polimorfismo cultural

A cultura transposta num polimorfismo de subversão cognitiva... pare, leia e transcenda!

Leandro Godoy

Sou o criador, editor chefe e escritor do site Cinema e Fúria. Gosto dos mais malucos exploitations, aos cultuados filmes de arte até ao mainstream do cinemão pipoca. Meus outros interesses são: odontologia, literatura e música.

10 fabulosos Filmes Trash

Os filmes que são considerados do gênero trash são obras bastante complexas de se rotular, até porque não existe uma linha a se seguir neste segmento que aqui no Brasil tem o nome de cinema de bordas. Este tipo de arte é feita por pessoas bastante criativas que não conseguem acumular um capital modesto para realizar um filme com muitos recursos. O cinema trash vem acumulando ao longo do tempo vários adeptos e milhares de fãs, aqui nesta lista vou tentar colocar alguns dos filmes que serviram de inspiração para vários realizadores e que são em sua maioria trash por natureza, estes filmes são os meus favoritos e existem milhares de outros filmes deste segmento que não estarão nesta lista, se você lembrar de mais alguns, por favor poste nos comentários. Lembrando que os filmes estão listados de forma aleatória e não hierárquica. Divirtam-se!


10- Street Trash (Direção: J. Michael Muro, 1987)

tumblr_mq6y50ET7i1qm28oro1_500.jpg

Este filme é de uma podreira sem igual, mendigos sujos e decrépitos, necrofilia, roteiro absurdo, efeitos de garagem toscos e exagerados e muito lixo! Este filme é uma comédia de horror bastante interessante, e já vou avisando, ele é muito polêmico e ofensivo para os mais puritanos, aliás, todos os filmes desta lista o são. Este filme é TRASH por excelência!

09 - Fome Animal (Direção: Peter Jackson, 1992)

braindead.jpg

Este filme foi feito logo após Nausea Total a sua obra-prima neste segmento. Aqui Peter Jackson concebe um filme bastante divertido e extremamente exagerado e bastante gore com zumbis monstruosos por toda a parte, o trabalho de maquiagem e criação das criaturas bizarras são sensacionais, aqui vemos o que estes realizadores de filmes trash conseguem fazer com um orçamento modesto, uma prova maior disto seria a trilogia Senhor dos Anéis.

08- Wild Zero (Direção: Tetsuro Takeuchi, 2000)

wild_zero_w01.jpg

O filme tem tudo que o gênero TRASH de horror pede: Zumbis, situações bizarras, violência, nudez, comédia nonsense e muito rock n roll! Um filme bastante criativo e surreal, uma viagem pelo mundo underground japonês.

07- O Vingador Tóxico (Direção: Lloyd kaufman, Michael Herz, 1984)

the-toxic-avenger-remake.jpg

Lloyd Kaufman é considerado um dos diretores mais icônicos do gênero, seu filme O Vingador Tóxico é uma obra-prima do TRASH e redefiniu o subgênero do Trash que mistura comédia e terror, o famigerado ''TERRIR". Efeitos toscos, direção amadora, atuações caricatas, edição largada, cenas extremamente engraçadas de perversão total e muita criatividade. Este filme é uma ofensa aos mais conservadores e aos intelectuais da sétima arte. Esta obra representa a forma que o divertidíssimo e talentoso Lloyd Kaufman enxerga o cinema, esta é sua convicção de como se fazer filmes. Sensacional!

06- Dark Star (Direção: John Carpenter, 1974)

dark star.jpg

Este filme é sem dúvida o filme TRASH de maior excelência desta lista, um filme de um peso enorme para todo gênero, ele redefiniu o estilo TRASH Sci-fi. Este filme foi criado para os fãs de Star Wars, ele é considerado o 2001: Uma Odisséia no Espaço do gênero. Com um roteiro muito inteligente e original que não deixa nada a desejar para qualquer filme clássico de ficção científica, com efeitos toscos e muita criatividade, John Carpenter e Dan O´Bannon conceberam este hilário e extraordinário filme, talento que depois viria a ser reconhecido em várias obras-primas do cinema mundial, como O Enigma do Outro Mundo e Alien.

05- Zombie 2 (Direção: Lucio Fulci, 1979)

Zombie_vs._shark.jpg

O mestre do gore italiano Lucio Fulci dirigiu este que é um dos filmes mais sensacionais do gênero TRASH que tem os zumbis como temática. Ele concebeu este filme com poucos recursos e bastante criatividade, criando cenas antológicas como a luta de um tubarão com um zumbi no fundo mar, elevando os padrões dos filmes TRASH os colocando em um nível de excelência no cinema mundial.

04- Pink Flamingos (Direção: John Waters, 1972)

tumblr_mqfi6rZCio1qhnnqko1_500.jpg

Este filme é uma grande ofensa, ele é polêmico, sujo, nojento, violento... e brilhante! Não sei como definir este que é um clássico não só do cinema TRASH mais do cinema como um todo, com um roteiro que define de uma forma politicamente incorreta e com muito humor negro toda uma geração, na época ele foi depreciado por críticos e colocado num patamar de ser o filme mais polêmico de todos os tempos, lógico que hoje os tempos são outros e o filme não é tão polêmico assim, apesar de ter cenas que ainda causam náuseas, como a cena em que a personagem principal come um pedaço de cocô de cachorro, um pedaço de verdade e não cenográfico!

03- Dellamorte Dellamore (Direção: Michele Soavi, 1994)

tumblr_ma0m17GON71qfhre5o4_1280.jpg

Este filme italiano elevou o TRASH para um nível mais filosófico e intelectual, duas características que antes não eram tão fundamentais. O filme contem questões filosóficas sérias sobre vida e a morte, amor e ódio, existência e inexistência e crítica social. O filme também é uma obra sobre mortos-vivos bastante interessante e original, não só do TRASH mas de todo o gênero de horror. Clássico absoluto!

02- A Morte do Demônio (Direção: Sam Raimi, 1981)

evil-dead-ii-1987-04-g.jpg

Este filme é considerado o melhor filme de terror de todos os tempos, por críticos, cinéfilos e cineastas. Ele redefiniu os filmes de horror com temática sobrenatural, as possessões demoníacas nunca mais foram as mesmas no cinema. Com muito gore, humor negro, maquiagens bizarras e ação alucinada o filme mantém este posto hegemônico até hoje, este é o filme Trash mais cultuado de todos os tempos e sua legião de fãs é incalculável.

01-Trash - Náusea Total (Direção: Peter Jackson, 1987)

bmovies-badtaste.jpg

Este filme é considerado o Cidadão Kane dos filmes TRASH, com muita pouca grana e com uma criatividade extraordinária, característica fundamental não só deste filme mas de toda filmografia de Peter Jackson, o diretor criou esta que é uma obra-prima do gênero e considerado por muitos malucos fãs de filmes Trash como sendo o melhor filme de Peter Jackson. Aqui o diretor já demonstrava todo o seu talento como contador de estórias fantásticas, com muito gore e efeitos de garagem ele criou um dos mais divertidos filmes TRASH de todos os tempos.

Visite e conheça a página do Cinema e Fúria no facebook e o blog para ficar por dentro de mais opções de filmes dos mais variados temas. Obrigado.


Leandro Godoy

Sou o criador, editor chefe e escritor do site Cinema e Fúria. Gosto dos mais malucos exploitations, aos cultuados filmes de arte até ao mainstream do cinemão pipoca. Meus outros interesses são: odontologia, literatura e música..
Saiba como escrever na obvious.

deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do autor do artigo sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
version 12/s/// @destaque, @obvious //Leandro Godoy
Site Meter