por trás dos relacionamentos

É preciso, muitas vezes, esquecer o que se sabe a fim de começar a ver o que não era visto.

Santiago Gomes

Acredito que a revelação dos maiores mistérios encontram-se nas entranhas do autoconhecimento.

  • O-QUE-É-REALMENTE-A-MATRIX-FOTO-01.jpg
    POR TRÁS DOS RELACIONAMENTOS - Projeção simbólica

    Será que o problema é o outro ou o problema está na PROJEÇÃO SIMBÓLICA de um ideal que queremos que o outro vista em prol de acalentar nossas expectativas?

  • tumblr_nl665dVCWy1s0gx47o3_1280.jpg
    RELACIONAMENTOS - Cinderela

    "Vanessa, eu estou errado ao pensar que você está tentando nos destruir?", pergunta o personagem de Brad Pitt ao de Angelina Jolie em uma cena do drama "À beira mar", que estreou no Brasil em 3 de dezembro de 2015. No longa, os atores, que são casados na vida real, também interpretam marido e mulher que passam por um grave momento de crise. - Texto inspirado à partir deste.

  • 399141.jpg
    RELACIONAMENTOS - RAZÃO E EMOÇÃO: Por que o conflito?

    Estamos acostumados a sermos triviais usuários dos utilitários (maquinaria) e, não obstante, nos servimos desse mesmo hábito para lidar com nossas estruturas biológicas tal qual com o nosso aparelho psíquico. Não estou falando aqui sobre uma "verdade" a ser estudada, mas sim, sobre como seria se nos propuséssemos a desenvolver nossa capacidade de perceber a realidade sobre nós mesmos (biológico, mental, espiritual) até o quanto é possível? Diferente disso cabe a escolha de continuar sendo mero usuário de si mesmo.

  • inesperado-org_infidelidade-treina-se-600x330.jpeg
    RELACIONAMENTOS - Infidelidade

    O relacionamento nasce a partir do DESEJO, se constitui conciliado ao COMPANHEIRISMO e resigna sob a lápide do TÉDIO. Caso não ocorra intervenção nesse último estágio, de certo... Alguém está sendo enganado. A decisão e sua.

  • tumblr_lw0nh4xHZX1r4mp36o1_500_large.jpg
    RELACIONAMENTOS - Por trás do CIÚME

    O ciúme se desdobra em uma perspectiva além da que comumente estamos acostumados a lidar. Normalmente (culturalmente), não nos damos conta de que algumas emoções - dentre elas, o ciúme - são oriundas de instintos que vão ao encontro da história do próprio desenvolvimento da vida e da preservação da espécie animal, assim sendo, não necessariamente "controláveis" em determinadas circunstâncias.

  • 1002695_735228203165066_6113777761244268844_n.jpg
    RELACIONAMENTOS (virtuais) - O alimento que nunca satisfaz

    Você aceitaria uma carona pelo simples fato de, a pessoa que lhe oferece, ser provida de boa aparência, possuir um carro legal etc.? Você aceitaria uma carona que claramente denota ir no sentido contrário do seu destino? Por que então, de certa forma, embarca em relacionamentos sem se importar com esse quesito básico: DIREÇÃO?

  • como-melhorar-relacionamentos-pessoais-imagem-17-04.jpg
    Terapia de Casal versus Coach de Relacionamento

    É importante se presumir o que pode ser presumido assim como aceitar os fenômenos que não somos capazes de prever. Como em uma partida de xadrez: por mais que o indivíduo desenvolva uma boa estratégia permeada por táticas e algum conhecimento sobre seu adversário, ainda assim deverá levar em conta a imprevisibilidade do oponente e isso não significa que a estratégia se tornará ineficaz, mas sim, que mesmo com um bom plano de ação, ainda é possível ser sobrepujado pelo “imediato”, onde o próprio indivíduo é levado a recorrer a outros planos ou mesmo a abandonar a partida levando consigo seus aprendizados, oriundos da relação mediada pelo tabuleiro, entre o indivíduo e seu oponente (jogo interno e externo).

