pra não dizer que não falei das flores.

Eu convido você para um mundo onde não existe tal coisa como o tempo.

Isabel Nobre

Nem sei mais.

Leonardo DiCaprio: Filmografia de um gênio apaixonante e quase louco

Leonardo DiCaprio, um dos melhores atores dessa geração, tem uma longa carreira repleta de glórias merecidas por interpretações de arrepiar. Marcado por papéis considerados difíceis para os demais, Leo tira de letra e entra tanto no personagem que chegamos a confundir quem é quem.


tumblr_m45d7p85OO1rps7eho1_500.png Leonardo Wilhelm DiCaprio, filho único, nasceu em Los Angeles, é um ator de filmes de Hollywood. Exerce todos os papéis que lhe são confiados com uma destreza e naturalidade invejáveis a qualquer grande nome do cinema, e está, com certeza, no topo da minha lista de atores preferidos (1° Leonardo DiCaprio, 2° Maryl Streep, 3° Johnny Depp... enfim, um dia escrevo sobre isso mais especificadamente e voltemos a falar do nosso Leo).

tumblr_m4fjc8Svqu1rwdueno1_500.jpg

A mãe de DiCaprio mudou-se da Alemanha para os EUA durante a década de 1950, enquanto o pai de Leonardo DiCaprio é um americano descendente de italianos (da região de Nápoles) e de alemães (da Bavária, no sul da Alemanha). A avó materna de DiCaprio, Helene Indenbirken (1915-2008), nasceu Yelena Smirnova e imigrou da Rússia para a Alemanha. Em uma conversa de 2010 com o primeiro-ministro russo, Vladimir Putin, DiCaprio declarou que seu avô também era russo, e acrescentou: “Então, eu realmente sou metade russo”.

tumblr_m4anzyBdfZ1rrahy3o1_500.png

O ínicio de sua carreira começou com aparições em vários comerciais e filmes educativos. Ele foi arrancado do set da série Romper Room por ser um “bagunceiro” quando tinha apenas 5 anos. DiCaprio seguiu o seu meio-irmão Adam Farrar em comerciais de televisão, fazendo um comercial de sucesso dos carros Matchbox aos 14 anos.

Em 1990, ele teve sua chance na televisão quando ele estava no elenco da série baseada no filme Parenthood. Depois de Parenthood, DiCaprio teve pequenos papéis em diversos programas, incluindo The New Lassie e Roseanne, bem como uma breve passagem na novela Santa Barbara, interpretando o jovem Mason Capwell. Esses trabalhos renderam a DiCaprio uma indicação para o Young Artist Award na categoria de Melhor Ator Jovem.

Sua estréia no cinema foi no filme de terror cômico Critters 3, no qual ele interpretou o enteado de um proprietário malvado, um papel que DiCaprio descreveu como “um garoto normal, mediano e sem profundidade, com cabelos loiros.” O filme foi lançado em 1991 e foi direto para as locadoras.

DiCaprio fez a sua grande estréia no cinema em 1992, quando ele foi escolhido a dedo por Robert De Niro entre 400 jovens atores para o papel principal no drama Despertar de um Homem (This Boy’s Life), co-estrelado por Ellen Barkin e Robert De Niro.

tumblr_m4e805v9g01rwdueno1_500.jpg

Posteriormente, em 1993, DiCaprio foi o irmão deficiente mental de Johnny Depp em Gilbert Grape – Aprendiz de Sonhador (What’s Eating Gilbert Grape), uma odisséia cômica-dramática de uma família disfuncional em Iowa. O diretor Lasse Hallström admitiu que estava, inicialmente, à procura de um ator bem menos atraente, mas escolheu DiCaprio dizendo que ele era “o mais concentrado entre todos os outros do teste”. O filme é emocionante! Não sei se sou uma fonte totalmente confiável, já que meus dois atores preferidos exercem papeis principais, mas posso dizer com toda a certeza que você não irá desperdiçar tempo o assistindo e levará de brinde uma grande lição de vida. Johnny Depp odiou ter que agredir o personagem deficiente mental, Arnie, que era seu irmão, e passou a filmagem inteira se desculpando com o Leonardo DiCaprio.

