polimorfismo cultural

A cultura transposta num polimorfismo de subversão cognitiva... pare, leia e transcenda!

Leandro Godoy

Sou o criador, editor chefe e escritor do site Cinema e Fúria. Gosto dos mais malucos exploitations, aos cultuados filmes de arte até ao mainstream do cinemão pipoca. Meus outros interesses são: odontologia, literatura e música.

  • News_en-Mustang-1.jpg
    11 Filmes Para se Pensar nos Direitos Femininos na Nossa Sociedade

    Com a recente tragédia que se abateu na sociedade brasileira, onde um caso de estupro coletivo tomou conta das mídias e levantou questões sobre os direitos das mulheres na sociedade e seu lugar nesse universo culturalmente machista, decidi criar esta lista.

  • iron-man-3-tony-stark.jpg
    A Idiocracia da ''cultura nerd'' no Cinema

    A cultura nerd chegou num patamar muito distante das propostas estabelecidas pela industria desde o seu surgimento que é o conteúdo de qualidade voltado para pessoas que queiram se aprofundar mais num conceito de gênero, mídias e universos. O que aconteceu com essa ''cultura nerd'' no cinema?


  • page.jpg
    50 Filmes Latino-Americanos que Você Precisa Assistir

    Estes filmes são para mim as mais importantes obras que melhor definem o cinema latino-americano assim como são um retrato político, social e cultural desta fascinante porção do mundo ocidental. Estas obras-primas são a máxima expressão de artistas latinos e suas visões de como estes países foram fundados e de como sua população se comporta em relação ao restante do mundo e de todos os problemas que nós latinos enfrentamos em nossos cotidianos.

  • whiplash.jpg
    Whiplash: A Imperfeição do Ego

    Este drama com certeza é uma obra-prima, não apenas pelo o seu conceito artístico exacerbado pela a direção frenética e delicada de Damien Chazelle que também escreveu o seu roteiro mas por sua imagética que nos prende na linha de frente de tudo o que o jazz representa como força, emoção, técnica, energia sobre-humanas.

  • Ditadura-no-Brasil_Evandro-Teixeira.jpg
    11 Filmes que Você Precisa Assistir para Compreender a Ditadura Militar no Brasil

    Com a recente paranoia comunista vivida por uma parcela considerável da sociedade brasileira, um grande número de pessoas estão se voltando para uma nova onda de nazifascismo com a aclamação pela a volta da ditadura militar que consequentemente, é tentadora em momentos de instabilidade como o que vivemos atualmente. Algo que apenas beneficia os extremistas histéricos, conservadores malandros e fundamentalistas oportunistas.

  • chef-2014-poster01.jpg
    Chef: Uma Deliciosa Comédia

    O novo filme do cineasta Jon Farevau é uma ode à gastronomia e todas sensações que ela proporciona, como uma degustação de bons sentimentos e leveza de espírito.

  • dunejodorowsky.jpg
    Duna de Jodorowsky: uma Obra-Prima Além de Nosso Tempo

    Para quem é aficionado por toda cultura que engloba o universo da ficção científica este documentário pode ser uma experiência única de sentimentos fortes trazidos pela frustração, fúria, saudosismo e prazer incondicionais. O filme mostra a glória e a derrocada de um dos filmes que poderia ter sido um dos mais importantes da história do cinema, sem nenhum exagero. O filme em si é a adaptação de DUNA, a obra-prima literária escrita por Frank Hebert que impressionou gerações por seu conteúdo filosófico, surreal e político.

  • Quentin-Tarantino-007.jpg
    Os 20 Westerns Spaghettis favoritos de Quentin Tarantino - Todos os Filmes On-Line

    Estes filmes são grandes obras-primas do gênero western spaghetti, você poderá assisti-los on line clicando no título do filme. Bons filmes!

  • tumblr_n3vwjbYbZT1rm8cr1o1_500.jpg
    Fight Club: Os 15 anos de um dos Filmes mais subversivos de todos os tempos.

    O filme Fight Club ou como é conhecido no Brasil Clube da Luta, estreou em 1999 e depois de 15 anos, continua sendo um dos filmes mais provocativos das últimas décadas. O filme possui um conteúdo anárquico que afronta todos os valores da sociedade de consumo moderna.

  • nightdead1.jpg
    Cinema Revival: A Noite dos Mortos Vivos

    A Noite dos Mortos Vivos de 1968 é o filme de terror mais influente e importante da história do cinema, não apenas pelo fato dele ser uma obra que revolucionou e moldou os padrões de uma das criaturas do submundo mais cultuada de todos os tempos, mas também pelo o fato deste filme criticar a instabilidade sócio-política que vivia os EUA neste período. A guerra do Vietnã estava no seu auge, e a cultura do medo se alimentava do temor do holocausto nuclear e da paranoia de uma invasão comunista disseminadas pela guerra fria.

  • tumblr_lqubc3pdCS1ql4awto1_500.jpg
    Profondo Rosso: Prelúdio de Sangue

    Profondo Rosso (Itália), Deep Red (EUA) e Prelúdio para Matar (Brasil) é sem dúvida um dos maiores clássicos do cinema italiano, um cult movie essencial para os aficionados por filmes de suspense e terror.

  • pic.jpg
    O Lobo de Wall Street: O Mercado Financeiro segundo Scorsese.

    O novo filme de Martin Scorsese é uma aula sobre cinema, uma adaptação sem amarras morais de uma vida degenerada de um dos maiores lobistas da história financeira dos EUA.

  • tumblr_liqvr25cvt1qa3w08o1_r1_500.jpg
    Filmes Que Inspiraram Quentin Tarantino Para a Realização de Kill Bill... Ou Parece!

    O título da postagem possui a terminação ''... Ou Parece!'' Devido ao livro ''Quentin Tarantino: Arquivos de um Fanático Por Cinema'' escrito pelo o jornalista Paul A. Woods, neste livro Tarantino tenta desmistificar a ideia de que seus filmes são inspirações - e para alguns, plágios! - de outros filmes. Eu pessoalmente duvido de Quentin Tarantino mas acreditar ou não fica a critério de cada um, já porque os filmes são muito parecidos e em algumas situações iguais com os filmes que irei listar aqui, e se a dúvida persiste o melhor é ficar com o óbvio. Sou da filosofia pragmática de Sir. Arthur Conan Doyle: ''O mundo está cheio de coisas óbvias que ninguém jamais observa.''

  • 36767.jpg
    Fruitvale Station: A Última Parada de Oscar Grant

    Fruitvale Station de 2013 é um filme baseado em fatos reais e plasticamente verossímel que acompanha as últimas horas de vida de Oscar Grant, brilhantemente interpretado por Michael B. Jordan. Um retrato da vida de muitas pessoas comuns, um conto da injustiça, uma ópera dos impropérios provocado por uma grande tragédia.

  • 23040 - The Flesh and the Fiends.jpg
    The Flesh and the Fiends: Uma parábola obscura da medicina.

    Este filme é uma macabra parábola da história real do ''Monstro de Edinburgo'' ou do Dr. Robert Knox, um importante cientista nas descobertas da anatomia humana.

Site Meter