  • palavras-660x330.jpg
    RELACIONAMENTOS - O sentido da palavra

    Buscar compreender o significado daquilo o que se diz é também estar atento para o fato de que as mesmas palavras, para outro, podem carregar diferentes interpretações. Essa compreensão pode revelar a linha limítrofe entre a integridade da RELAÇÃO com o outro ou sua ruína.

  • cerebro-masculino-vs-feminino.jpg
    RELACIONAMENTOS - As vias de acesso ao outro

    Alguns equívocos na comunicação podem ser minimizados pelo simples entendimento de que cada indivíduo possui um "canal" preferencial receptor de informações. Quando nos atentamos à maneira como o outro se comunica (gestos, tom de voz, andamento da prédica), podemos obter dados precisos sobre a maneira como, naturalmente, recebe melhor as informações do ambiente. Para relacionamentos, em qualquer instância é de suma importância atentar se a forma como está se comunicando é a melhor forma ao levar em conta a preferência do outro.

  • ciume.jpg
    RELACIONAMENTOS - Ciúme

    O ciúme pode ser interpretado como uma EMOÇÃO desencadeada nos seres humanos e em outros animais (mamíferos) já que o mesmo tem a ver com a necessidade de preservação de algo. A questão é como você se comporta mediante ao seu surgimento; quais os mecanismos que se serve (e por que?) para se manter nos meandros dessa emoção, despertada por uma ameaça distinguida - real ou imaginária -, assim como as consequências físicas e psíquicas como possíveis resultantes desse desequilíbrio emocional.

  • awine1.jpg
    RELACIONAMENTOS - A arte e o artifício

    A ESTÉTICA, segundo Aristóteles e Platão, era estudada fundida com a lógica e a ética. O belo, o bom e o verdadeiro formavam uma unidade com a obra. A essência do belo seria alcançada identificando-o com o bom, tendo em conta os valores morais. Assim observo a aparência abstraída de conteúdo, de sentido: uma simples massa.

  • 68642_Papel-de-Parede-Outono-em-3D_1920x1080-660x330.jpg
    RELACIONAMENTOS - Do luto à luta

    Superar uma perda, significa muito mais do que ignorá-la ou passar a ocupar a mente com outras questões que implicam a vida. Transcender o luto, está mais relacionado a internalizar os aprendizados e encontrar sentido para o que se teve oportunidade de viver, pois jamais se pode tirar o que é incorporado à essência... À aquilo que, ao experimentado, passou a dar significado ao nosso ser.

  • equilíbrio-pequena.jpg
    RELACIONAMENTOS - Energia, direcionamento e equilíbrio

    Para que se promova a um estado emocional equilibrado, acredito ser importante atentar para existência das diferentes áreas (e sub-áreas) que compõem a vida: qualidade de vida; desenvolvimento pessoal; profissional e relacionamentos. Uma vez que reconhece a importância de cada parte para o autodesenvolvimento, se tornará mais efetivo ao se lançar às conquistas ou desafios que permeiam a jornada existencial.

  • 89422__the-catcher-in-the-rye_p1-660x330.jpg
    RELACIONAMENTOS - Os campos de centeio

    Ao nos lançar a uma nova relação, seja qual for grau, é importante nos dar conta do tipo de "ambiente" que o outro representa para o desenvolvimento dos nossos potenciais e vice versa. Ao insistir em um relacionamento esgotado, assim como em uma terra exaurida, encontrará nada mais que desolação e desnutrição, só que, nesse caso, a miséria será psíquica e emocional.

  • 2006-3-4-ent_mirrormask1-660x330.jpg
    Relacionamentos - A soma de todos os seus medos

    Quantas vezes terminamos um relacionamento e, por negligenciar os motivos que conduziram ao seu fim, acabamos carregando-os conosco para uma nova relação? O quanto é importante atentarmo-nos a esses fatores em prol de novas relações cada vez mais saudáveis e puras?

Site Meter