O filme tornou-se um sucesso de bilheteria e de crítica, com uma bilheteria de 9,1 milhão dólares só nos EUA e elogios diversos a DiCaprio, que foi premiado com o Conselho Nacional de Atribuição de Revisão e indicado ao Oscar e ao Globo de Ouro por sua interpretação. O crítico do New York Times, Janet Maslin, elogiou o desempenho de DiCaprio, escrevendo “O Sr. DiCaprio transformou o filme em um show. Arnie é tão surpreendente e vívido que na primeira vezz, ele é difícil de assistir. Seu desempenho é muito forte, a intensidade é desesperada do começo ao fim.”

tumblr_m4c0w2PXUI1qmuztfo1_500.jpg

O primeiro trabalho de DiCaprio em 1995 foi com Sam Raimi, Rápida e Mortal (The Quick and the Dead), um filme ocidental em que ele apareceu ao lado de Gene Hackman, Sharon Stone, e Russell Crowe, no papel do filho de Hackman chamado Kid. A Sony Pictures ficou receosa com a escalação de DiCaprio, e como resultado, Sharon Stone decidiu pagar o salário do ator. O filme foi lançado e teve um péssimo desempenho de bilheteria (18,5 milhões dólares nos Estados Unidos), e recebeu criticas variadas.

tumblr_m2mxqdVE8F1r8iylao1_500.jpg

Depois DiCaprio estrelou Eclipse de Uma Paixão (Total Eclipse), um relato romanceado da relação homossexual entre Arthur Rimbaud e Paul Verlaine, interpretado por David Thewlis. Ele substituiu River Phoenix no papel de Rimbaud, que morreu durante a pré-produção do projeto. O filme foi um sucesso no circuito independente, arrecadando 34 milhões dólares nos EUA.Um ótimo filme! Meu desespero para expressar o quanto esse filme é bom me rouba as palavras. Se não assistiu alugue, baixe, compre e assista imediatamente. Leo tem uma atuação excepcional, como sempre, e a história de Rimbaud é (usando de eufemismos aqui) muito interessante. Esse filme mexeu muito comigo e está no meu ranking de filmes preferidos.

Ao lado de seus amigos Kevin Connolly e Tobey Maguire, DiCaprio estrelou um curta chamado Don’s Plum como um favor ao diretor aspirante R. D. Robb. Quando Robb decidiu expandir o filme de preto-e-branco para longa metragem, DiCaprio e Maguire não permitiram, alegando que nunca tinham a intenção de torná-lo uma versão cinematográfica que teria valor comercial, graças ao seu estrelato. No entanto, o filme finalmente estreou em 2001 no Festival Internacional de Berlim, onde foi bem recebido pelos críticos, como a Time Out New York escritor Mike D’Angelo chamando-lhe “o melhor filme [que já vi], em Berlim.”

tumblr_m49vwjpnuo1rqijnno1_500.jpg

No final do ano de 1995, Dicaprio estrelou o filme O Diário de um Adolescente (The Basketball Diaries), uma cinebiografia sobre Jim Carroll. Em 1996, DiCaprio apareceu ao lado de Claire Danes no filme de Baz Luhrmann, Romeu e Julieta (Romeo + Juliet), uma versão moderna da tragédia romântica de William Shakespeare mantendo o diálogo original de Shakespeare. O projeto foi um dos primeiros filmes a ganhar dinheiro com DiCaprio com uma bilheteria mundial de 147 milhões de dólares.

