @hp, @obvious, @obvioushp, @obvious_escolha_editor //Aline Vaz