progressão

"Welcome back my friends to the show that never ends"

Paola Domingues

"Seja ela, a liberdade, com todas as suas formas descritas, a mais válida talvez seja a música, que ultrapassa o tempo e o espaço, as dimensões e o raciocínio, penetra e expande para onde quer que você decida estar".

A arte "na ponta do nariz"

Em um ambiente quase psicodélico, a arte e a ciência se fundem transformando um mundo de imagens e cores em uma forma inusitada. Sim! Como mágica!!!


deecee_stereogramm_reh.jpg Um carneiro

Em um ambiente de temas relacionados aos extremos das manifestações humanas em música e arte, não poderia faltar a manifestação artística que virou sensação dos anos 90.

Chamados também de PEP ART (periodic pattern stereo illusion picture) que significa "imagem estereográfica ilusória de padrão periódico". Apesar da arte ter "nome e sobrenome" seu objetivo é bastante simples: promover, dentro de um padrão ou desenho que se repete periodicamente e com o auxilio de um exercício visual, a visualização de um objeto tridimensional, formado em seu cérebro.

deecee_stereogramm_Herz.jpg Utilize os exercícios abaixo e observe formar um coração

As superfícies e a imagem tridimensional guardam entre si uma relação muitas vezes espantosa, outras vezes enigmáticas.

O projeto foi desenvolvido por quatro alemães estudantes: Peter Schwartzkopff, Klaus Bartl, Roland Bartl e Andreas Ernstberger. Juntos, produziram o livro "PEP ART - o livro 3D da novíssima arte".

estereograma-1.JPG Para que possa observar as imagens, é necessário fundir em um só cada dois segmentos de desenho adjacentes, por meio dos seguintes exercicios:

Metodo "zarolho": mantendo a figura na horizontal e na sua frente, à distancia normal de leitura. Em seguida, tente movimentar os olhos para fora, como se tentasse buscar a extremidade da imagem, até que a imagem se funda e observa-se como mágica, o desenho 3D; Metodo "ponta do nariz": Mantenha a figura bem proxima a seu rosto, como se fosse beija-la, e bem devagar, vá afastando a página sem focar em uma única figura. Esa tecnica é a mais eficaz, e poderá observar nitidamente a imagem que se forma, porém exige-se bastante treino. Metodo "narcisista": Coloque uma lamina de vidro transparente sobre a figura e observe sua propria imagem. Lá no fundo, a imagem tridimensional se revelará.

Conheci este livro quando era criança e fiquei fascinada!!! Passei anos a fio procurando em sebos e livrarias e até pela internet, mas nada que fosse interessante. Ao passar em um Sebo no centro da cidade no ano passado, me deparei com esse livro. Uma relíquia!!! Coisa pra deixar guardada para a posteridade.


Paola Domingues

"Seja ela, a liberdade, com todas as suas formas descritas, a mais válida talvez seja a música, que ultrapassa o tempo e o espaço, as dimensões e o raciocínio, penetra e expande para onde quer que você decida estar"..
Saiba como escrever na obvious.
version 2/s/artes e ideias// @destaque, @obvious //Paola Domingues