Ainda em 1996, ele estrelou um drama familiar de Jerry Zaks, As Filhas de Marvin (Marvin’s Room) com Robert De Niro. Baseado na adaptação da peça tetral de Scott McPherson, o filme gira em torno de duas irmãs, interpretadas por Meryl Streep e Diane Keaton, que estão reunidas através da tragédia, após 17 anos de separação. DiCaprio interpretou o personagem Hank, o filho problemático de Streep, que foi internado em uma clinica para doentes mentais por atear fogo à casa de sua mãe (Amo meus atores favoritos interpretando juntos). Sobre seu desempenho, Lisa Schwarzbaum da Entertainment Weekly comentou: ” A estrela de DiCaprio brilha até com esses profissionais mais velhos [Keaton e Meryl Streep]. Os três estão brilhantes e com tanta química que me faz sentir abençoada por estar na presença de seu extraordinário talento.’’ Lisa comentou o que eu, e todos que viram e ainda virão o filme, comentaram e comentariam.

tumblr_m48tq0YWtu1qdtao2o1_500.jpg

Em 1997, DiCaprio protagonizou Titanic (Titanic) de James Cameron, ao lado de Kate Winslet. Interpretou um jovem de vinte anos de idade, Jack Dawson, um homem pobre de Wisconsin que ganha dois bilhetes para a terceira classe do fadado RMS Titanic. DiCaprio inicialmente se recusou a interpretar o personagem, mas foi encorajado a prosseguir no papel porque Cameron disse que acreditava piamente em sua capacidade de atuar. Contra às expectativas, o filme tornou-se o filme de maior bilheteria até hoje (foi superado em 2010 por Avatar também dirigido por Cameron), arrecadando 1,843 bilhões de dólares em todo o mundo, e DiCaprio foi transformado em uma estrela do cinema comercial, resultando num culto de fãs (adolescentes e mulheres jovens), o que ficou conhecido como “LeoMania.” A parte que Leo mais detestou em Titanic foi entrar na água gelada. O diretor James Cameron brincou dizendo que metade do tempo era gasto para convencer Leo a entrar na água. Sobre esse filme, meus comentários são desnecessários, porém, preciso admitir que na cena onde Rose (Kate Winslet) volta do barco salva vidas para o navio só para ficar com Jack (Leo) até o fim, eu parecia uma cachoeira, parecia que toda minha família havia morrido de tanto que eu chorava nessa parte (e ainda choro, sempre que assisto, o que eu posso fazer? sou uma manteiga derretida).

Ele foi indicado para a maioria dos prêmios naquele ano, incluindo uma segunda indicação ao Globo de Ouro. Após o sucesso de Titanic, DiCaprio afirmou em 2000: “Não consigo achar uma conexão entre a minha pessoa e esse fenômeno Titanic, com o meu rosto sendo conhecido por todo o mundo. Eu nunca cheguei a esse estado de popularidade, e eu não esperava. Não é algo que vou tentar conseguir novamente.’’

No ano seguinte, DiCaprio fez uma aparição cômica na sátira cáustica de Woody Allen, sobre a indústria da fama, Celebridades (Celebrity). Naquele ano, ele também atuou em um papel duplo (o vilão Rei Luís XIV e seu segredo, o irmão gêmeo Philippe), no filme O Homem da Máscara de Ferro (The Man in the Iron Mask), baseado no mesmo filme de 1939. Filme muito emocionante. Apesar de receber um misto de críticas positivas e negativas, o filme foi um sucesso de bilheteria faturando 180 milhões de dólares internacionalmente.

tumblr_m4fo980S8y1qewdgyo1_500.jpg

O próximo projeto do ator foi o drama A Praia (The Beach) de 2000, uma adaptação de Alex Garlan. Estrelado ao lado de Tilda Swinton e Virginie Ledoyen, DiCaprio interpretou um turista americano procurando a maneira perfeita de viver em uma comunidade numa ilha secreta no Golfo da Tailândia. Com o orçamento de US$ 50 milhões, o filme tornou-se um sucesso financeiro, arrecadando US$ 144 milhões no mundo inteiro, mas assim como o projeto anterior de DiCaprio, o filme foi amplamente criticado pelos críticos. Todd McCarthy, do Variety observou que "O personagem Richard (Leo) é um típico americano, e não é um personagem bem definido para capturar o total interesse do leitor e da imaginação, e DiCaprio, embora perfeitamente assistível, não possui qualidades suficientes para se tornar uma grande estrela de cinema."

