porpensardemais

Humano, Demasiado Humano

Núbia Ferreira

Sobre Gilbert e Arnie, sobre o amor

“Você é meu cavalheiro de armadura brilhante. Você quis dizer armadura reluzente, não é? Não. Você tem brilho próprio.” (...)


IMAGE01-SOBRE AMOR.jpg

What's Eating Gilbert Grape (Gilbert Grape - Aprendiz de sonhador) um filme estadunidense produzido em 1993, narra à história de uma família que vive em Endora, uma pequena cidade dos EUA. Desde que o pai abandonou a família cometendo suicídio se enforcando, Gilbert interpretado por Johnny Depp, passa a assumir o sustento da família trabalhando em um pequeno supermercado na sua cidade. Sua mãe que entrou em depressão após a morte do marido sofre de obesidade mórbida, e por isso necessita da atenção e carinho dos quatro filhos á quem dedica sua vida, principalmente em relação à Arnie, o filho caçula que frequentemente se mete em problemas na pequena cidade.

IMAGE02sobre amor.jpg

Gilbert tem uma vida difícil preso em uma rotina alienante e com muitas responsabilidades, se vê também responsável por cuidar de Arnie seu irmão mais novo que sofre de uma doença mental, mas é justamente a relação ente Gilbert e Arnie que torna este filme incrível. Colocado como foco, a relação entre os dois irmãos é exibida de forma detalhada evidenciando uma forte relação de afeto entre eles, em meio ao caos de uma família com muitos problemas Gilbert e Arnie falam de amor.

image03.png

Amor que acalma e que é porto seguro. Logo nas primeiras cenas do filme, Arnie aparece brincando com um inseto que ele acaba matando, ao perceber o que fez e sem entender o porque disso, entra em desespero necessitando do consolo do irmão.

Amor que cuida, na cena Gilbert após irritar-se com o irmão e sair de casa deixando-o sozinho no banheiro, percebe o que fez e volta para casa para dar banho no irmão, demonstrando perseverança diante das dificuldades de lidar com Arnie.

Amor que compreende e que sabe lidar. Na cena, Gilbert mais uma vez encontra o irmão subindo numa caixa d'água, diante da ingenuidade de Arnie e nessa situação vergonhosa, Gilbert ignora as pessoas ao seu redor e da melhor maneira possível tenta manter o irmão seguro.

Apesar de Gilbert ser o personagem principal, um rapaz que vive em uma cidade do interior que nada acontece e sem expectativas de um futuro melhor, e que com a chegada de Becky com quem ele se envolve amorosamente possibilita lhe mostra uma nova forma de perceber a vida, é Arnie quem emociona com sua sensibilidade, é inegável a brilhante atuação de Leonardo DiCaprio.

1382792463-2828184308.gif

Arnie com toda sua inocência sem discernir o certo do errado, tem um modo muito particular de expressar seus sentimentos diante dos acontecimentos, podemos ver nas cenas:

Estas e outras cenas que Gilbert prova que sim, a paciência é a maior prova de amor, exemplificam muito bem a relação com uma pessoa que necessita de cuidados especiais, apesar de todas as dificuldades é essencial entender o outro em sua singularidade. Lasse Hallström em sua obra fala para o público principalmente sobre a capacidade de mudança, das possibilidades que podemos criar diante de uma vida desgastante e doente, porém é impossivel não falar sobre o amor entre Gilbert e Arnie, exemplo de tantos por ai.

40be6c644d84eb4f9f6823215f142ab7.gif


version 1/s/cinema// @obvious, @obvioushp //Núbia Ferreira
Site Meter