polimorfismo cultural

A cultura transposta num polimorfismo de subversão cognitiva... pare, leia e transcenda!

Leandro Godoy

Sou o criador, editor chefe e escritor do site Cinema e Fúria. Gosto dos mais malucos exploitations, aos cultuados filmes de arte até ao mainstream do cinemão pipoca. Meus outros interesses são: odontologia, literatura e música.

Breaking Bad: Um Breve Olhar Sobre Esta Série Genial

Breaking Bad é a série que redefiniu os padrões televisivos e que é um dos maiores sucessos deste segmento nos últimos tempos. A mente brilhante criadora desta série se chama Vince Gilligan, um exímio contador de estórias que tem a ousadia como a roda dentada de seu sucesso.


tumblr_mryuzh081l1szygw3o1_400.jpg

A série Breaking Bad é um divisor de águas, assim como foi Sopranos, The Wire e Dexter. A série foca em assuntos polêmicos e disseca a natureza humana de forma brilhante, uma simbiose perfeita entre o drama, suspense e ação. Uma série que já se tornou um clássico da contracultura moderna nos EUA, uma crítica ácida ao sistema que forma o ''american way of life''.

Walter White é a personificação de todos os adjetivos que formam a personalidade de uma pessoa com um intelecto elevado que em sua depressão busca desesperadamente a redenção para o seu fracasso profissional e pessoal que acarreta a quem tem a perseverança cega de atingir esta meta inócua, o preço alto que se paga para alcança-la de forma desgovernada.

tumblr_mrz50r2iLm1rd4hpjo1_1280.jpg

Walter White é brilhantemente interpretado por Brian Carnston que tem neste anti-herói o trabalho mais marcante de sua carreira. Walter White ao meu ver, em seu negócio como um químico que fabrica metanfetamina, nunca obteve a supremacia que ele tanto queria suprir de uma vida de fracassos e más escolhas, ao contrário, sua sorte é a sua queda, suas pequenas atitudes pretensiosas, egocêntricas e egoístas levaram à grandes consequências que atingiram de forma negativa todos a sua volta, sujou suas mãos de sangue inocente e levou a destruição direta e indireta de várias vidas.

A personagem deixa claro sua vontade de ter sido reconhecido como a um notável químico e físico na escolha do pseudônimo criminoso que ele adota para si, o nome do físico alemão ganhador do prêmio nobel, Werner Heisenberg. A cada nova temporada vemos a metamorfose completa de um amoroso, ambicioso e fracassado professor de química do ensino médio e pai de família num perfeito psicopata, isto que é a genialidade desta série, de forma natural e metódica ela nos apresenta esta transformação e nos faz acreditar que isso realmente pode ser possível.

1280-breaking-bad-walter-white.jpg

Cada um dos personagens secundários formam a base da série e também sustentam a complexidade da personagem principal, eles são estadunidenses comuns vivendo suas vivas e que também almejam de forma menos obsessiva o ''american way of life'' e sofrem do bem e do mal que esta busca proporciona. Walter White modifica para sempre suas vidas os levando a lugares obscuros os fazendo ultrapassar os diversos limites que suas vidas maquinais e minimalistas impõem, colocando abaixo tudo que eles acreditavam, e o que é mais genial, eles não percebem que é Walter quem está por trás destas atitudes e quando percebem já é tarde demais, e ao invés de barra-lo, elas se tornam cúmplices de seus crimes ou o choque é tão infernal que os deixam perplexos e incapazes de tomar atitudes racionais. Walter se aproveita da ingenuidade destas pessoas que julgam tudo de forma bastante simplória para manipula-las e ludibriá-las a seu favor.

tumblr_mrzdweZBFK1ri7c4yo1_1280.jpg

A metanfetamina é um personagem secundário da série, hoje nos EUA ela é a principal droga consumida entre os jovens e a série foca de forma direta neste assunto, tentando levar os tabus abaixo. A séria também procura enfatizar como o sistema policial é frágil mesmo com todos recursos tecnológicos a seu favor, ele ainda é desprovido de pessoas que raciocinam de forma não ortodoxa, ou seja, que não siga a risca os regulamentos e os atos pré-determinados, também questiona o fato de que, como alguém desprovido de qualquer suspeita se portando como um bom samaritano ou como um homem de família de moral integra pode facilmente enganá-lo. Nesta série nada é o que aparenta ser.

Outro personagem principal da série é o câncer e todas as adversidades que ele provoca no indivíduo que o porta e na sua família, desde o seu agressivo tratamento até as relações pessoais e interpessoais do doente. Walter White luta contra um fatal carcinoma pulmonar, é esta condição que o faz reavaliar sua vida e também o faz entrar no mundo do crime organizado afim de deixar algum espólio para sua família que não seja a humilhação de dívidas astronômicas devido ao caro tratamento, angústias comuns nas famílias de classe média dos portadores de câncer e outras doenças graves que não possuem o bastante para bancar o caro serviço de saúde norte-americano. A personagem vivido por Brian Carnston também é uma inspiração para os pacientes que lutam contra o câncer na vida real, não suas atitudes criminosas, mas sua força de vontade que se torna crescente no decorrer da série e o faz enfrentar este grave problema de forma cativante.

phbceefeqnfhej_1_m.jpg

Não é só no câncer que a série foca, mas também em outras enfermidades que mudam as vidas de várias pessoas, como a paralisia cerebral e lesões medulares graves que tem no seu fator de cura a importância do estado psicológico de quem as adquire, disseminando mensagens otimistas de forma verídica para os enfermos da vida real, que necessitam deste tipo de inspiração para superação de limites e aceitação de suas condições.

Na quinta temporada a nota ''dedicado ao nosso amigo Kevin Cordasco'' no final do primeiro episódio, intrigou os fãs da série. Kevin Cordasco era um menino de 16 anos que lutava contra um câncer terminal e que era fã da série por ela o inspirar a lutar contra a doença, infelizmente o garoto morreu antes da estréia da segunda parte da quinta temporada que marcará o seu final, que desde já deixará milhares de fãs órfãos.

1148766_10151806476547722_986339167_n.jpg Kevin Cordasco no set de Breakind Bad.


Leandro Godoy

Sou o criador, editor chefe e escritor do site Cinema e Fúria. Gosto dos mais malucos exploitations, aos cultuados filmes de arte até ao mainstream do cinemão pipoca. Meus outros interesses são: odontologia, literatura e música..
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/cinema// @destaque, @obvious //Leandro Godoy