pra não dizer que não falei das flores.

Eu convido você para um mundo onde não existe tal coisa como o tempo.

Isabel Nobre

Nem sei mais.

Por que a Valesca Popozuda incomoda?

Depois que foi lançada na internet a imagem de uma questão de uma prova, onde o nome de Valesca era seguido por grande pensadora, uma enorme polêmica foi gerada. Um amigo, Jean dos Anjos, lançou a seguinte frase no facebook "Por que a Valesca Popozuda incomoda?", surgiram vários tipos de comentários, alguns onde diziam que era por que ela é mulher e faz o que quer com o corpo, outros diziam que tinham o direito de não acha-lá grande pensadora. Mas, espera ai, o que é uma grande pensadora?


16363398.jpg

A cultura que une é também a cultura que separa. Cultura é instrumento de distinção, que legítima as distinções, colocando algumas como verdadeira cultura, e outras como subcultura, que é o caso da cultura que envolve funk, bailes funk, etc. Essa distinção leva as chamadas de subculturas a se definirem com relação a sua distância com a "verdadeira cultura".

1017157_616266778455003_5643577349083391460_n_586x422.jpg

Quase todos podem entrar no youtube e ouvir Mozart, mas nem todos que acessarem podem transformar aqueles códigos em prazer estético. Se uma pessoa considera Valesca música, então é música, música essa que é menosprezada por não cumprir com padrões que vem sendo construídos desde antes de Mozart.

O próprio Mozart era testado, era subversivo, queria ser artista sem aprovação da corte, que era o que definia o músico daquela época. Hoje, o que é a corte? O que determina para nós o que é música ou não?

O gosto, o julgamento, o próprio prazer estético perante a arte é construído socialmente. O prazer estético é vivo, é contagiante, é mutante. A cultura não é um privilégio natural, é patrimônio intelectual, demarcador do sistemas de distinções.

O que foi posto aqui não é se Mozart é transcendente ou não, mas sim que é necessária toda uma trajetória para se apreciar Mozart, assim como é necessário para ouvir/dançar Valesca. E partindo do conceito que arte é concepção e não forma, talvez Valesca Popozuda faça uma arte revolucionária que as pessoas estão mais ocupadas em repreender do que procurar entender.

tumblr_n0fjhgW9dy1qe2exuo1_1280.jpg


Isabel Nobre

Nem sei mais..
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/recortes// //Isabel Nobre