progressão

"Welcome back my friends to the show that never ends"

Paola Domingues

"Seja ela, a liberdade, com todas as suas formas descritas, a mais válida talvez seja a música, que ultrapassa o tempo e o espaço, as dimensões e o raciocínio, penetra e expande para onde quer que você decida estar".

Recordando Fantasia

Há mais de 90 anos, o Walt Disney Pictures encanta e conquista as pessoas de todas as idades.
Confira o Clássico "Fantasia" da Disney, que faz sucesso há mais de 70 anos.


Fantasia-disney-67456_1024_768.jpg

Uma das obras mais ousadas de Walt Disney devido ao envolvimento de temas bastante questionadores, o longa Fantasia é uma superprodução do legítimo surreal de sequências animadas com música erúdita.

Lançado nos cinemas dos anos '40, o longa "Fantasia" de Walt Disney Pictures só encontrou sucesso a partir dos anos 60. Os críticos da época, acreditavam que a pretensão de "ilustrar músicas" era um tanto quanto monótono e não garantiria a atenção de seus expectadores. Visto que a opinião era correta, a continuação da obra foi por diversas vezes interrompida - entre eles "Musicana" e o curta "Destino" que contou com a parceria do pintor surrealista Salvador Dali-, tendo somente como sequência oficialmente lançada, o "Fantasia 2000", no ano de 1999.

1940---Fantasia.jpg fig.01: Capa da versão Fantasia remasterizada | Fig. 02: Cena onde Mickey e Leopold Stokowski se cumprimentam

A composição do real e do imaginário se tocam no longa, o que enche de imaginação a cabeça de crianças e adultos. É um formato interessante, divertido para atrair pessoas em geral para o conhecimento da música erudita, embora seja considerado atualmente, inadequado às crianças por conter cenas fortes de terror, nudismo, morte e bruxaria. Com os temas de autores celebres como Bach, Tchaikovisky, Paul Dukas, Stravisky, Beethoven, Amilcare Ponchielli, Mussorgsky e Franz Schubert, nessa sequência, as composições tomam forma e cor, pelas mãos da produção Disney. A ilustração de capa com Mickey, o Feiticeiro, faz parte de um dos curtas do filme, onde o famoso rato, interpretando um desastroso aprendiz de bruxaria, se envolve em uma confusão mágica ao som de "O aprendiz de feiticeiro" de Dukas.

Umas das mais intrigantes -para não escrever aterrorizantes- animações, é apresentada como "Night on Bald Mountain" (Uma noite no Monte Calvo) de Mussorgsky que o narrador permite uma comparação entre a mundialmente famosa "Ave Maria" de Franz Schubert, por possuírem construções totalmente diferentes, o profano e o sagrado e mesmo assim, perfeitas em suas composições

O demônio Chernabog devorador de almas, aterriza uma vila em noite de Halloween

Na sequência Ave Maria, onde o demônio adormece na montanha e as almas seguem em procissão à igreja


Paola Domingues

"Seja ela, a liberdade, com todas as suas formas descritas, a mais válida talvez seja a música, que ultrapassa o tempo e o espaço, as dimensões e o raciocínio, penetra e expande para onde quer que você decida estar"..
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/cinema// //Paola Domingues