tumblr_m4e7z8wMVF1rwdueno1_500.jpg

Em 2002, DiCaprio estrelou a comédia Prenda–me se for capaz (Catch me if you can), baseado na vida de Frank Abagnale Jr., que antes de seu aniversário de 19 anos, usou o seu charme, confiança, e vários personagens diferentes, para fazer milhões em cheques sem fundo na década de 60. Dirigido por Steven Spielberg e co-estrelado por Tom Hanks e Christopher Walken, o filme foi rodado em 147 locais diferentes em apenas 52 dias, tornando-o “o mais aventureiro, super-carregado filme de decisões.’’

Prenda–me se for capaz recebeu críticas favoráveis ​​e provou ser um sucesso internacional, tornando-se mais um filme de maior bilheteria desde Titanic com um total de 351,1 milhões dólares em todo o mundo. Roger Ebert elogiou sua performance, e observou que, embora “DiCaprio, que em [...] filmes recentes desempenhou personagens sombrios e com problemas, é leve e encantador aqui.” No ano seguinte, Leo recebeu sua terceira indicação ao Globo de Ouro por seu trabalho no filme.

DiCaprio protagonizou o filme Gangues de Nova York (Gangs of New York), em 2002, que teve sua estréia no Festival de Cannes. O filme foi dirigido por Martin Scorsese e é um filme histórico situado em meados do século 19, no bairro Five Points. O diretor lutou para vender sua idéia de realizar o filme até DiCaprio ficar interessado em interpretar Amsterdam Vallon, um jovem irlandês da facção e assim, a Miramax Films se envolveu com o financiamento do projeto.Contudo, o filme foi atormentado por extrapolar o orçamento e por disputas entre diretor e produtor, resultando em oito meses de gravação, e custando 103 milhões de dólares sendo o filme mais caro que Scorsese já havia feito. Após a sua estréia, Gangues de Nova York tornou-se um filme bem sucedido financeiramente, não tão bem recebido pela critica. A atuação de nosso Leo foi bem recebida, mas ficou ofuscada pelo desempenho de Daniel Day-Lewis, que interpretou sem papel muito bem.

tumblr_m4fw71OiDF1qh94two1_500.jpg

Logo depois uma nova colaboração com Scorsese, para um filme biográfico sobre o cineasta excêntrico, obssessivo e pioneiro, o americano Howard Hughes em O Aviador (The Aviator) de 2004. Está no meu ranking de filmes preferidos, entre os dez primeiros. Um filme centralizado na vida de Hughes de 1920 a 1947, DiCaprio inicialmente desenvolveu o projeto com Michael Mann, que decidiu não dirigir mais biografias depois de Ali e O Informante. O ator entregou o roteiro de John Logan para Scorsese, que logo assinou contrato para dirigir o filme. Ao todo, DiCaprio teria gasto mais de um ano e meio de preparação para o filme. O Aviador tornou-se um sucesso de crítica e de bilheteria. DiCaprio recebeu críticas empolgadas por seu desempenho e ganhou um Globo de Ouro de Melhor Ator e recebeu ainda uma outra indicação ao Oscar. Fazem 3 anos ou mais que assisti esse filme e ele continua na minha cabeça. Devo admitir que tenho uma preferencia particular por filmes com temáticas de transtornos mentais, drama, e esse é o filme perfeito pra mim, nascemos um para o outro. Para vocês entenderem as proporções desse filme, Leo, depois de interpretar magnificamente seu personagem adquiriu TOC (transtorno compulsivo obsesivo).

