por trás do espelho

reflexões involuntárias

Eli Boscatto

Formada em Ciências Políticas e Sociais, curiosa, inquieta, adora se emocionar. Pretensa poeta.

  • download (2).jpg
    O Deus do Novíssimo Testamento

    Deus existe e vive no século 21, é um velho ranzinza e machista e mora em Bruxelas com sua filha mais nova e sua mulher.

  • imprensa-2.jpg
    Número Zero - o papel da imprensa no romance de Umberto Eco

    "Os jornais ensinam como se deve pensar…as pessoas não sabem no início que tendências têm, depois nós lhes dizemos e elas percebem que as tinham"

  • brazil-impeachment-trial-_ueslei_marcelino_reuters.jpg
    O mês de agosto mais longo da História

    Este ano o mês de agosto parece ter se prolongado mais que de costume, virou até motivo de associações bem humoradas nas redes sociais.

  • phpThumb.jpg
    O Cinema Chinês e a decadência dos filmes de artes marciais

    Quando se fala em cinema Chinês, há um estereótipo no ocidente que vem logo à nossa mente de que são filmes de luta com enredos fracos, apoiados muito mais em efeitos especiais do que na realidade. Mas há ótimos filmes chineses que provam o contrário do senso comum.

  • monumento-yalta-3.jpg
    O Homem que Amava os Cachorros - uma jornada pela história política do século XX

    O título do livro faz referência ao trecho em que o personagem e narrador Iván - um escritor desiludido que vive em Cuba, país que passa por dificuldades econômicas com o fim da ajuda da União Soviética, e às voltas com seus próprios dramas pessoais - em um de seus passeios pela praia, chama sua atenção um homem misterioso que costuma passear com seus cachorros da raça borzói, uma raça de galgos russos que Iván conhecia bem por trabalhar em uma clínica veterinária. Acaba por isto travando uma certa amizade com esse homem.

  • TimBurton-MoMA03.jpg
    O fantástico mundo de Tim Burton

    Em fevereiro de 2016 acontecerá no MIS Museu da Imagem e do Som de São Paulo a exposição ”O Mundo de Tim Burton”.

  • intolerancia-onde.jpg
    Pós-modernidade, avanço ou retrocesso?

    Às vezes, parece que vamos retroceder à idade das trevas, os tempos estão insanos, a barbárie se prolifera.

  • 00_18_de_maio_caso_araceli_1b.jpg
    Porque o tema da redação do ENEM merece reflexão

    Sobre o tema da redação do ENEM que tem gerado muita discussão, o que acho ótimo, pois certos assuntos precisam mesmo ser evidenciados e debatidos, apesar da internet ser um espaço onde nos deparamos com todo tipo de público e todo tipo de comentários, dos mais sensatos aos mais insanos, que por falta de argumentos partem para a violência verbal.

  • 2009_disc_GeoQuestao_6.PNG
    As razões ocultas por trás da crise migratória atual

    Já se fala na maior crise de migração desde a Segunda Guerra Mundial mas, embora todos sejam chamados de imigrantes, há alguma diferença entre o imigrante e o refugiado.

  • skate12.jpg
    O universo cultural das ruas
    Imagem retirada do endereço www.abcdoabc.com.br Os espaços urbanos têm a característica de abraçar todas as formas de manifestação, sejam elas artísticas e performáticas ou esportivas. Algumas formas de expressão adotaram as ruas, outras ...
  • Dope-Stars-Inc. (1).jpg
    A cultura cyberpunk - os rebeldes da era digital

    O cyberpunk é definido como uma subcultura, um subgênero de ficção cientifica, mas é possível dizer que sua origem embrionária foi sendo gerada na desilusão por regimes de governo que prometiam “sociedades perfeitas” em uma época não muito distante e depois pela exclusão digital da maioria, cenário que mudou muito nos últimos tempos.

  • J914-De-Graça-Leste-Nascidos-em-Bordéis-Divulgação-copy.jpg
    Os mais impressionantes documentários sobre questões que não podem ser esquecidas

    O documentário pode ser um poderoso meio de denúncia , uma forma de dar voz aos esquecidos e invisíveis, de mudar conceitos e transformar o olhar.

  • maria_saakyan-3c4e51.jpg
    O Cinema Russo pelas lentes da política russa

    No Brasil o cinema internacional mais conhecido é o americano, depois talvez o francês, mas pouco se houve falar do cinema russo.

  • The-Magdalene-Sisters_2.jpeg
    As Irmãs Madalena

    Alguns filmes deveriam ser assistidos por todos nós. É o caso de As Irmãs Madalena, filme irlandês lançado em 2002 que conta a trajetória de quatro mulheres. O que o torna ainda mais inquietante é ter sido baseado em fatos reais.

  • o-JE-NE-SUIS-PAS-CHARLIE-facebook.jpg
    Será que podemos tirar alguma lição do atentado ao jornal Charlie Hebdo?

    Diante da comoção gerada por acontecimentos como o ataque ao jornal Charlie Hebdo, tendemos a agir com a emoção, pelo menos em um primeiro momento. No entanto não podemos nem devemos desprezar a razão e nos colocar em apenas um dos lados sem tentar analisar o outro, arriscando nosso senso de humanidade. Tenho lido de tudo nas redes sociais, em blogs, jornais e felizmente alguns autores têm mantido a lucidez.

Site Meter