progressão

"Welcome back my friends to the show that never ends"

Paola Domingues

"Seja ela, a liberdade, com todas as suas formas descritas, a mais válida talvez seja a música, que ultrapassa o tempo e o espaço, as dimensões e o raciocínio, penetra e expande para onde quer que você decida estar".

A Paz tem cheiro de chuva e som de banjo

Já reparou que instintivamente nos sentimos em paz nos dias de chuva, e que as composições com banjo são muito mais alegres?


Nesses últimos tempos tenho reparado que a busca pela paz interior se tornou muito mais importante que a busca pela diversão e pelo prazer. Tenho refletido seriamente sobre isso, onde toda manhã recomeço do zero, me auto-domesticando para me manter em paz, a começar por interromper minhas discussões imaginárias e criar planos e expectativas de coisas que não farão a mínima diferença se derem errado.

1173687_47548956.jpg

Toda manhã, uma xícara de café bem quente e uma corrida no parque para colocar as ideias no lugar. É talvez certo dizer - e isso também já questionei algumas vezes - que devo estar ficando velha. Velha de espirito, vulgo, de saco cheio de coisas triviais. A busca pela minha paz é muito mais importante do que todas essas observações e "picuínhas" dementes sobre outras pessoas.

Mas essa busca não é nada fácil!

Ao sairmos de casa, nos deparamos com pessoas que estão cheias, cheias de reclamações, estão incomodadas com a própria vida, com a vida dos outros, com a vida de quem não está nem preocupado. Numa atitude covarde, se enchem de julgamentos, se frustram com as atitudes dos outros, sempre estão descontentes com aquilo que tem.

Eu sei como é. Já estive no lado de lá da questão! Me perguntei tantas vezes de onde vinha aquela tristeza sem explicação, por que a amizade com aquela pessoa que estimava tanto acabou, por que as pessoas eram assim? De repente, depois de tanto esforço e reflexão, me percebi livre disso. Espera, não totalmente livre! As vezes ainda me pego escorregando naquele "bate-boca" introspectivo onde sempre saio vencedora; as vezes também me pego julgando aquela atitude da pessoa como se tivesse autonomia para isso. Mas aí vem o ponto - e essa parte é muito importante, prestem bem atenção - onde digo a mim mesma: _ Acalme seu coração! Acalmar o coração é uma ordem que você diz a si próprio para parar com aquilo que está te prendendo. Tente isso! Acalma-te! Porque na vida, não precisamos de muito mais que calma, força de vontade e fé. Com esses três entendimentos, não garanto paz eterna, nem que a tristeza irá desaparecer, mas sempre haverá uma luz no fim do túnel, onde a fé te dará o impulso e a força de vontade lhe fará chegar lá.

Não, não! Não é fácil! Mas o segundo passo é ainda mais difícil! Porque muitos confundem ser bom, com ser bobo. E neste ponto tenho "quebrado a cabeça". As vezes ultrapasso as razões e me coloco no lugar da pessoa, porque exercitar a empatia é melhor que exercitar um pré conceito.

Não por favor, não pretendo me passar por bondosa ou santa! Cheguei a um ponto que já não me dava carregar todas aquelas malas de sentimentos ruins, de problemas mal resolvidos, de questões não respondidas. No meu caso, fui obrigada, porque já não suportava mais. E assim fui percebendo que tentar viver em paz é uma opção de escolha: O difícil parece simples e o simples, é difícil.

Você pode se sentir entendiado com um dia de chuva ou pode aproveitar esse dia da maneira mais confortável que encontrar.

1661150_726130970742185_1646144914_n.jpg

Um conselho:

- Procure ouvir mais folk, principalmente aquelas bandas que possuem banjo em sua composição instrumental. Procure ouvir Folk depois deste texto. Procure ouvir Folk quando estiver cansado ou irritado! E se está se perguntando por quê ouvir Folk... Procure a resposta depois de ouvir.

Algumas opções:

IRON AND WINE - SOUNDCLOUND

VONAGARDEN - YOUTUBE

ELIZABETH COTTEN - YOUTUBE

PETER, PAUL AND MARY - YOUTUBE


Paola Domingues

"Seja ela, a liberdade, com todas as suas formas descritas, a mais válida talvez seja a música, que ultrapassa o tempo e o espaço, as dimensões e o raciocínio, penetra e expande para onde quer que você decida estar"..
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/literatura// @destaque, @obvious //Paola Domingues