tumblr_m3vjguoI0s1rot5y3o1_500.jpg

Em 2006, Leo estrelou os filmes Diamante de Sangue (Blood Diamond) e Os Infiltrados (The Departed). Eu recomendo os dois.Diamante de sangue foi dirigido por Edward Zwick, ele co-estrelou ao lado de Jennifer Connelly e Djimon Hounsou como um contrabandista de diamantes da Rodésia, que está envolvida na Guerra Civil de Serra Leoa. O filme recebeu críticas favoráveis, e DiCaprio foi elogiado pela autenticidade de seu sotaque Sul-Africano africânder, conhecido como um sotaque difícil de imitar. Em Os Infiltrado, Leo voltou a trabalhar com Scorsese. Ele desempenhou o papel de Billy Costigan, um jovem policial trabalhando à paisana e infiltrado na máfia irlandesa em Boston. Muito aguardado, o filme foi alvo de muitas críticas positivas e tornou-se um dos melhores filmes lançados em 2006. Com um orçamento de 90 milhões de dólares, o filme também ficou conhecido com a maior colaboração entre DiCaprio e Scorsese nas bilheterias, até a data, superando com folga o recorde anterior, O Aviador.

A performance de DiCaprio em Os Infiltrados foi aplaudida pela crítica e lhe valeu um Satellite Award de Melhor Ator Coadjuvante. No mesmo ano, Leo foi nomeado na categoria de Melhor Ator no Globo de Ouro e o Screen Actors Guild, além disso, DiCaprio ganhou sua terceira indicação ao Oscar por Diamante de Sangue.

Em 2008, ele estrelou Rede de Mentiras (Body of Lies), um filme de espionagem baseado no romance de mesmo nome de David Ignatius, situado no contexto do Oriente Médio e da guerra contra o terror. Desenvolvendo a história de três homens lutando contra uma organização terrorista e uns aos outros. Dirigido por Ridley Scott e co-estrelado por Russell Crowe e Vince Colosimo, DiCaprio tingiu o cabelo de castanho e usava lentes de contato castanhas para o papel. O filme recebeu críticas mistas da crítica, e com um orçamento de 67,5 milhões tornou-se um sucesso moderado nas bilheterias, arrecadando 115 milhões de dólares em todo o mundo.

tumblr_m4g068EDRw1r724ebo1_500.png

Depois de nos mostrarem o sonnho do amor perfeito em titanic Leo e Kate Winsler se reuniram novamente para nos mostrar a realidade de um casamento fracassado. DiCaprio reuniu-se novamente com Kate Winsler no drama Foi Apenas um Sonho (Revolutionary Road) em 2008, dirigido pelo então marido de Kate Winslet, Sam Mendes. Como os dois atores tinham sido relutantes em fazer filmes românticos semelhantes ao Titanic, foi Winslet quem sugeriu que eles deveriam trabalhar em uma adaptação cinematográfica do romance de Richard Yates de 1961, após ler o roteiro de Justin Haythe, sabendo que tinha pouca coisa em comum com o blockbuster de 1997. DiCaprio concordou em fazer o filme. Ele viu seu personagem como “heróico” e “um pouco covarde” e que ele estava “disposto a ser apenas um produto de seu ambiente.” Retratando um casal em um casamento fracassado, em 1950, DiCaprio e Winslet assistiram vídeos da época da vida nos subúrbios para se prepararem para os personagens, que ganhou boas criticas. Por seu personagem, DiCaprio recebeu sua sétima indicação ao Globo de Ouro.

