progressão

"Welcome back my friends to the show that never ends"

Paola Domingues

"Seja ela, a liberdade, com todas as suas formas descritas, a mais válida talvez seja a música, que ultrapassa o tempo e o espaço, as dimensões e o raciocínio, penetra e expande para onde quer que você decida estar".

Mistérios de Ummagumma

Ummagumma é um álbum envolto de muitos mistérios. O rock progressivo tomava seu lugar nas paradas de sucesso mundiais e a banda Pink Floyd investia sua produção em muita criatividade.


ummagumma-700x422.jpg

Especulações e curiosidades sobre esse álbum são diversas, a começar pelo nome. Para os fãs que ainda não sabem, “Ummagumma” é uma expressão local de Cambridge que relacionava o prazer, o sexo, como a típica “rock n´roll” que conhecemos, e que o torna sinônimos e revela o intuito da banda na época.

Das composições

Ummagumma foi instrumento para as grandes experimentações da banda em parte de inclusão sonora. Pássaros, ruídos, vozes ao fundo davam cor ao cenário reproduzido nas mentes de pessoal em todo o mundo. Uma das músicas que reproduzem esses efeitos é por exemplo “Astronomy Domine” que na faixa, são citados ao fundo, nomes de uma série de corpos celestes. Observe nos primeiros 20 segundos de reprodução da faixa as palavras “Scorpio Libra Pluto Capricorn”, “Ten seconds to ignition”, “All systems satisfied”... essas palavras muito sustentam o fato que se dá ao objetivo da banda de criar logo no inicio do disco, uma atmosfera de viagem sideral, finalizando a música com “Just completed orbital”, uma aterrissagem à terra.

Se você já se fez essas perguntas “Quem é Eugene?” e Por que ele deve teve tomar cuidado com o machado?” ao ouvir “Be Careful With that Axe Eugene”, taí a resposta aguardada: Essa música é baseada num conto infantil inglês chamado “Eugene and his Flying Machine” (Eugene e sua máquina de voar).

Fazendo parte das composições da banda, é importante citar que neste álbum em especifico há a participação da esposa de Mason “Lindy Mason” tocando flauta.

PinkFloyd.jpg

Da ilustração

A capa do álbum “Ummagumma” é alvo de muitos comentários. Alguns afirmam que a banda produz o projeto a fim de estabelecer contato com as forças do mal. Observe a posição dos instrumentos e a imagem que se forma:

cid_image023_jpg@01CC5DC6.jpg

Se observar bem, há quem diga que o ultimo quadro do disco é a capa do álbum “A saucerful of secrets”. Alguns vão mais longe e descrevem que essa montagem de fotografias finalizando com o disco, faz parte de um grupo de mensagens relacionado ao “enigma Publius”, que não se sabe se é um jogo dos integrantes da banda ou pura coincidência.

tumblr_mbbrniSrx41ro937bo1_500.jpg Esquema para montagem do álbum "Ummagumma"

Não se sabe exatamente o por quê, mas há variações entre as capas do álbum nas versões Americanas, Canadenses e Inglesas. Observe que na primeira há uma capa de disco branco com a inscrição “Gigi”, já no segundo, é somente uma capa de disco branca.

images.jpg Versão USA

115752744.jpg Versão Britânica

Nesta página você consegue ir ainda mais longe e desvendar os mistérios não só do “Ummagumma”, mas de muitas outras produções da banda: http://whiplash.net/materias/curiosidades/000748-pinkfloyd.html

Quer saber mais sobre o projeto “Ummagumma” de Pink Floyd? Acesse o link: PROGRESSÃO


Paola Domingues

"Seja ela, a liberdade, com todas as suas formas descritas, a mais válida talvez seja a música, que ultrapassa o tempo e o espaço, as dimensões e o raciocínio, penetra e expande para onde quer que você decida estar"..
Saiba como escrever na obvious.
version 5/s/musica// @destaque, @obvious //Paola Domingues