ponto e vírgula

Opinião sem reticências...

Constance von Krüger

Fale comigo pelo: [email protected]

TOP-7 da música jovem latina.


ricky.JPGEles são todos jovens adultos, transitam entre os trinta e muitos e os quarenta e poucos anos. Além disso, têm em comum o idioma espanhol, a cultura latina, o ritmo empolgante e emocionante e um carisma que lhes rendeu o sucesso. Há vários anos na estrada, todos os sete músicos já experimentaram o auge, e, ainda hoje, colhem os frutos da sua qualidade musical. Com vocês, o TOP-7 da música jovem latina.

7) ALEJANDRO SANZ Alejandro é um dos cantores espanhóis de maior sucesso no mundo todo. Na estrada desde 1987, é referência no pop latino e na música flamenca, ritmo mais tradicional da Espanha. É também compositor e toca os instrumentos violão, guitarra e piano. Já ganhou vinte estatuetas do Grammy Latino e lançou onze álbuns, todos com o selo de platina. É um ativista social, engajado com Fundação ALAS, que cuida da saúde, educação e nutrição de crianças latino-americanas. Um de seus maiores sucessos é a música “Corazón Partio”, de 1995.

6) ENRIQUE IGLESIAS O madrilenho Enrique Iglesias carrega o sucesso no nome. O filho de Julio Iglesias tornou-se também cantor, mas há muito tempo quebrou o espelho e ganhou identidade própria. Com um estilo muito diferente do pai, o cantor, desde 1995, emplaca sucessos e coloca o mundo todo para dançar, seja com ritmos empolgantes ou com baladas lentas e apaixonantes. Hoje morando nos Estados Unidos, o espanhol é dono de nove álbuns e de muitos prêmios importantes, como o Grammy de 1997. Ao lado de Juan Luis Guerra, gravou a balada “Cuando me enamoro”, de 2010.

5) JUANES Juanes, ou Juan Esteban, é um cantor colombiano dono de um ritmo único e de músicas quentes e empolgantes. Também compositor e saxofonista, o talentoso Juanes tem seis discos lançados (o primeiro em 2000 e o último em 2012) e grande quantidade de prêmios na estante. O cantor já gravou duetos importantes, alguns deles com a italiana Laura Pausini e recentemente com a brasileira Paula Fernandes. O último grande evento de sua carreira foi participar da abertura da Copa do Mundo FIFA de Futebol de 2010, na África do Sul, quando cantou a música “La Camisa Negra”, cujo clipe pode ser visto em seguida.

4) JULIETA VENEGAS Julieta Venegas é uma das artistas musicais mexicanas de maior prestígio na atualidade. Sua música, filha de influências de vários tipos, tem o acento mexicano inconfundível, que já lhe rendeu um Grammy e dois Grammy latinos. Aos 41 anos de idade, Julieta completa em 2012 vinte anos de carreira com alta vendagem de álbuns e turnês que abarcam o mundo em todos os seus vários cantos. “Me voy” é uma música de 2006, que pertence ao álbum “Limón y Sal”, que contém outros vários singles e foi o principal para que Julieta se tornasse conhecida mundialmente. Abaixo, o clipe desse sucesso.

3) DIEGO TORRES O argentino Diego Torres, filho da grande atriz e cantora Lolita Torres é, há mais de vinte anos, referência dos hermanos no cenário internacional. Dono de uma poderosa e melodiosa voz, o cantor mistura ritmos em suas músicas, que se encaixam, basicamente, nos gêneros pop e rock. Participou, em 2010, do DVD da brasileira Ivete Sangalo. “Color Esperanza” é uma das músicas mais famosas de Diego Torres. O vídeo abaixo é extraído do DVD “Mtv Unplugged”, de 2004, e conta com a participação de crianças brasileiras no final da apresentação.

2) SHAKIRA Shakira, filha da Colômbia, nascida em Barranquilla, e dona dos quadris mais soltos de toda a América, é hoje um dos maiores fenômenos da música na língua espanhola. Com apenas 35 anos, a artista já tem vinte e um de carreira, além de prêmios vários e uma incontável legião de fãs. Versátil, mistura influências mexicanas com rock, pop, reggaeton, já se aventurou pelo tango, pela bossa nova e pelo dance dos idos anos 80. A talentosa moça é, além de intérprete, compositora, dançarina, coreógrafa, produtora, arranjadora, multi instrumentista, atriz e empresária. Além disso, canta também em inglês, e fala português fluentemente. Em 1997, Shakira criou, em seu país natal, uma entidade assistencial chamada “Pies Descalzos”, que cuida de crianças carentes. Um dos seus mais recentes sucessos, “Rabiosa” é uma música que, como muitas outras, conta com a versão em inglês, além da que é cantada em espanhol.

1) RICKY MARTIN Ricky Martin, sorridente cantor e exímio dançarino, é também ator e o responsável por colocar Porto-Rico no mapa, quando se fala de música. Suas músicas são clássicos de ritmo “caliente” e letras empolgantes. Pai de gêmeos gerados por barriga de aluguel, Ricky abriu sua vida pessoal recentemente ao afirmar-se homossexual e lançar uma autobiografia intitulada “EU”. O porto-riquenho já teve seus sucessos vinculados a trilhas sonoras famosas e, em 2012, se passou por um professor de espanhol na série musical “Glee”. O cantor, de 40 anos, tem mais de trinta de carreira, mas seu sucesso começou quando entrou para a banda “Menudo” em 1984. Em 1989, Ricky emplacou a carreira solo que o consagraria de vez como uma das maiores vozes de todos os tempos da música latina. “Livin’ la vida loca” é uma deliciosa mistura de ritmos, e apesar de majoritariamente cantada em inglês, tem palavras e expressões da língua espanhola. Impossível não batucar e sentir a alma dançar.


version 1/s/// @destaque, @obvious //Constance von Krüger