Leonardo DiCaprio continuou sua colaboração com Scorsese, em 2010, com o thriller psicológico Ilha do Medo (Shutter Island), baseado no romance de 2003 de mesmo nome de Dennis Lehane. Preciso dizer que gostei muito desse filme, suspense do começo ao fim, transtornos mentais, do jeito que eu gosto. Co-estrelado por Ben Kingsley, Mark Ruffalo e Michelle Williams, em papéis coadjuvantes, o ator interpretou o americano Edward “Teddy” Daniels, que está investigando um desaparecimento de uma paciente numhospital psiquiátrico localizado em uma ilha e passa a questionar a sua própria sanidade. O filme estreiou nos EUA com uma bilheteria de 41 milhões dólares, dando tanto DiCaprio e Scorsese sua melhor estréia de bilheteria até a data.

Em 2010, DiCaprio estrelou o filme de ficção cientifica dirgido por Christopher Nolan chamado A Origem (Inception). Inspirados pela experiência de sonho e incubação do sonho, DiCaprio interpreta o personagem de Don Cobb, um “extrator”, que entra nos sonhos das pessoas para obter informações que antes eram inacessiveis. Cobb recebe uma chance de recuperar a sua antiga vida em troca de plantar uma idéia na mente de um herdeiro de uma grande corporação. DiCaprio, o primeiro ator a ser escalado para o filme, se viu “intrigado com esta noção – esta noção de roubar sonhos e como o personagem vai desbloquear o seu mundo de sonhos, acabando por afetar a sua vida real. “ Quando o filme foi lançado, recebeu a aclamação da critica e arrecadou mais de 21 milhões de dólares em seu dia de abertura, com uma semana de estréia bruta de 62,7 milhões de dólares.

tumblr_ljwh3gf74N1qcl4dpo1_500.jpg

Ele também interpretou J. Edgar, no filme de Clint Eastwood, que era uma cinebiografiasobre J. Edgar Hoover, o polêmico diretor do primeiro FBI. Assisti esse filme recentemente, e apesar de não gostar de J. Edgar Hoover como profissional, gostei muito dele como pessoa, me emocionei muito com o filme, e como sempre a interpretação de Leo é de arrepiar.

Em 01 de novembro de 2010, foi anunciado que a empresa DiCaprio Produções tinha adquirido os direitos para o romance Erik Larsen, O Demônio na Cidade Branca. O romance conta a história verdadeira do Dr. H.H. Holmes, um assassino em série responsável pela morte de centenas de mulheres durante a Feira Mundial de Chicago. Também foi anunciado que DiCaprio vai estrelar o filme, interpretando o papel de serial killer H.H. Holmes. Estamos aguardando ansiosos Leo!

tumblr_m4fzgpqeRF1r7mp64o1_500.jpg

E para levarmos como exemplo: DiCaprio tem uma casa em Los Angeles e um apartamento no bairro de Tribeca, em Manhattan. Em 2009, ele comprou uma ilha em Belize na qual ele está planejando a criação de um resort ecológico. Ele também possui um apartamento em Riverhouse, além de um edifício eco-friendly com vista para o rio Hudson, em Manhattan. Leo recebeu elogios de grupos ambientalistas por sua militância. No passado, ele optou por voar em voos comerciais, em vez de jatos privados, e foi relatado que ele dirige um carro híbrido e tem painéis solares instalados em sua casa. Em uma entrevista com Ukula sobre seu filme de 2007, 11th Hour, DiCaprio referiu ao aquecimento global como “o número um desafio ambiental.”

Existe uma música holandesa sobre ele chamada “Ik ben verliefd op Leonardo DiCaprio / Eu estou apaixonada por Leonardo DiCaprio” por Flemish girl band K3 (Kathleen Aerts, Karen Damen e Kristel Verbeke). Essa poderia ser a trilha sonora da minha vida, e de mais de milhares de homens e mulheres com bom gosto espalhados pelo mundo. O que podemos fazer se todos se apaixonam por Leonardo DiCaprio mais dia menos dia?


Isabel Nobre

Nem sei mais..
Saiba como escrever na obvious.
version 9/s/// @destaque, @obvious //Isabel Nobre